Translate

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

DEU NA RÁDIO ITAJUBÁ



UNIFEI REALIZA ELEIÇÃO PARA REITOR EM SETEMBRO

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizará a eleição para a escolha do reitor da instituição para o período de 2024 a 2028 em setembro. Dois candidatos estão na disputa: o atual reitor, Edson da Costa Bortoni, e o professor Marcel Fernando da Costa Parentoni.

Essa eleição marca o reencontro dos dois candidatos, que voltam a se enfrentar após uma polêmica escolha na última eleição, realizada em 2020. Naquela ocasião, Bortoni foi nomeado reitor, apesar de Parentoni ter sido o mais votado na consulta à comunidade acadêmica. Para o pleito deste ano, Bortoni tem como candidato a vice o professor Daniel Cristian Ferreira Soares, enquanto Parentoni conta com Janaína Roberta dos Santos como sua candidata a vice.

A votação da comunidade acadêmica está marcada para o dia 18 de setembro. Poderão votar professores (docentes), alunos de graduação e pós-graduação (discentes), além dos servidores técnico-administrativos.

Cada segmento possui um peso específico na apuração dos votos: o voto dos docentes representa 70% do total, enquanto os discentes e servidores técnico-administrativos têm peso de 15% cada.

Após a consulta à comunidade, o resultado será encaminhado ao Conselho Universitário, responsável por elaborar uma lista tríplice no dia 30 de setembro. Em seguida, a lista será enviada ao Ministério da Educação, que será responsável pela nomeação do reitor.

É importante destacar que vencedor da votação não é necessariamente nomeado reitor. Em 2020, Parentoni obteve 53,24% dos votos na consulta popular, enquanto Bortoni ficou em segundo lugar, com 22,68%, e um terceiro candidato obteve pouco mais de 21%. A lista foi encabeçada por Parentoni com Bortoni como o terceiro nome. Bortoni foi nomeado.

Viver é Perigoso

ELEIÇÕES 2026

 


Viver é Perigoso

O TREM CHEGOU

 


Desta vez fui eu quem provocou o Sr. Zé Ferino, como todos na Boa Vista sabem, um dos últimos maquinistas da terrinha.

- Sr. Zé Ferino, o senhor como especialista no assunto, já viu e o que achou da réplica de da locomotiva comprada pela Prefeitura ?

- Sinceramente ? valeu pela lembrança, mas gostaria mesmo era ver no local da antiga estação ferroviária, a "305" ou a "310" reformadas. Aquilo eram máquinas. Até mesmo a "159", conhecida por "manobrinha" daria mais satisfação. Mas valeu pela lembrança. Ficará bem instalada na Av. Dr. Rosemburgo Romano. Aliás, registrando para aqueles que estão chegando, o Dr. Rosemburgo, maior nome em Itajubá nos últimos tempos, morou na Boa Vista e no Morro Chic, criou o Hospital de Itajubá e no seu governo abriu a Avenida que une os dois bairros. 

- Agora Camarada, sou eu que lhe pergunto. Que pé está a instalação do helicóptero na Praça do Soldado e da Bíblia ?

- Sei não Senhor Zé Ferino, vou procurar saber.

Viver é Perigoso  

ITAJUBÁ MAO


 Não corrija. O Mao é sem a letra L.

Numa atitude épica, resolvi ir caminhando da base (Boa Vista é claro) até o centro da cidade para resolver uma questão de óculos.

Seria cômico se não fosse trágico o teor da conversa de roda de amigos no calçadão, nas proximidades da Praça Wenceslau Braz.

O tema era a indignação que assolava os amigos e antigos colegas sobre a onda vermelha que cerca a Terrinha.

Comentário/discurso proferido por um Senhor dos mais conhecidos:

 - Não bastasse os candidatos, aparentemente numa disputa adiante dos demais,  serem o Pedro Gama filiado ao Partido Verde e apoiado pelo PT, do Ulysses Gomes, e o Rodrigo Riera, de origem no Partido de esquerda mais histórico no País, o MDB do camarada Ulysses Guimarães, e filiado ao partido do amigo do Lula, Senador Rodrigo Pacheco, os chineses estão ocupando o Centro da cidade. Já construíram um prédio, que possivelmente será ocupado por lojinhas, no ponto mais nobre da Rua Nova, invadiram a região do Banco da Lavoura e da "A Garota". Onde iremos parar ?   

- Atônito e buscando forças para bater em retirada, fui seguro pelo braço e indagado sobre minha opinião sobre o tema. Respondi, já caindo fora: Ouvi falar que o tradicional desfile de Natal, será passará a ser chamado de "A Grande Marcha" * 

* A mais famosa dessas marchas foi realizada pelo Primeiro Exército Vermelho sob Mao Tsé-Tung: partindo de seu quartel-general na província de Jiangxi, no sul do país, em 16 de outubro de 1934, o Primeiro Exército marchou mais de 9 000 quilômetros (5 600 milhas), através das fronteiras ocidentais do país, finalmente se encontrando com as forças comunistas em Yan'an em 19 de outubro de 1935. A rota tortuosa exigiu que o Primeiro Exército passasse por alguns dos terrenos mais difíceis do país, evitando a destruição pelos nacionalistas do Exército Nacional Revolucionário sob Chiang Kai-Shek.

Viver é Perigoso