Translate

terça-feira, 29 de outubro de 2024

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO


Robert Allen Zimmerman, simplesmente Bob Dylan, é um cantor, compositor, escritor, ator, pintor e artista visual norte-americano, e uma importante figura na cultura popular há mais de cinquenta anos. Acredita-se que o sobrenome Dylan seja uma homenagem ao poeta Dylan Thomas, o que nunca foi confirmado. Dylan nasceu, ou melhor, estreou no mundo em 1941.

A leitura do livro "A Balada de Bob Dylan, de Daniel Mark Epstein, Editora Zahar, 513 páginas, tira qualquer dúvida, se é que alguma existia, do Nobel de Literatura de 2016 concedido ao Bob Dylan, "por ter criado uma nova expressão poética dentro da grande tradição americana da canção”.

O autor do livro,, o poeta, dramaturgo e biógrafo Daniel Epstein conta, a partir de quatro concertos cruciais de Bob Dylan (em 1963, 1974, 1997 e 2009), como o astro se reinventou diversas vezes ao longo da carreira: o jovem cantor folk, o roqueiro, o recluso hippie rural, o profeta, o pastor evangélico, o decadente e, por fim, o octogenário reconciliado consigo mesmo. 

A destacar:

As referências bíblicas na obra de Dylan são tão abundantes que o músico chegou a afirmar: “Se tivesse de começar de novo, ensinaria Teologia ou história clássica romana”

Em um show para 300 mil pessoas no Congresso Eucarístico de Bolonha, no dia 27 de setembro de 1997, Dylan cantou " Blowin in the Wind" e "Forever Young", com a presença do Papa João Paulo II. Depois, curvou-se como cavaleiro diante do Papa e beijou o anel papal, que lhe disse:

" Você disse que a resposta está soprando ao vento, meu amigo...mas este não é o vento que sopra as coisas embora. É o vento que é a respiração e a vida do Espírito Santo, a voz que chama e diz: Vinde. "

Viver é Perigoso


MOÇA BONITA



Mira Schendel, artista plástica considerada um dos expoentes da arte contemporânea brasileira. Nasceu em Zurique em 1919. Tomou o barco em São Paulo em 1988.

Filha de um alemão e de uma italiana de origem judaica, Schendel foi a primeira mulher a entrar na Universidade Católica de Filosofia de Milão, em 1936, mas foi expulsa pelo movimento antissemita que tomava a Europa.

Em 1941, vai para Sofia, na Bulgaria, fugindo da perseguição nazista. Acaba em Saravejo, na Iuguslávia, onde se casa com Josip Hargesheimer, com o intuito de conseguir permissão para emigrar. Consegue permissão para vir para o Brasil em janeiro de 1949, fixando-se em Porto Alegre, onde além de pintar, dá aulas de pintura, trabalha com cerâmica, estuda e publica poesias.

Sua participação na 1ª Bienal Internacional de São Paulo em 1951, lhe permite contato com experiências internacionais e a inserção na cena nacional. Dois anos depois, em 1953, muda-se para São Paulo, onde conhece o livreiro alemão Knut Schendel, que se tornou o pai de seu filho único e posteriormente seu marido.

O trabalho de Mira dialoga muito com o concretismo, abstração e a relação entre imagem e palavra

Em 2020, uma obra de Mira Schendel foi vendida ao Art Institute of Chicago por 1,2 milhão de dólares em um leilão que ocorreu na Bolsa de Arte de São Paulo.

Viver é Perigoso

VENCEU O TOMA LÁ, DÁ CÁ


 Viver é Perigoso

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL



Já lá vão 98 anos da enérgica ação da Câmara Municipal de Itajubá (27/10/1926) proibindo o trânsito de carros de boi pelas ruas da cidade.

Calma, tão somente proibidos de circular, os carros de eixos de madeira. Continuaram permitidos os carros de boi de eixo fixo, de ferro, que não cantavam. 

Para a moçada que está chegando agora, o ruído característico do carro de boi é chamado de canto, lamento ou gemido. Ele é produzido pelo atrito do cocão, uma peça de madeira, sobre o eixo do carro.

Viver é Perigoso

CHARGE É CULTURA




Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger foi um físivo teórico austríaco, conhecido por suas contribuições à mecânica quântica, especialmente a equação de Schrödinger, pela qual recebeu o Nbel de Física em 1933. Propôs o experimento mental conhecido como o Gato de Schrodinger.

O paradoxo consiste na experiência de um gato em uma caixa lacrada, acompanhado de uma fonte radioativa e um veneno. Este último entraria em cena caso um átomo da substância radioativa fosse desintegrado. Enquanto a caixa estivesse fechada, o gato estaria vivo e morto ao mesmo tempo.

Schrodinger nasceu em Viena em 1887. Tomou o barco em 1961.

Viver é Perigoso

BOLA DE OURO

 



Sinceramente ? nunca achei que o Vini Jr iria ganhar a "Bola de Ouro" de 2024. Para mim o vencedor seria o Tony Kroos, craque alemão que atuou pelo Real Madrid e que pendurou a chuteira no final da temporada.

O Vini Jr é um bom jogador, com uma enorme força física que às vezes desequilibra. O vencedor, o meio-campista espanhol Rodri, também é um craque.

Imagino que na votação foram levados em consideração os desempenhos dos craques, tanto nos clubes quanto na seleçao. Rodri liderou a seleção espanhola nas suas últimas conquistas e, convenhamos, o Vini Jr vem decepcionando em suas atuações pela nossa seleçao. Na Copa América, nem se fala.

Não creio que o desempenho extra-campo do Vini Jr. tenha o levado a perder a Bola de Ouro.

É a vida...

Viver é Perigoso  

O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?



" Estamos, de uma certa maneira, cansados dessas posições, do que chamo de falsos dilemas ideológicos. Ninguém aguenta mais, uma conversa chata, cansativa, enjoada. 'Tem que ser assim, falar desse jeito, se não for assim, você é comunista. Se não for assim, você vai ser condenado'. Essas coisas cansaram. O povo tá doido para ter emprego, renda, educação, saúde, lazer. Você precisa de mostrar por que você quer governar, não é criar uma situação de guerra de secessão no país. A população está cansada do extremismo."

Ronaldo Caiado * - Governador de Goiás

* Caiado, 75, é médico e governador de Goiás pelo segundo mandato consecutivo. Antes foi deputado federal e senador. Nos anos 1980 presidiu a UDR (União Democrática Ruralista) e, em 1989, foi candidato à Presidência da República. O seu candidato Sandro Mabel, venceu o Fred Rodrigues, candidato do Jair na disputa pela prefeitura de Goiania.

Viver é Perigoso  

POIS É...


O ministro Gilmar Mendes, do STF, anulou ontem (28) todas as condenações da Lava Jato contra o ex-ministro José Dirceu (PT). O processo está sob sigilo.

Com a decisão, na prática, Dirceu retoma seus direitos políticos e deixa de ser considerado "ficha-suja".

Viver é Perigoso