Translate

segunda-feira, 24 de março de 2025

DÁ-LHE XANDÃO !

 


Viver é Perigoso

DESTRAMBELHADO

 


Donald Trump continua a ser imprevisível. 

Pouco depois de chegar a um acordo com o regime de Nicolás Maduro para retomar as deportações de imigrantes para a Venezuela e enquanto se prepara para reduzir o alcance de algumas medidas protecionistas a anunciar em 2 de abril, o presidente dos Estados Unidos retirou uma nova ameaça tarifária da sua cartola (ou da sua rede, a Truth Social). 

Trump garante que imporá tarifas generalizadas de 25% a todos os países que importam petróleo e gás venezuelanos. 

Declarou Trump :

“Os Estados Unidos imporão o que é conhecido como uma tarifa secundária ao país da Venezuela, por inúmeras razões, incluindo o facto de a Venezuela ter enviado secretamente, propositalmente e enganosamente aos Estados Unidos dezenas de milhares de criminosos de alto nível e outros, muitos dos quais são assassinos e pessoas de natureza muito violenta”. Além disso, a Venezuela tem sido muito hostil aos Estados Unidos e às liberdades que defendemos. Portanto, qualquer país que compre petróleo ou gás da Venezuela será forçado a pagar uma tarifa de 25% aos Estados Unidos sobre qualquer comércio que realizar com o nosso país. Toda a documentação será assinada e registrada, e a tarifa entrará em vigor em 2 de abril de 2025"

A China é o principal cliente do petróleo bruto e do gás venezuelano. A Espanha é um dos principais clientes dos produtos energéticos venezuelanos, onde opera a empresa espanhola Repsol. Cuba, Rússia, Malásia, Singapura e República Dominicana também importam petróleo do país.

El País

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



A provocação (no bom sentido) do zelador

Interessante os números apresentados. Pela BBC no post Juízo Moçada.

Rememorando. Sabemos que o gás carbônico CO2 tem elevado sua presença na atmosfera principalmente por causa da queima de derivados de petróleo/carvão. E também de florestas naturais.

Já o metano CH4 surge expelido por vulcões. Da decomposição anaeróbica de matéria orgânica. E se dá naturalmente nos pântano. Mas também nas lavouras irrigadas de arroz. E no estômago de animais ruminantes. Lembrando que porcos não são ruminantes. Bovinos caprinos e ovinos sim. No nosso caso o grande vilão é o gado bovino.

Então mais desses gases emitidos maior a sua camada na atmosfera. Que impede o retorno de boa parte dos raios solares ao espaço. Aquecendo o planeta.

Apesar de alguma controversa a redução do consumo de carne principalmente a bovina ajuda a combater o aquecimento. Menos consumo = menos gado= menos metano.

Algumas publicações dão como o metano 21 até 29 vezes mais poderosos para formar o efeito estufa que o gás carbônico.

Mas não é só isso. Formação de pastagens para os bovinos via derrubada de florestas naturais também contribui. E muito. Lembrando que o consumo de água pelo gado e que está ficando escassa. Segundo dados da ANA Agência Nacional de Águas e Saneamento a pegada hídrica de 1 kg carne bovina é de + ou - 15 mil litros de água.

Zelador eu também e boa parte da família reduzimos drasticamente o consumo de carne vermelha. Assim como o uso da gasolina substituída totalmente pelo etanol. Separamos nosso lixo e só votamos em candidatos comprometidos minimamente com as questões ambientais.

Abs. E grato pela provocação.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso