
Aconteceu hoje em Brasília o primeiro encontro do presidente da República com reitores de universidades e institutos de educação. Compareceram a reunião 106 reitores e vice-reitores de universidades e institutos federais no Palácio do Planalto. Também participaram, Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação).
Discursou o presidente Lula:
"As universidades públicas viveram no obscurantismo nos últimos quatro anos. Estamos saindo das trevas para voltar as luminosidades de um novo tempo. Não consigo entender qual era a dificuldade de se encontrar com reitores uma vez por ano. E eu não conheço na história, presidente que não tenha recebido reitores e a única explicação é de que vocês fariam reivindicações. O encontro com vocês é um encontro da civilização."
O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou que as universidades federais terão autonomia na escolha dos reitores e que não vai existir interferência, e os escolhidos pela comunidade serão nomeados.
Após o evento, Camilo Santana disse que os reitores que foram indicados por Bolsonaro continuarão nos cargos até o final do mandato, conforme prevê a lei.
Viver é Perigoso