Bugonia é um filme sul-coreano de comédia negra 2025 que recebeu quatro indicações para o Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz
Bugonia acompanha dois jovens que sequestram uma poderosa CEO, suspeitando que ela seja secretamente um alienígena que deseja destruir a Terra. Teorias da conspiração, negacionismo, capitalismo, guerra de classes, crise de opióides e ecologia são apenas alguns dos tópicos que levam a uma reflexão sobre o mundo atual.
Escreveu hoje (28) no Globo, Vera Magalhães:
Em “Bugonia”, a obra de Yorgos Lanthimos que concorre ao Oscar de melhor filme neste ano, o mundo é visto a partir da lente da paranoia: forças invisíveis, supostamente racionais, passam a organizar a realidade a partir do medo, da suspeita e da convicção de que o outro é uma ameaça existencial.
Em “Bugonia”, a escalada (sem spoiler quanto ao desfecho) se dá porque ninguém confia em ninguém. A suspeita substitui o diálogo; a força, a política. No mundo real, a substituição do Direito Internacional por decisões unilaterais, o enfraquecimento deliberado de organismos multilaterais e a adoção, de forma indiscriminada, da retórica belicista criam um ambiente igualmente instável.
Blog: Muito atual. Disponível para alugar no Amazon Prime.
Viver é Perigoso

Nenhum comentário:
Postar um comentário