Um grande apagão ocorreu em grandes áreas da Espanha às 12h32, desta segunda-feira.
As causas da queda de energia, cujos efeitos ainda são sentidos, são atualmente desconhecidas. A concessionária Red Eléctrica está investigando as causas do incidente, que também afetou Portugal.
Eduardo Prieto, diretor de serviços de operações da Red Eléctrica, declarou às 14h47: que a interrupção é "excepcional e completamente extraordinária" e que levará de 6 a 10 horas para ser reparada, o que significa que não será resolvida até esta noite. A energia elétrica começou a ser restaurada no norte e no sul da península às 13h33, de acordo com a Red Eléctrica, que informou duas horas depois que a energia elétrica havia retornado parcialmente a partes da Galícia, do País Basco e da Catalunha.
O apagão forçou a suspensão de todo o tráfego ferroviário, afetou o tráfego aéreo, causou interrupções no transporte público e até mesmo desligou os semáforos em muitas áreas. A Direção-Geral de Trânsito (DGT) pede aos cidadãos que evitem circular "o máximo possível".
O apagão também está afetando outras infraestruturas e serviços: supermercados já estão avisando que só aceitarão pagamentos em dinheiro, e pessoas tiveram que ser resgatadas de elevadores parados. Muitas pessoas estão fazendo fila para comprar rádios alimentados por bateria. Os celulares também foram afetados.
El País
Blog: Questão de outros tempos: Os alunos do curso de eletricidde da Nossa Escola, cansaram de ouvir falar e ter explicações durante o curso, sobre o famoso apagão acontecido em 9 de novembro de 1965, com significativa interrupção no fornecimento de electricidade no Canadá, Connecticut, Massachussets Nova Hampshire, Rhose Island, Vermont, Nova York e Nova Jersey, nos Estados Unidosos. Cerca de 30 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade por até 12 horas.
Viver é Perigoso