Translate

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

MOÇA BONITA

 

Candido Portinari - Aimée de Heeren

Foi preciso ler o livro, "A Bem Amada - Aimée de Heeren - A última dama do Brasil - Editora Todavia - Delmo Moreira - 222 páginas, para conhecer essa Moça Bonita, nascida em Castro, no Paraná. A dúvida sobre o ano do seu nascimento, prevalece: ou 1903 ou 1913.

Aimée assistiu os acontecimentos postada no topo do mundo. Lindíssima, rica e sempre despertando paixões. Conhecida com Mulher Fatal. Paixão do então presidente Getúlio Vargas e do jornalista Assis Chateaubriand. Esteve (escondido) com Getúlio, em descansos ocorridos em Poços de Caldas e São Lourenço

Diva internacional, ícone da moda, colecionadora de joias e obras de arte. Brilhando em ambientes de luxo, glamour e poder. Viveu no Rio de Janeiro, em Biarritz, Palm Beach, New York e Paris. 

Aimée foi do Rio de Janeiro a Zurich, viajando no dirigível alemão Graf Zeppelin.

Amiga próxima de Christian Dior, Balenciaga, Mary Quant, Coco Chanel, Givenchy, Jacques Fath, Cardin e Carolina Herrera.

Em 1945 encomendou um retrato a Candido Portinari. Ao receber a pintura, presenteou o pintor com um azeite de oliva. Hoje, o quadro está bem guardado no Masp, em São Paulo, onde está desde 1947, quando o museu ainda era na 7 de abril.

Aimée tomou o barco em New York em 2006.

Viver é Perigoso

PRIMEIRA PEÇA TEATRAL EM ITAJUBÁ



Completa -se hoje (25), 162 anos da primeira representação teatral em Itajubá. Por falta de local adequado, aconteceu no Largo Municipal, hoje Praça Dna Amélia Braga, local onde fica a Câmara Municipal. Foi numa terça-feira, 25 de novembro de 1862.

Palco armado de madeira e cadeiras levadas pelos escravos.

Exibida a peça "O Fantasma "Branco", de Joaquim Manuel de Macedo, na realidade, uma Ópera, levada à cena pelo grupo dramático de amadores "Faunos de Thália", organizado por Antonio Luís Alves de Noronha, Honório José de Oliveira, Caetano Ferreira da Costa e Silva (bisavô de Wenceslau Brás, Sebastião de Paiva Soares e José Rodrigues de Souza.

Em tempo, Joaquim Manuel de Macedo, nascido em Itaboraí em 1820, foi um médico, jornalista, escritor, professor, romancista, poeta, literato, teatrólogo, memorialista e político brasileiro. É o patrono da cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Tomou o barco no Rio de Janeiro em 1882. 

Macedo, abandonou a medicina e criou uma forte ligação com Dom Pedro II e com a Família Imperial Brasileira, chegando a ser preceptor e professor dos filhos da Princesa Isabel.

Considerado um dos fundadores do romance no Brasil e, certamente, um dos principais responsáveis pela criação do teatro no Brasil. A Moreninha certamente foi considerada a primeira obra da Literatura Brasileira a alcançar êxito de público e é um dos marcos do Romantismo no Brasil.  Sua obra "O Fantasma Branco" - Ópera é de 1856.

(dados Armelim Guimarães)

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO

 


Há anos em discussão o acordo tarifário (livre comércio) entre a UE – União Europeia e o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). 

Se um dia vier a ser assinado vai ser o maior acordo entre os dois blocos. Por exemplo elimina mais de 90% das tarifas de importação de produtos do bloco europeu dos sul americanos. Então viria uma contra partida na mesma proporção. Das exportações deles para cá. No caso daqui para lá envolveria commodities agrícolas como proteína animal. Carnes!

Mas por que tanta oposição da França? Simples. A agricultura francesa é altamente subsidiada pelo governo. Até o óleo diesel. Não estão acostumados com competição. Não querem competição com quem produz melhor e mais barato. Nós. Os agricultores gauleses temem que nossos produtos ao entrarem lá sem tarifas os levem a falência. E com certeza isso pode acontecer.

Entra então o lado político da questão. Na França quase sempre os governantes têm um equilíbrio político/partidário tênue. Daí não podem prescindir do apoio da agricultura de lá. Altamente organizada em sindicatos fortes. Barulhentos. Apesar de terem baixa participação no PIB francês. Então governos de vários matizes políticos até aqui são contra o acordo.

A França diz que não está sozinha na luta. Para barrar o acordo são necessários 4 países com 35% da população europeia.

A coisa só vai se resolver se os outros setores econômicos franceses indústria p.ex. favoráveis ao acordo se manifestarem como os agricultores.
Por aqui a ameaça se chama Milei. Que já ameaçou tirar a Argentina do Mercosul. Explodiria então definitivamente tudo. Mas o cara é um exemplo de incoerências. De falação equivocada. Sempre volta a trás. A ver.

Tudo isso deságua nos post recentes do zelador sobre os boicotes a carne brasileira principalmente no Carrefour. Rede francesa de supermercados.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

ANTAS GOLPISTAS


 "Agora vai rolar sangue" 

Áudio do general Mário Fernandes enviado ao coronel do Exército Reginaldo Vieira de Abreu.

Viver é Perigoso

NOSSA ESCOLA - DESIGN


CURSO: BACHARELADO EM DESIGN - AGORA NA NOSSA ESCOLA

Vocação: formação de quadros profissionais competentes e habilitados para solução de problemas no campo do design e suas correlações.

Início do Curso: 2025.1

Modalidade: Presencial

Turno de Funcionamento: Integral

Regime Letivo: Semestal

Número Total de Vagas Anuais: 30 vagas

Local da Oferta: Unifei - Universidade Federal de Itajubá

Site: www.unifei.edu.br

Tempo de Integralização:

- Mínimo: 4 anos (8 semestre)

- Recomendado: 4 anos (8 semestres)

- Máximo: 6 anos (12 semestres)

- Número de Turma por Ano de Ingresso: Uma (1)

- Grau Conferido: Bacharel em Design


Viver é Perigoso    


É ISSO AÍ

 

Viver é Perigoso