Translate

terça-feira, 22 de outubro de 2024

POIS É...



Pela primeira vez concordo com uma declaração do deputado federla Nikolas Ferreira, o mais votado em Itajubá nas eleiçoes de 2022:

“Eu realmente estou com desejo de ver uma renovação, que seja com novos secretários, que seja com um prefeito diferente, com uma postura diferente, é justo dar uma oportunidade para quem é novo e está querendo fazer diferente”.

Nikolas Ferreira

Viver é Perigoso



CAVALEIROS NA TEMPESTADE




Riders On The Storm - Minha Vida com Jim Morrison e o The Doors - John Densmore - Editora Belas Letras (384 páginas).

John Densmore, baterista do The Doors, narra a história de antes, durante e depois da fundação do conjunto The Doors, que teve presença marcante no mercado musical no final dos 60 e início dos  70.

Impressionante ficar sabendo só agora que o conjunto não tinha contrabaixista. Era o Jim Morrison no vocal, Ray Manzarek nos teclados, Robby Krieger na guitarra e autor do livro, Densmore na bateria.

Drogas, mais drogas e bebidas foram uma constante na existência curta do The Doors. 

Um relato emocionante sobre o relacionamento de amor e ódio entre os membros do conjunto.

Nunca gostei muito dos Doors, mas algumas músicas ficaram marcadas, como "Light My Fire", "L.A Woman"  e Riders On The Storm".

Figura principal, Jim Morrison tomou o barco em 1971 em Paris na fatídica idade de 27 anos, causada por uma overdose de heroína. Está sepultado no cemitério Père Lachaise, túmulo que visitei no passado.

Viver é Perigoso 

VISITA E LIVROS, PRESENTES DE AMIGO


Com enorme satisfação recebemos ontem (21) a visita do amigo e mestre, Professor Sérgio Roberto Costa, homem dos causos, casos e versos.

De presente, trouxe-nos, para Sonia e para mim, de sua autoria:

  • Nem te conto - Causos e casos 
  • Todo Poeta (Marmelada Poética)
  • Homenagens Póstumas
  • Ave, Bichos
  • De Bar em Bar
  • Ah ! Essas Crianças
  • Poiesis

Realmente, livros são presentes de amigo e mais ainda, de serem vindos do próprio autor.

Professor Sérgio é por nós admirado e respeitado há séculos. Homem vivido, de largas caminhadas pelo mundo, carregando um enorme alforge de experiencias e memórias.

Um dos quatro estudantes de Itajubá (Sérgio, Alceu, Edson e Jayme Petit) presentes em Ibiúna, no  Congresso da UNE - União Nacional dos Estudantes, entidade, que em priscas eras congregava os estudantes universitários do País, épocas quando a classe tinha voz. Como poucos sabem, todos os participantes (mais de mil) foram presos, levados para o Presídio Tiradentes. Todos fichados e levados a responder por um IPM.

Muita conversa boa sobre Marmelópolis, Budapest, Paris, Madrid, Praga e adjacências. Livros, obras de arte, museus, comidas, músicas, gente.

Fica a pergunta: Por que todo (ou quase todos) intelectuais são enquadrados como sendo de esquerda ? Que mania mais estranha essa de lutar pelo direito da liberdade, de respeitar a voz rouca das urnas e reivindicar igualdades e direitos ?

Obrigado pela visita Caro Professor Sérgio e pelas lições.

Viver é Perigoso

AINDA SOBRE O RANKING UNIVERSITÁRIO DA FOLHA SP


 As melhores Faculdades de Medicina do País.

1 - USP

2 - Unicamp

3 - Unifesp

4 - UFMG

5 - UFRGS

Posição da FMI - Faculdade de Medicna de Itajubá

673 alunos

Posição - 178ª

Avaliação do mercado 25,10 (54ª)

Qualidade de Ensino 5,27 (251 a 300)

Doutorado/Mestrado 1,75 (251-300)

Concluintes 2,44 (251-300)

Outras classificações:

Curso de Engenharia Elétrica - Unifei 15º no País

Curso de Engenharia Mecânica - Unifei 17º no Pais

Curso de Direito na Fepi - Entre 301 e 350 no País

Curso de Enfermagem EEWB - Entre 251 - 300 no País

Viver é Perigoso

ZÉ FERINO


Depois de tempos sem nos vermos, encontrei hoje com o Sr. Zé Ferino nas proximidades da Cantina Meazzini, na Boa Vista, é claro.

- E aí camarada, alguma notícia sobre a formação do novo governo municipal ?

- Sr. Zé Ferino, ainda sem nada palpável, mas não esperamos muitas novidades. Devem retornar os amigos de sempre. Mas a gente ouve falar que a área da saúde deve ficar sob responsabilidade do Vice-Prefeito, Dr. Bob, com indicação de secretário, diretores e chefes em geral, inclusive as parcerias, no caso, a principais delas, com a Santa Casa e o Hospital.

- Bom, uma vez que o Dr. Bob é do ramo e conhece bem.

Viver é Perigoso

RONALD TRUMP

 


Viver é Perigoso

VELHO CONHECIDO


O mercado acompanha a disputa judicial entre a CSN - Cia Siderúrgica Nacional e o grupo Ternium/Techint em torno das ações Usiminas, que já dura 10 anos.

Começou em 2011, quando a CSN iniciou um movimento de compra de ações da Usiminas. A ofensiva da empresa foi vista por analistas e especialistas do setor como uma preparação para uma proposta hostil de compra da concorrente.

Pois bem, a CSN é controlada pela família Steinbruch, mas exatamente, pelo Sr. Benjamim Steinbruch, um empresário que costuma a recorrer a todos os meios jurídicos para defender os seus negócios.

Pois bem, originalmente, a família se destacou no ramo textil com a Vicunha, até arrematar em 1993, a CSN em leião de privatização.

Em priscas eras, a Vicunha teve uma fábrica em Itajubá, localizada no Bairro da Varginha, nas proximidades do Batalhão. Registre-se, prédio doado pela Prefeitura Municipal, nos tempos do Prefeito Rosemburgo Romano.

Decidindo fechar sua unidade industrial, coube-me, não sei a razão, procurar o abastado empresário em São Paulo e tentar conseguir a devolução do imóvel, que seria de imediato cedido para outro possível investidor.

Consegui ser recebido pelo Sr. Benjamim, em seus escritórios na Rua Bela Cintra, indicado por um patrício, amigo comum, que teve o cuidado de adiantar sobre as características do empresário.

Ele ouviu-me até com razoável atenção, entre uma chamada telefônica e outra.

No final da conversa, ele levantando-se e estendendo a mão num cumprimento disse: 

- Entendo bem o assunto, mas não concordo. Se vocês fizeram um mal negócio não sou eu que irei fazê-lo.

Virei as costas e de volta para a terrinha, sugeri que a Prefeitura entrasse na justiça contra a Vicunha. Por bem, julgaram melhor esquecer o assunto. Bom, pois estaríamos na justiça até hoje, possivelmente gastando tubos.

Em tempo, até há algum tempo, o Sr. Steinbruch era proprietário de uma grande área situada na Av. Poços de Caldas, adquirida por ele como investimento.

Viver é Perigoso