Translate

segunda-feira, 29 de julho de 2024

DEU NA RÁDIO ITAJUBÁ



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou recentemente os números do eleitorado apto a votar nas eleições municipais que ocorrerão em outubro deste ano. 

Uma surpresa para a cidade de Itajubá foi a expressiva queda no número de eleitores registrados, com uma redução de quase 5.500 eleitores desde as eleições anteriores.

Em 2022, Itajubá contava com 73.509 eleitores aptos a votar. No entanto, para as eleições de 2024, o número caiu para 68.018, representando uma redução de 5.491 eleitores, o que equivale a uma diminuição de aproximadamente 7,47%. Este é o menor número de eleitores registrados na cidade nas últimas sete eleições.

Entre os eleitores aptos a votar em 2024, a maioria é composta por mulheres, com 35.682 eleitoras do sexo feminino, representando 52,46% do total. Os homens somam 32.335 eleitores, correspondendo a 47,54% do eleitorado.

Em termos de escolaridade, a maior parte dos eleitores possui ensino médio completo, abrangendo 31% do total. Eleitores com ensino superior completo representam 20,3%, enquanto 17,81% possuem apenas o ensino fundamental incompleto.

A faixa etária predominante entre os eleitores de Itajubá é de 45 a 59 anos, com 17.414 eleitores. Seguem os eleitores com idades entre 25 e 34 anos, que somam 13.288, e os de 35 a 44 anos, com 13.166 eleitores.

A cidade também conta com uma pequena parcela de eleitores que não são obrigados a votar. Entre eles, há 86 jovens de 16 anos e 235 de 17 anos. Além disso, 4.439 eleitores têm entre 70 e 79 anos, e 1.294 possuem mais de 79 anos.

No primeiro turno das eleições de 2022, 54.505 foram às urnas, com uma taxa de comparecimento de 74,55%. 18.819 eleitores não votaram.

Rádio Itajubá

Viver é Perigoso

POR QUE ?



Romeu Zema, único governador eleito pelo partido NOVO, afirmou hoje (29) que o seu partido quer eleger, pelo menos, 15 a 30 prefeitos em todo o país. Segundo o governador, esta vai ser a maior participação do Novo em uma eleição, com cerca de 600 candidatos a prefeito.

Porque o NOVO, não apresentou um candidato para a prefeitura de Itajubá ? 

Viver é Perigoso

REPÚBLICA MADURA

 


Viver é Perigoso

PARADA DE SUCESSOS


Andy Summers, um britânico bem brasileiro. Está sempre no Brasil. Guitarrista do The Police, que injustamente não recebeu crédito de parceiro  na composição de maior sucesso do grupo, assinada por Sting e Stewart Copeland, "Every Breath You Take". Porém é o autor do riff.

Viver é Perigoso

AGORA VAI - II


Aconteceu ontem (28) a Convenção dos Partidos PSDB, AVANTE, PSD, UNIÃO BRASIL. REPUBLICANOS E PRD25, que definiu a chapa para concorrer à prefeitura nas próximas eleições. Como resolvido antecipadamente, foi confirmado os nomes de Rodrigo Riera e Dr. Bob.

Pelas fotos divulgadas, presença de diversos candidatos a vereador, já bastantes conhecidos na cidade.

Taí uma chapa com ligações fortes com a denominada esquerda, também com a direita e com o Centrão.

Tendências para todos os gostos.

Certamente não receberão e não efetuarão críticas, durante a campanha, do pessoal da chapa da direita (Markinhu/Jorge), pois até pouco tempo estavam todos juntos. 

Veremos.

Viver é Perigoso   

JUÍZO MOÇADA !


Depois não vão dizer que foi por falta de aviso.

Uso de Deepfake na eleição

Deepfake -  Contéudo sintético em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos, que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente, ainda que mediante autorização, para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia.

Uma das principais preocupações da Justiça Eleitoral, conhecidas como fakenews 2.0, isso porque a tecnologia não só permite a produção de informações falsas com maior rapidez, como traz um salto na qualidade dessas produções, tornando quase impossível ao olho humano detectar a manipulação realizada por um programa de computador.

Enfim, não se pode, a título de preservar a  liberdade de expressão e vedar a censura, autorizar o uso de tais instrumentos na propaganda ou com fins de propaganda.

OESP

Viver é Perigoso