Translate

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

CERTEZA

 

Viver é Perigoso

SEBO PURA POESIA

 


Sinceramente, não dá para ir até São Paulo e não dar uma passadinha que seja, no Sebo Pura poesia. Um bom café e relíquías para folhear.

Viver é Perigoso 

PATRIOTAS


Que Itajubá é a cidade com mais patriotas/metro quadrado não é novidade para ninguém. Dominam em número os mais diversos ambientes. Associações, clubes, Câmara, filas de espera, feiras livres, parque, bancos de praças, igrejas, faculdades, academias.

Um atento observador, que há séculos, se disfarça com méritos de neutro, registrou que o Sr. Jair vem perdendo a posição de guru e líder inquestionável. E o estranho : não é o Tarcísio que vem ocupando a posição. O admirável senhor e objeto de citações na totalidade das rodas, vem a ser o Senhor Donald.

Agora, a posição de  judas de sexta-feira santa, segue sendo disputada pau a pau pelo Xandão e pelo Lula.

Em termo municipal, o pssoal anda de olho no Prefeito Rodrigo e a possível candidatura do Rodrigo Pacheco ao governo de Minas em 2026.

Viver é Perigoso

CAUSÍDICO JURÁSSICO


No ostracismo com dignidade

Sempre pensei na sentença título para ex-presidentes da República. Essa deveria ser a máxima para os seus comportamentos após galgarem o ponto máximo da carreira política.

Vemos nas grandes democracias (hoje algumas não tão grandes muito menos democratas, na expressão de um colega daqui) ex-presidentes, ex. primeiro ministros seguidores da máxima.

Por aqui dois exemplos: FHC e Sarney. Estão lá nos seus cantinhos dedicando-se a leitura, a escrita e/ou dirigindo fundações de estudos.

Mas devemos também admitir que em determinadas situações de perigo para a democracia eles seriam obrigados a se pronunciar. Caso evidente do ex. Barak Obama ante a escala autoritária do Donald e sua trupe.

Mas ultimamente temos uma nova classe que de jeito nenhum querem se tornar ex. São apegados ao poder. Mesmo quando são eleitoralmente apeadas pela vontade popular. E tem para todos os gostos ideológicos: de direita e de esquerda. Nesse raciocínio Donald, Jair, Putin, Orban, Maduro e antigamente os Castros estão no mesmo nível.

No nosso caso recente temos o Jair e sua família a qual não se dá por derrotada. Nem quando perde, nem quando ele, Jair, é condenado e sujeito a prisão.

Nos acontecimentos mais recentes, para se manterem no poder usam até pressão política e ameaças de potência estrangeira para conseguirem seus intentos.

Poderíamos repensar e aplicar a solução da Grécia antiga (Cidade Estado de Atenas). Na velha democracia da Cidade - Estado (Século VI AC) o cidadão eleito para governar que tivesse comportamento incompatível com a dignidade pública praticando atos impróprios e atentando com leviandades políticas contra o Estado, não só era deposto do cargo como, também, obrigado a buscar exílio em outro país. E só poderia retornar à Grécia depois de decorrido mais de dez anos.

A Lei da Ficha Limpa brasileira - Lei Complementar nº 135 de 2010- ,contempla em parte isso impedindo de se elegerem, apesar da flexibilização recente. Mas as figuras quando não condenadas e sujeitas a cumprimento de penas, continuam por aqui.

Abs. legais

Causídico Jurássico

Viver é Perigoso

ZÉ FERINO


O encontro com o Sr. Zé Ferino hoje na manhã com perfeita cara de segunda-feira aconteceu na Drogasil.

- E aí Sr. Zé, alguma novidade no front ?

- Nenhuma Camarada, mas gostaria de saber sua opinião se o presidente Donald já fez algo de positivo, se já alcançou algum sucesso, tirando o passeio de carruagem com o Rei da Inglaterra nesses 8 meses de governo :

- Curiosa observação. Nenhum projeto de paz avançou, a economia americana não dá bons sinais, encrencado com os democratas, com os menos favorecidos, com os mais bem informados. Ainda tem ao seu lado a extrema-direita radical.

- Seu Zé, não sejamos totalmente injustos. O governo Donald deu guarida para os importantes brasileiros Zero 3 e Sr. Figueiredo. E mais, conseguiu promover o Lula, que tudo indica, a seguirem as ridículas sanções americanas cidadãos brasileiros, estará imbatível em 2026. Donald, um grande cabo eleitoral.

- Camarada, nesse aspecto temos que tirar o chapéu para os gringos.

Viver é Perigoso 


ENQUANTO ISSO...

 

Viver é Perigoso