Antes que me torne um eremita completo, ocuparei este espaço para falar e discutir um pouco, com simplicidade, sobre a vida, com suas alegrias e tristezas. Pode ser que acabe falando comigo mesmo. Neste caso, pelo menos prevalecerá a minha opinião.
Translate
quarta-feira, 17 de junho de 2026
NA CONTRAMÃO
O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?
TOMOU O BARCO
Partiu hoje o amigo desde a infância, adolescência, mocidade, na 1ª igreja Presbiteriana de Itajubá, no Morro Chic, até o vestibular e bancos da Universidade Federal de Engenharia de Itajubá, no curso de Engenharia Elétrica.
Para todos nós, o Carlão. Disparado o primeiro aluno da turma. Aprovado no vestibular na primeira posição, seguindo com destaque impar sempre na liderança.
Homem de fé, exemplo de comportamento e vida profissional.
Um amigo.
Viver é Perigoso
ZÉ FERINO
Encontro rápido nesta manhã cinzenta de quarta-feira.
- É Sr. Zé, curtindo a Copa ?
- Sem dúvida e em dose cavalar. No mínino três jogos e meio por dia.
- Gostando ?
- Mais ou menos. Estou me sentindo um cansaço estranho, uma certa tristeza, a que estou sendo levado.
- Sei o que é isso Sr. Zé, e tenho explicação para tal. Consequências de nossa mania de torcer sempre para o mais fraco. Tal proceder exige um esforço danado. Não é mole torcer por mais do que noventa minutos contra a França, Alemanha, Espanha, Holanda e Argentina.
- Pois é Camarada, quase que concordo, mas e torcer pela atual seleção brasileira não provoca desgaste similar ?
- É...faz sentido.
Viver é Perigoso
terça-feira, 16 de junho de 2026
MOMENTOS MÁGICOS
segunda-feira, 15 de junho de 2026
DÁ-LHES VORCARO !
O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?
domingo, 14 de junho de 2026
A QUE PONTO CHEGAMOS
Comentário ouvido hoje na fila do caixa do Alvorada, na Boa Vista, é claro:
Viver é Perigoso
MOÇA BONITA
Professora e parte da história da Boa Vista.
Parabéns, Dona Dola.
Viver é Perigoso
ZÉ FERINO
sábado, 13 de junho de 2026
PORQUE HOJE É DOMINGO
DELEGADO DONALD
- Sob minhas ordens, o Comando Sul dos Estados Unidos realizou um ataque rápido e letal, na Venezuela, para executar com sucesso o Sr. Hector Rusthenford Guerrero, conhecido como Niño Guerrero, apontado como líder da organização criminosa venezuelana Tren de Aragua.
Blog: Aguardem, para dentro em breve, operações semelhantes, no Morro do Alemão.
Viver é Perigoso
sexta-feira, 12 de junho de 2026
CANTINHO DA SALA
![]() |
David Hockney - “Nichols Canyon”- 1980 |
BALANÇA COMERCIAL SUL MINEIRA
DIA DOS NAMORADOS
OBSERVADOR DE CENA
MERCADO LÓGICO
quinta-feira, 11 de junho de 2026
JUÍZO MOÇADA !
AVENIDA E BOA VISTA
CARTA QUE RECEBI
quarta-feira, 10 de junho de 2026
CANTINHO DA SALA
DONALD E O L´EQUIPE
terça-feira, 9 de junho de 2026
POESIA NESSA HORA ?
Antes que matem a lembrança,
NÃO ESTÃO NEM AÍ
segunda-feira, 8 de junho de 2026
MOÇO DE ITAJUBÁ MORRE NA GUERRA
SIMPLESMENTE O ÓBVIO
MERCADO LÓGICO
LIVRO, PRESENTE DE AMIGO
domingo, 7 de junho de 2026
SEI NÃO, ALGUMA COISA ACONTECE
Na manhã bonita, fria e de sol gostoso, resolveu fazer algo que há séculos não lhe interessava.
Apanhou uma conta de luz deixada na caixa de correio e se dispôs, segundo murmurou, ir caminhando até o Banco Real para quitá-la.
De cara, na esquina da Miguel Braga com a Praça 19 de março, estranhou ver a Padaria Boa Vista e o Bar Caçador com a portas cerradas. Pensou: preciso verificar. Algo pode ter acontecido com os Riera.
Barbearia do Anibal estranha. Muitos guarda-chuvas para consertar, vazia de clientes e com ar de abandono.
Raciocinou: não devo estar batendo bem. Um tal brechó no lugar do Açougue do Sr. Gilberto e nem sombra do Fernet. Sumiu a venda do Sr. Guilherme Cardoso, mas a sapataria do Sr. João Novaes está firme.
Estranho: Não encontrou pelo caminho aqueles que há pouco era normal. Nada do Sr. Zé Machado, Dr. Adílio, Luizinho Instrumento, Pastor Afonso, Sr. Aristeu Alfaiate e nenhum dos Peixoto.
Crédo ! devia estar vendo miragem. Um hotel no lugar do Bazar Fukaiama, uma boutique no local do Café Hélio. E a bicicletaria do Zé Rosa ? Nada da Dona Ruth da Escola de Datilografia e o seu carrinho preto tipo galocha estacionado.
Pensou em passar na farmácia do Sr. Vitor ou na do Sr. Ruy Braga. Mistério: uma papelaria e loja de bugigangas nos locais.
Preocupação: Vidraçaria São José também fechada.
Resolveu dar uma parada no barzinho do Sr. Borelli para um reforço. Loja de sapatos.
Melhor dar uma esticadinha e tirar as dúvidas com o Baiano na barraca no cruzamento da linha férrea, em frente ao Hotel Sion.
Péra aí pensou: Melhor voltar para casa enquanto consigo achar o caminho de volta. Não achou o Baiano, o Hotel Sion e tão pouco a linha de trem. E pior de tudo, jura que viu uma aeronave ou algo parecido, estacionado ao lado do soldado.
E a conta de luz ? sei não..;vai que não tem mais o Banco Real.
Sei não...
Viver é Perigoso
TOMOU O BARCO
Estivemos juntos no último domingo (7) no Tererê. Estava com a família comemorando o aniversário da esposa Célia. Conversamos ccom alegria, e claro, lembrando nossos tempos de Boa Vista.
Dirceu Assis Pereira, ou para todos nós amigos, o Jiboinha. O maior driblador de futebol que conheci. Maior até que o Izair, o Ziza, também da Boa Vista. Dirceu defendendo o Vasco e o Ziza defendendo o Smart.
Grande amigo que tomou o barco hoje aos 82 anos.
Particularidade: Nunca deixamos de parar e trocar um dedo de prosa, sempre que encontramos pela cidade.
O velório acontecerá na Unifei, com o sepultamento às 16:30 no Cemitério Paroquial de Itajubá.
Como sempre dizíamos, até logo Jibóia.
Viver é Perigoso
O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?
PORQUE HOJE É DOMINGO
sábado, 6 de junho de 2026
ACREDITE SE QUISER
MOÇO BONITO
DITADURA E TORTURA NUNCA MAIS
![]() |
A ilustração usada para anunciar a diplomação póstuma de Stuart Angel Jones |
MOMENTOS MÁGICOS
sexta-feira, 5 de junho de 2026
LIVRO, PRESENTE DE AMIGO
HISTÓRIA BASEADA EM COPAS
Vamos lá. Tinha eu 3 anos de idade quando meu pai saiu de Itajubá, com meus tios, para assistir afinal da Copa de 1950, contra o Uruguai. Vagamente me lembro das lamentações pelo o que ficou conhecido, como o "desastre de Maracanã".
Muitos comentários ficaram guardados sobre a copa de 1954 na Suiça. Ficaram na lembrança a magia da seleção húngara, com craques como Puskas e a surpreendente derrota para os alemães na final.
Bem nítida na memória a Copa de 1958 na Suécia. Ouvi pelo rádio todos os jogos da seleção. Lembro-me do meu pai falar sobre sua viagem a Lambari, onde a seleção esteve em treinamento.
Inesquecível a Copa de 1962. Com dezenas de outros itajubenses, passei um dia todo acompanhando o treinamento da seleção, ao vivo, em Campos do Jordão. Deu para conversar e ver de perto o Garrincha, Pelé, Didi, Gilmar e todos os outros craques. Pela primeira vez o video-tape dos jogos eram apresentados à noite dos jogos realizados à tarde no Chile. Os filmes eram trazidos de avião. Foi a Copa do Garrincha, que só não fez chover.
Em 1966, já soldado no Batalhão, frustração com a seleção recheada de veteranos. Melhor esquecer a Copa da Inglaterra. As seleções de Portugal e da Coréia surpreenderam. No final, deu a dona da casa, Inglatrra. Copa já vista pela TV, com imagens em P&B e muito chuvisco.
Em 1970, aconteceu a Copa. Festa no México. Com colegas da Efei, na Kombi do meu pai, fomos assistir a partida final dos jogos de classificação no Rio de Janeiro. Brasil x Paraguai. Recorde histórico de público numa partida de futebol. Maracanã com mais de 200 mil espectadores, vendo as "feras do Saldanha". Pelé, Tostão, Rivelino, Jairzinho, Gerson. Assisti os jogos em companhia do meu pai, exceto as partidas contra o Uruguai, que assisti na casa do meu tio Antonio, acompanhado do meu primo Silvio e a final contra a Itália que assisti com amigos na casa do Darly Guedes, já começando o namoro com a Sonia. Tudo ainda na TV P&B.
Em 1974, já trabalhando em São Paulo com dispensas nas horas dos jogos, para assistir na TV à cores do amigo e colega de trabalho, Rogério, na Rua Francisca Miquelina. Brasil eliminado pela máquina holandesa, com Joan Cruyff. Deu Alemanha.
Em 1978, assistindo meio que desinteressado, assistindo a eliminação do Brasil na Copa da Argentina por saldo de goals. Morando em Manaus e em São Paulo, trabalhando numa Feira no Anhembi e vi a tristeza geral pela TV do stand.
Em 1982, já morando e trabalhando em São Paulo, assistimos , uma seleção maravilhosa na Copa da Espanha. Uma máquina de jogar futebol maravilhoso. Eliminada pela Itália numa bobeira danada. Marcante a fotografia estampada na primeira página do "Jornal da Tarde" na capital paulista.
1986 no México, sem graça. Copa de 90 na Itália, sem pé nem cabeça, sendo eliminado pela Argentina, vejam só. Melhor não comentar.
Inesquecível em 1994 nos EUA. Lá presentes em Pasadena, California, assistindo ao vivo e em cores, Sonia e eu, no sábado, a disputa pelo terceiro lugar e no domingo a finalíssima contra os italianos. Emocionante a disputa de penalties e a inesquecivel apresentação da Whitney Houston, que entrou em campo acompanhada nada mais, nada menos do que pelo Pelé.
De lá para cá, vendo de longe, meio que sem interesse, a não ser pelos albuns de figurinhas dos filhos. Em 1998, eliminada pela França, com o inexplicável mal-estar do Ronaldo Fenômeno. Em 2002, campeões no Japão, sem muita festa. 2006, na Alemanha, eliminados pela França. Em 2010, caímos na Africa do Sul. Em 2014, melhor esquecer o famoso 7X1 no Mineirão para a Alemanha. Em 2018, vexame na Rússia frente a Bélgica. No Catar em 2022, deixem para lá.
Viver é Perigoso













.jpg)






.jpg)













