Translate

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

DIA NACIONAL DO FRACASSO



A Finlândia é considerada o país mais feliz do mundo devido a um conjunto de fatores, como seu forte estado de bem-estar social, acesso a serviços públicos de alta qualidade (educação e saúde gratuitas), baixo nível de corrupção, alta confiança na sociedade e na política, e um bom equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. A proximidade com a natureza e a ênfase no tempo de descanso também contribuem para o bem-estar da população.

Pois bem, no dia 13 de outubro é comemorado (?) na Finlândia o Dia Nacional do Fracasso. O primeiro Dia do Fracasso foi realizado em 2010 por estudantes universitários finlandeses. O argumento deles era que a Finlândia precisaria de milhares de novas empresas e empregos no futuro, mas um medo natural de inadequação impedia muitas pessoas de fundarem essas empresas ou de buscarem esses empregos.

No segundo ano, o Dia do Fracasso ganhou tanta publicidade que grandes nomes da sociedade finlandesa manifestaram seu apoio. Personalidades da mídia e políticos finlandeses continuam apoiando o dia e compartilharam histórias de suas próprias derrotas que se transformaram em vitórias.

Os organizadores do Dia do Fracasso argumentam que cometer erros é uma parte normal e saudável da vida, que contribui para o sucesso em vez de prejudicá-lo.

Incentivar as pessoas a experimentarem coisas novas ou difíceis sem se preocuparem com as consequências dá a elas a confiança necessária para saírem da sua zona de conforto e desfrutarem de uma atividade. São realizados eventos em diversas universidades finlandesas no Dia do Fracasso. Os organizadores também sugerem que os participantes experimentem algumas dessas atividades.

Leia sobre os fracassos pessoais de seus ídolos ou pessoas que você admira.
Experimente uma receita difícil, mesmo que a comida queime.
Compartilhe fotos de "fracassos" no Instagram.
Gaste dinheiro com algo desnecessário ou com algo que você deseja há muito tempo.
Convide a pessoa por quem você tem uma queda para sair sem medo de ser rejeitado.
Pesquise "fracasso" no YouTube e veja o que aparece.
Pense em como você pode aprender com seus fracassos e transformá-los em sucessos.

Net

Viver é Perigoso

MOÇA BONITA

 


Patrícia Lee Smith, simplesmente, Patti Smith, acaba de publicar *Bread of Angels", sua autobiografia definitiva. O livro abrange toda a sua vida, não apenas momentos específicos como seus outros trabalhos. 

Para os poucos que estão chegando agora,  Patti Smith, foi o tema de muitas conversas com meu amigo Marquinhos Carvalho, moço bonito de Santa Rita de Caldas, que tomou o barco cm muita antecedência.

Patti Smith, nascida em Chicago em dezembro de 1946, como todos sabem, é uma poetisa, cantora, fotógrafa, compositora e musicista americana. Ela tornou-se proeminente durante o movimento punk com seu álbum de estréia, Horses em 1975.

Aos 20 anos, sem dinheiro e sem nada, Patti se mandou para Nova York com desejo de ser artista. Morou na rua e passou fome. Encontrou o jovem Robert Mapplethorp nas mesmas condições.

Viveram juntos no famoso Hotel Chelsea, ponto de encontro da chamada contracultura. Trata-se de um mundo que a nossa geração acompanhou de longe, quase sempre com informações distorcidas.

Robert Mapplethorp morreu de AIDS em 1989.

Foi distinguida com o National Book Award em 2010 pelo livro "Just Kids", no Brasil, Só Garotos. Foi um dos bons livros que já li. Um retrato fascinante de Nova York do final dos anos 60 e início dos 70.

Aos 78 anos, Patti mantém a energia daquela jovem de 20 anos que tinha tanto a dizer, declara : "escrever me mantém com os pés no chão; é onde eu entendo as coisas. Atuar é onde eu as celebro”. 

Viver é Perigoso

TENSO! MUITO TENSO ...

 


Viver é Perigoso