Translate

segunda-feira, 17 de março de 2025

CANTINHO DA SALA

 

Ahmed Cherkaoui

Viver é Perigoso



POUSO ALEGRE




A farmacêutica Cimed, com forte presença em Pouso Alegre, anunciou hoje (17) que o GIC, fundo soberano de Singapura, comprou uma participação minoritária na companhia.

De acordo com a empresa, o negócio faz parte da estratégia de crescimento, que busca triplicar o faturamento nos próximos cinco anos, com inovação, tecnologia, novas oportunidades de negócios e movimentos inorgânicos.

Em tempo, a Cimed se apresenta como a terceira maior empresa farmacêutica do Brasil em volume de vendas, dona de marcas como Cimed Genéricos, Lavitan, Carmed, Cimegripe, Xô Inseto, entre outras.

Segundo dados prévios, a empresa registrou faturamento de R$ 3,6 bilhões no ano passado.

Viver é Perigoso

TREINAMENTO



O Varginha Esporte Clube (VEC) vai realizar sua pré-temporada em preparação para a disputa do Módulo 2 do Campeonato Mineiro em Itajubá.

Os treinamentos do VEC deverão acontecer no Centro de Treinamento do Yuracan, que há anos não disputa competições profissionais.

Por enquanto, o VEC anunciou apenas o retorno do técnico português Tiago Miguel, que vai comandar a equipe. Nenhum jogador foi anunciado.

O Módulo 2 do Campeonato Mineiro está previsto para começar em maio.

Viver é Perigoso



ELIS 80 ANOS


Elis completaria hoje, seus 80 anos de idade.

Viver é Perigoso

O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?



"A diferença entre os humanos e os animais é que os animais nunca permitem que um estúpido lidere a manada"

Romeu Zema

Viver é Perigoso

TRISTE SITUAÇÃO A QUE FORAM LEVADAS



Ao menos quatro fugitivas dos ataques de 8 de Janeiro foram presas ao tentar entrar ilegalmente nos EUA — três delas no dia seguinte à posse de Donald Trump, em janeiro.

As quatro fugitivas fazem parte do grupo de militantes que deixou o Brasil a partir do primeiro semestre de 2024 e se fixou na Argentina.

Raquel Souza Lopes, de Joinville (SC), tentou entrar nos EUA em 12/1. Está presa na detenção da ICE - Polícia de Imigração e Alfândega dos EUA em Raymondville, no Texas.

Rosana Maciel Gomes, de Goiânia (GO); Michely Paiva Alves, de Limeira (SP), e Cristiane da Silva, de Balneário Camboriú (SC), estão presas na detenção da ICE em El Paso, no Texas.

Blog: Melhor seria responder à justiça brasileira, negociar liberdade mesmo com a obrigatoriedade do uso de tornozeleira e aguardar a anistia, que mais cedo ou mais tarde virá. Ou acreditam que o Zero 3 irá conseguir uma asilo político ?

Viver é Perigoso

TERRINHA DE VENTO EM PROA

 



Barco Itajubá, depois Banco da Lavoura, depois Banco Real, depois Banco Santander, hoje, bijouterias e afins 1001.

Viver é Perigoso

VERGONHA


 Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO



CARTA QUE RECEBI

Dia 13/03/25 foi o lançamento do meu terceiro livro aqui em São Paulo. Um dia memorável para mim. Muitos familiares, amigos e pessoas anônimas estiveram presentes, o que muito me honrou. Obrigada a todos pela deferência.

Aqui está a sinopse do meu livro:

"Entre amores, cogitações e o inexorável relógio de areia" é uma coletânea de reflexões, contos e crônicas que fala de amor, coragem, separação, escolhas, urgências, encontros, conquistas, alegrias, perdas, superações e curas. 
A autora mescla suas conversas internas com conflitos humanos que se estendem pelas lembranças e experiências vivas de uma mulher que sabe ajeitar os ponteiros do relógio cotidiano, como se fossem dois lemes a orientá-la na descoberta de novos sonhos, no controle de paixões, na ânsia da felicidade.

Combinando cogitações com temas variados do dia a dia, volta e meia ela revisita o passado, vive o presente com atenção redobrada, sem jamais tirar os olhos da areia fininha que escorre velozmente pela ampulheta do tempo em seu constante esvanecer-se. 

Assim, ela vai contando suas histórias, imaginando e delineando outras, exatamente como gostaria que fossem. De dentro dela nasce uma mulher arrebatadora que nos mostra caminhos firmes e disciplinados, agiganta-se a mulher urbana e pertinaz, mas revela também a mulher-menina que ainda conta estrelas e sonha com novos mares e aconchegantes ancoradouros. Ela sabe que a alegria salva, que o presente é precioso e que não há tempo a perder, por isso, escolhe viver a leveza dos dias iluminados e a escrever a versão mais bonita dela mesma, apesar da afobação e da rigidez do relógio de areia.

Eliana Chaves

Blog: Eliana Chaves, uma das Moças Bonitas da Rua Carlos Goulart. Dona de uma sensibilidade impar.

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



Mais um alerta. Será que os ouvidos moucos dos dirigentes recém chegados vão escutar ?

Desde 1993 a insuspeita NASA acompanha o nível dos mares e oceanos. Por satélite. (Sentinel-6B). Desde as primeiras medições já subiu 10 cm.

O susto inesperado veio com os dados de 2024. 0,59 cm!!!. A expectativa era 0,43.

Lembremos que ano após ano as temperaturas médias globais estão subindo. Mas 2024 foi o mais quente de todos.
Se está quente para nós está quente para os oceanos. Lembrando: o oceano absorve 90% do excesso de calor gerado pelas emissões de dióxido de carbono e gera 50% do oxigênio de que precisamos.

Bom e o que tem calor com isso? Sabemos dos bancos escolares que a água expande com o aumento da temperatura. Desde anos atribui-se o aumento do nível dos oceanos ao derretimento das geleiras (2/3). E (1/3) a expansão térmica. Agora em 2023/24 houve uma inversão. 2/3 para a expansão e 1/3 para as geleiras.

O aquecimento dos oceanos e a expansão térmica resultante são processos complexos.

Normalmente, a água do mar se organiza em camadas por temperatura. E densidade. Com o calor da superfície levando décadas para atingir as profundezas. No entanto, fenômenos como correntes marítimas intensas e eventos climáticos podem acelerar essa transferência. E é o que está acontecendo.

Já comentamos aqui os impactos para as cidades costeiras brasileiras desse aumento. Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos são as regiões ameaçadas pela água. Aproximadamente 2 milhões de pessoas serão atingidas. Diretamente. Sem contar os prejuízos econômicos para o turismo. As exportações. As comunidades ribeirinhas/pescadores.

E também para a vida marinha em geral. O aumento da temperatura leva ao branqueamento dos corais. O seu branqueamento e morte levarão a diminuição p.ex. de peixes herbívoros. Que se alimentam deles. Que são alimento dos carnívoros. E por aí vai. Toda a cadeia alimentícia comprometida.

E continuamos na Marcha da Insensatez. Principalmente agora com a chegada de um governo míope ou mal intencionado. Em relação ao meio ambiente na grande nação do norte.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso