Estudo desenvolvido por estudantes que integram o projeto de extensão Observatório de Finanças Públicas do Sul de Minas, o OFPSUL, da UNIFAL-MG, analisou a condição financeira dos dez municípios com os maiores Produtos Internos Brutos (PIBs) do Sul de Minas. O trabalho revelou que um elevado volume de riqueza econômica não é, necessariamente, sinônimo de equilíbrio fiscal e boa gestão das contas públicas.
A avaliação envolveu as cidades de Extrema, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha, Alfenas, Itajubá, Passos, Três Corações, Lavras e Guaxupé, utilizando o modelo de Brown – uma metodologia que mensura a condição financeira dos entes públicos a partir de dez indicadores relacionados à arrecadação, despesas, endividamento, capacidade de pagamento e autonomia financeira.
São apurados índices e com base nestes, são determinadas pontuações ou scores que vão de -1,0 a 2. Os índices calculados evidenciam se há equilíbrio fiscal, capacidade de pagamento, endividamento, capacidade de arrecadação própria, dentre outros aspectos”.
Ranking da condição financeira
Com base nos dados do exercício de 2024, os municípios que apresentaram melhor desempenho financeiro foram Varginha, com 12 pontos, e Extrema, com 11 pontos. Na sequência aparecem Guaxupé, Lavras e Passos, empatados com 8 pontos, e Pouso Alegre, com 7 pontos.
Na outra extremidade do ranking estão Poços de Caldas (2 pontos), Itajubá (1 ponto), Três Corações (-3 pontos) e Alfenas, que registrou a menor pontuação da amostra, com -4 pontos.
O relatório aponta que a amplitude dos resultados evidencia a heterogeneidade fiscal entre municípios economicamente relevantes da região. Os dados mostram, por exemplo, que cidades com PIBs até três vezes menores apresentaram condição financeira superior à de municípios mais ricos, o que reforça a importância da gestão fiscal eficiente.
Pesquisa foi feita por estudantes das disciplinas de Finanças e Orçamento Público, e Contabilidade Social, dos cursos de Administração Pública, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia e Ciências Contábeis da UNIFAL-MG, campus Varginha. Orientada pelos professores Cláudio Caríssimo e Kellen Rocha.
Viver é Perigoso



