Translate

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

OS TRAPALHÕES

 

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

James Jamie Nares - I´m Blue (2017)

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

POESIA NESSA HORA ?



O escritor Machado de Assis ganhou uma homenagem especial em uma das mais renomadas revistas dos Estados Unidos The New Yorker nesta semana. O poeta norte-americano David Lehman se inspirou no autor para escrever o conjunto de poemas "Honra a Machado de Assis"Os textos estarão na edição impressa da revista na segunda-feira, dia 25. 

0 capítulo anterior
deve ser excluído
por causa do erro
oculto na última estrofe
e a probabilidade
de um futuro bibliófilo
que dedique sua carreira
a Machado de Assis
e passa, horas, dias, semanas
estudando cada frase
de O Alienista
e Dom Casmurro
procurando em vão
por esse erro

Viver é Perigoso

TRAZENDO SORTE - III



Prêmio Jabuti - 2024 - O psicanalista, escritor e dramaturgo Contardo Calligaris, venceu o prêmio póstumo na Categoria Saúde e Bem Estar, pelo livro "O Sentido a Vida" - Indicado também pelo Blog Viver é Perigoso no Post Livro, Presente de Amigo, do dia 9 de agosto de 2023.

"O Sentido da Vida" - Contardo Calligaris - Editora Planeta - 142 páginas.

Para os poucos que estão chegando agora, o psicólogo e escritor italiano Contardo Galligaris tomou o barco em São Paulo, aos 72 anos, em março de 2021.
Sempre citado, copiado e admirado.
O livro foi publicado depois da tomada de barco do Calligaris. Ele estava doente, sabia que não tinha volta. Retomou uma questão que o atormentou em seus últimos anos – não exatamente porque sabia que caminhava para o fim, mas porque, em 2014, ele disse em uma entrevista que o importante não era ter uma vida feliz, e, sim, uma vida interessante.
Admito que o local e momento em que o livro foi integralmente lido, não foi confortável. Durante horas de sala de espera, exames e resultados. No final, tudo bem.
Uma certa tristeza em ler o último texto que uma pessoa que, diante da prevista tomada de barco, entrega os escritos a uma editora para que seja publicado postumamente.

Viver é Perigoso

Viver é Perigoso

TRAZENDO SORTE - II



Recomendado pelo Viver é Perigoso,no Post "Livro, Presente de Amigo" - de  5/12/2023 - "Baviera Tropical", da Betina Anton, Editora Todavia, ganhou o Prêmio Jabuti 2024 na categoria Não Ficção (Biografia e Reportagem)

A história de Josef Mengele, o médico nazista mais procurado do mundo, que viveu quase vinte anos no Brasil.
Baviera Tropical - Betina Anton - Editora Todavia - 383 páginas.
Todos sabem sobre o Anjo da Morte, como era conhecido o nazista Josef Mengele.
Oficial da SS e médico no campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Mengele foi um notório membro da equipe de médicos responsáveis ​​pela seleção das vítimas a serem mortas nas câmaras de gás e por realizar experimentos humanos mortíferos em prisioneiros.
Após o final da Guerra, em 1949, Mengele fugiu a Argentina ( onde conviveu com Adolf Eichmann) . Inicialmente viveu em torno de Buenos Aires. Em 1959 fugiu para o Parguai e para o Brasil em 1960, quando era procurado pela Alemanha Ocidental, por Israel e por caçdores de nazistas, como Simon Wiesenthal.
Viveu em São Paulo com documentos falsos e apoiado por alemães.
Em 1979 morreu de ataque cardíaco enquanto nadava em Bertioga, no litoral de São Paulo, e foi enterrado sob um nome falso. Seus restos foram desenterrados e identificados através de um exame forense em 1985.
A vida de Mengele foi a inspiração para um romance e um filme intitulados Os Meninos do Brasil (1978), onde um Mengele ficcional (retratado no filme por Gregory Peck) produz clones de Hitler em uma clínica no Brasil.
Pergunta que fica: Como foi possível que um dos nazistas mais procurados do mundo tenha vivido, sem ser perturbado, por tantos anos no País ?

Viver é Perigoso

Viver é Perigoso

TRAZENDO SORTE - I




Recomendado pelo Blog Viver é Perigoso - 25/5/2024, o livro "Sempre Paris", Editora Cia das Letras, da jornalista, tradutora e editora Rosa Freire d´Aguiar, foi vencedor do Livro do Ano.

"Sempre Paris" - Crônica de uma cidade, seus escritores e artistas - Rosa Freire D´Aguiar - Cia das Letras - 331 páginas.

Um encantamento ler "Sempre Paris". A jornalista Rosa Freire D´Aguiar, durante os anos 1970 e 1980 trabalhou como correspondente na capital francesa. A autora oferece um relato extraordinário da atmosfera fervilhante que dominaca a cidade.

Rosa apresenta 21 conversas com personagens incontornáveis da história cultural do século XX.

Viver é Perigoso

Viver é Perigoso

NOS ENCONTRAREMOS LÁ

 


Imperdível ! Acontecerá no domingo 8 de dezembro a 4ª edição da "Paulista Cultural ", quando do aniversário de 133 anos de uma das mais famosas avenidas do País. Acontecerão um série de atividades, como apresentações de dança, contações de histórias, oficinas de arte, fotografia.

Será lançado o "Passaporte Sou Paulista Cultural", que estará disponível na recepção das entidades promotoras do evento, Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Av Paulista e será válido para visitas ao longo das férias.

Viver é Perigoso 

ENQUANTO ISSO

 


Comentário feito um personagem funcionário (vaqueiro) da Fazenda Yellowstone, seriado, bem feito pelo Kevin Costner e apreciadíssimo pelo pessoal da extrema radical:

- Essa vida de vaqueiro vai terminar. Logo, os brasileiros vão derrubar as florestas para criar gado e mandar a carne para a gente.

Viver é Perigoso  

A GENTE ATÉ ENTENDE


O CEO do Carrefour (França), Sr. Alexandre Bompart, em comunicado publicado ontem (20) nas redes sociais, afirmou que a sua empresa se compromete a não vender mais carnes provenientes de produtores do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai - independentemente dos preços e quantidades de carne.

A decisão foi tomada após ouvir o "desânimo e a indignação " dos produtores franceses que protestam contra a proposta de acordo de livre comércio entra a União Européia e o Mercosul.

Viver é Perigoso 

ATENDIMENTO


Será lançada oficialmente no dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Joint Venture Croma Oncologia.

Está sendo criada pela Beneficiência Portuguesa, Atlântica Hospitais (Bradesco Seguros) e o Grupo Fleury.

Voltada ao tratamento integrado de pacientes oncológicos, a empresa nasce com investimentos de R$ 678 milhões. Os recursos foram aplicados também na abertura de quatro unidades ambulatoriais, a serem inauguradas no início de 2025, sendo três em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Estão sendo mapeadas unidades em Minas Gerais. A expectativa é que o número de pacientes suba de 100 pessoas no início, para 5.000 nos próximos anos.

Na prática, a Croma pretende coordenar o tratamento do paciente com câncer e o acompanhamento à família. Qualquer demanda relacionada a esse processo, sejam exames, cirurgia, radioterapia, quimioterapia, consultas médicas, acompanhamento psicológico, psiquiatríco ou neurológico passariam a ser feitos pela empresa.

Viver é Perigoso

LEITURA

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Instituto Pró-Livro, o Ipec e o Itaú Cultural e divulgada no início desta semana, o Brasil perdeu 6,7 milhões de leitores desde 2019.

 A pesquisa, que é realizada a cada quatro anos, ouviu 5.504 pessoas em 208 municípios.

O estudo ainda mostra que o brasileiro lê, e média, 3,96 livros por ano.

O livro preferido dos entrevistados, dominando em todos os índices da pesquisa foi a Bíblia.

Viver é Perigoso 

POIS É...

 

Viver é Perigoso