
O violão existe de 1200 a.C. Os primeiros fabricados em massa, não amplificados e com cordas de aço, foram feitos por Orville Gibson na década de 1870. Em 1884 foi fundada a Gibson Company. O imigrante alemão C.F.Martin abriu a sua fábrica de violões em 1900. Em 1924, o engenheiro Lloyd Loar projetou os primeiros captadores que se tem notícia. Somente 10 anos mais tarde, em 1934, que fabricantes como a Gibson, Rickenbacker e a National começaram a fabricar guitarras com captadores.
Os primeiros solistas de blues usavam o popular modelo Gibson ES-150, de corpo oco.
A famosa guitarra de B.B. King, batizada por ele de "Lucille" é uma Gibson ES-335 de corpo semi-sólido.
Leslie Polfuss, nascido no Wisconsin, e que ficaria conhecido com Les Paul foi quem criou a guitarra de corpo sólido. Em 1941 ele construiu o seu modelo na fábrica de guitarras da Epiphone em Nova York. Além de ser um músico talentoso, Les Paul era um gênio da eletrônica. No final dos anos 30 foi o pioneiro na gravação com multiplas entradas, mais tarde chamado de gravação multicanal.
Em 1951 fez muito sucesso com gravações feitas com sua mulher, a cantora Mary Ford.
Nesse meio tempo, dois vizinhos Paul Bigsby e Leio Fender, que fundou a Fender Company em 1947, estavam no mesmo caminho. Fender fabricou o seu modelo Broadcaster em 1948, rebatizado de Telecaster em 1950.
Em 1952 a Gibson lançou a primeira guitarra de corpo sólido, modelo Les Paul. Nos anos seguintes, diversos modelos Gibson Les Paul foram lançados, como: Custom, Junior e Standart ou SG.
Em 1953, Leo Fender lançou a sua Stratocaster de corpo sólido e triplo captador. Buddy Holly usava uma Stratocaster. James Burton (que solou Suzie Q) usava uma Telecaster. Eric Clapton tocava e toca a Gibson Les Paul. Mesmo canhoto, Jimi Hendrix preferia uma Fender Stratocaster com o encordoamento invertido.
Como tenho mania de anotar os modelos de guitarra usados pelos "grandes", irei escrevendo sobre isso. É história.
ER