Translate

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

MOÇA BONITA

 


Patrícia Lee Smith, simplesmente, Patti Smith, acaba de publicar *Bread of Angels", sua autobiografia definitiva. O livro abrange toda a sua vida, não apenas momentos específicos como seus outros trabalhos. 

Para os poucos que estão chegando agora,  Patti Smith, foi o tema de muitas conversas com meu amigo Marquinhos Carvalho, moço bonito de Santa Rita de Caldas, que tomou o barco cm muita antecedência.

Patti Smith, nascida em Chicago em dezembro de 1946, como todos sabem, é uma poetisa, cantora, fotógrafa, compositora e musicista americana. Ela tornou-se proeminente durante o movimento punk com seu álbum de estréia, Horses em 1975.

Aos 20 anos, sem dinheiro e sem nada, Patti se mandou para Nova York com desejo de ser artista. Morou na rua e passou fome. Encontrou o jovem Robert Mapplethorp nas mesmas condições.

Viveram juntos no famoso Hotel Chelsea, ponto de encontro da chamada contracultura. Trata-se de um mundo que a nossa geração acompanhou de longe, quase sempre com informações distorcidas.

Robert Mapplethorp morreu de AIDS em 1989.

Foi distinguida com o National Book Award em 2010 pelo livro "Just Kids", no Brasil, Só Garotos. Foi um dos bons livros que já li. Um retrato fascinante de Nova York do final dos anos 60 e início dos 70.

Aos 78 anos, Patti mantém a energia daquela jovem de 20 anos que tinha tanto a dizer, declara : "escrever me mantém com os pés no chão; é onde eu entendo as coisas. Atuar é onde eu as celebro”. 

Viver é Perigoso

TENSO! MUITO TENSO ...

 


Viver é Perigoso