Translate

sexta-feira, 28 de março de 2025

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

OBSERVADOR DE CENA



Sobre as tarifas do Donald. Aguardando os reflexos na terrinha

De acordo com os últimos dados disponíveis na plataforma de dados estatísticos Statista, o Brasil exportou um total de US$ 308 milhões (mais de R$ 1,5 bilhão) em peças automotivas para os Estados Unidos em 2023.

O volume total de exportações colocou os EUA como o segundo maior destino das autopeças produzidas no Brasil, atrás apenas da Argentina. Assim, caso as peças também sejam sobretaxadas em 25%, a indústria nacional de peças automotivas sofrerá com a recessão, indicam os especialistas.

Se houver reflexos negativos, nos empregos e na arrecadação, por aqui na terrinha o que dirão os viúvos locais do Jair, agora que se acham "adotados" pelo seu novo mito, o Donald?

Statista é um portal online de estatísticas, que disponibiliza dados recolhidos por institutos de pesquisa de mercado, pesquisas com consumidores e estudos setoriais de mais de 22.500 fontes sobre mais de 60.000 tópicos de interesse e derivados do setor econômico, além de estatísticas governamentais disponíveis em inglês, francês, alemão e espanhol. Fornece acesso a mais de um milhão de dados estatísticos e fatos de 600 indústrias e mais de 50 países.

Observador de Cena

Viver é Perigoso

TENTANDO APAGAR A HISTÓRIA

 

Estátua do 'Black Power' nos 68 Jogos do México no Museu de História Afro-Americana em Washington

Donald ordena uma limpeza “ideológica” dos museus Smithsonian e uma “restauração” da história americana .

O Presidente assina decreto para que instituições culturais deixem de ser “locais de doutrinação ideológica”.

Donald, presidente dos Estados Unidos, cumpriu ontem (27) a sua ameaça de intervir nos museus da rede Smithsonian em Washington, e até no jardim zoológico da capital, com um decreto intitulado "Restaurando a verdade e a sanidade na história dos Estados Unidos", no qual ordena que seja realizada uma limpeza da “ideologia inapropriada, divisionista ou antiamericana” nestas instituições e confiou essa tarefa ao vice-presidente, J. D. Vance.

Para os poucos que estão chegando agora, a Instituição Smithsoniana" é uma instituição educacional e de pesquisa associada a um complexo de museus, fundada e administrada pelo governo dos Estados Unidos. Com grande parte de seus prédios localizados em Washington, o instituto compreende 19 museus e sete centros de pesquisa, e tem 142 milhões de itens em suas coleções.

Foi fundado para a promoção e disseminação de conhecimento pelo cientista britânico James Smithson (1765-1829). O Instituto Smithsoniano é legalmente um órgão do governo dos Estados Unidos.

Viver é Perigoso

ÊPA ! DEIXANDO ÓRFÃOS PELO CAMINHO



" Mineiro que é, o senador Rodrigo Pacheco (PSD) está na “planície” após descer da presidência do Senado, mas não longe do Poder. Trabalha quieto por holofotes maiores. Ao recusar ser ministro da Justiça do presidente Lula da Silva, e ficar em cima do muro sobre se candidatar ao Governo de Minas, aliados próximos apontam que seu projeto é uma vaga no Supremo Tribunal Federal, por sua formação no Direito. "

Leandro Mazzini - Estado de Minas

Viver é Perigoso

ZÉ FERINO



Rápido encontro com o Sr. Zé Ferino, nesta sexta pela manhã, na Av. Capitão Gomes, na Boa Vista, é claro.

- Bom dia Sr. Zé. Tudo bom ?

- Vamo indo Camarada. Tomo a liberdade de fazer e deixar uma pergunta para você ir pensando pelo caminho: Será que o Sr. Jair acredita no que ele fala ou melhor, no que passam para ele falar ?

- Éhhh. Difícil saber.

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO


Uma que o Donald sabe que vai dar errado mas teima em continuar

A inflação assombra todos os governantes. Manter as chamadas âncoras fiscal e monetária para doma-la é tarefa primordial. De todos os governos responsáveis. Inflação é o termo na economia de mais fácil compreensão mundialmente Pois afeta diretamente na vida das pessoas. E pode desarrumar a política econômica do país.

Mas qual o tipo de inflação mais perigoso? De oferta e de demanda? Não é fácil o diagnóstico. Mas vamos analisar uma momentaneamente nos holofotes. Lá na nação do Donald.

A inflação de oferta.

Acontece quando os preços aumentam devido a um aumento nos custos de produção. Que podem vir de aumento dos preços dos insumos como energia elétrica ou combustíveis p.ex. E também aumento dos impostos. É o que acontece nos EEUU no momento com o tarifaço geral e alguns pontuais sobre importações. 25% é muita coisa. E vão aparecer nos números da economia já já.

No mercado de ações a percepção é imediata. Já falamos aqui que o Donald pensa em recriar a antes poderosa indústria automobilística americana. No momento o tiro saiu pela culatra. Ao anunciar tarifas sobre os carros importados pelos EEUU atingiu também o de auto peças. A montadoras que ainda resistem lá Ford e Chevrolet foram diretamente afetadas. Mais de 50% das peças usadas nos seus caros são importadas! Efeito: suas ações em bolsa caíram 7 e 4% respectivamente num único dia.

Apesar do primarismo de sua equipe Donald é um empresário de sucesso. E deveria saber disso. Mas um governo que só pensa em 2 coisas internamente: tarifas e deportações não deve ter um final feliz. O MAGA pode caminhar para um MASA. S = SMALL.

PS. Essa do governo brasileiro de recorrer à OMC – Organização Mundial do Comércio. Contra as tarifas aplicadas ao aço e alumínio beira ao ridículo. A OMC está totalmente esvaziada. E o Donald como infelizmente demonstra, não está nem aí para os organismos multilaterais.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso


BASTA


 Viver é Perigoso