Translate

quarta-feira, 9 de julho de 2025

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

MUITA CALMA NESSA HORA



Trump sobretaxa Brasil em 50% em retaliação a julgamento de Jair e 'censura' a big techs.

Como o Donald tem dado para trás desde a sua posse em janeiro último, convém o Brasil ter muita calma nessa hora.

Agir toda a firmeza no tocante às tentativas claras de interferência em questões internas, como o julgamento dos envolvidos na tentativa de golpe e controle necessário das big techs.

Quanto aos negócios, em se tratando de comércio exterior, conversando sempre se chega a um acordo, lembrando sempre que a balança comercial entre os dois países é favorável ao Estados Unidos.

Viver é Perigoso  

ARMAS - DEU NO EL PAÍS



Acabar com a política de armas de fogo imposta por seu antecessor, Jair Bolsonaro. Essa foi uma das principais medidas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seus primeiros meses de mandato, em 2023. As novas regras que começaram a vigorar naquele ano produziram resultados espetaculares: a venda de armas caiu 91% entre 2022 (último ano do líder de extrema direita no cargo) e 2024, o primeiro ano com o marco legal mais restritivo já em vigor.

A facilidade com que Bolsonaro tornou possível a qualquer cidadão comum comprar uma arma multiplicou as vendas, que cresceram ainda mais em seu último ano de mandato, diante da perspectiva de que, com sua eventual saída do cargo, a festa acabaria. Naquele ano, foram vendidas quase 450 mil armas, um recorde, segundo dados publicados pelo jornal Folha de S. Paulo. No ano passado, porém, foram apenas cerca de 39 mil.

O líder de extrema direita, sempre inspirado pelos Estados Unidos, fez da flexibilização da posse e porte de armas sua principal prioridade de segurança. Especialistas ficaram indignados com os efeitos a longo prazo dessa política. Lula, de volta ao poder, não hesitou em tentar desmantelá-la o mais rápido possível.

Especialistas alertaram que facilitar a venda de armas era uma bomba-relógio. Era apenas uma questão de tempo até que isso se traduzisse em um aumento nos índices de violência. No entanto, não é isso que os dados mostram, pelo menos por enquanto. O Brasil continua sua tendência de queda nos homicídios, iniciada em 2018. Em 2023, último ano com dados completos disponíveis, 45.474 pessoas foram assassinadas no Brasil, 20% a menos que há dez anos, segundo dados do Anuário da Violência, divulgado em maio pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

El País

Viver é Perigoso

UM ABSURDO !

 


Viver é Perigoso

TRANSEUNTES


Fácil de notar o aumento dos carros em circulação pelas ruas da cidade. Dizem que só de carros de aplicativos já beiram os trezentos. Importantes também as faixas para pedestres implantadas pela prefeitura.

Com tudo isso apareceram com destaque os transeuntes atravessadores de ruas. Figuras díspares.

Tem o transeunte metido. Atravessa ruas, mesmo sem necessidade, em todas as faixas para pedestres existentes. Não olha para os lados, finge que não repara nos veículos e empina o nariz quando da travessia. Deve imaginar que o mundo o está assistindo.

Tem o transeunte discreto e agradecido. Para antes de atravessar a rua. Olha solicito para o motorista e ao efetuar a operação de travessia, apresenta um ligeiro sinal de agradecimento com a cabeça ou um discreto sinal de positivo.

Tem o transeunte exagerado. Levanta os dois braços com o sinal de positivo, Sorri com todas as forças, balbucia um grato escandaloso e ao terminar a travessia, volta-se para o motorista, curvando e cumprimentando-o.

Tão somente uma falha. Todos eles ignoram que teriam que obedecer os semáforos e não o fazem. Se tem faixa pintada no asfalto os sinais verde, amarelo e vermelho são para enfeitar.

Agora, aí se souberem que estão sendo tratados por transeuntes. Dirão todos eles de imediato: - transeunte é a vó !

Viver é Perigoso

O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?

 


Nikolas confirma que contratou designer de sobrancelha para o gabinete dele. O parlamentar negou que a profissional tenha sido contratada para exercer funções estéticas.

Viver é Perigoso