Ontem (19), o cometa 3I/Atlas, tratado como um "cometa estrangeiro", pois veio de fora do Sistema Solar, esteve no ponto mais perto da Terra, algo em torno de 270 milhões de quilômetros, viajando a uma velocidade de 221 mil km/h .
Algumas observações e modelos recentes sugerem que esse cometa tem um tamanho entre 600 a 800 metros de diâmetro.
O 3I/Atlas é apenas o terceiro objeto interestelar, que vem de fora de nossa "vizinhança" formada por Sol, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, etc., a ser captado pelos observatórios, laboratórios e centros de pesquisas das agências espaciais e das universidades.s outros dois são o Oumuamua, descoberto em 2017, e o Borisov, em 2019.
Surgiram especulações e alegações que fogem do consenso de especialistas da área: algumas versavam sobre o risco desse cometa se chocar com a Terra; outras sugeriam que ele seria, na verdade, uma nave alienígena.
Esse objeto interestelar apresentou em algumas ocasiões um comportamento um tanto diferente na liberação de gases e poeira. Geralmente, pela ação da radiação e dos ventos solares, as caudas dos cometas se formam e são "sopradas" na direção contrária ao Sol.
No entanto, foi observado que o 3I/Atlas também fazia essa liberação de gases e poeira na direção do Sol, como se fosse uma "cauda reversa" — ou um "topete".
Essa evidência ajudou a dar fôlego a algumas teorias que sugeriram que o 3I/Atlas seria, na verdade, uma nave alienígena.
Blog: Seguimos na nossa firme convicção que existe vida inteligente em outras regiões celestes.
Viver é Perigoso



