Translate

terça-feira, 16 de setembro de 2025

CACHOEIRA DO JARDIM - RIO JAGUARI MIRIM

 


BELEZA E CONFLITO

O Rio Jaguari Mirim nasce no Morro do Serrote, em Minas Gerais, e segue por 150 km até desaguar no Rio Mogu Guaçu. Ao passar por Santo Antonio do Jardim, sua quedas d´água formam uma das cachoeiras mais impressionantes do percurso.

Mas essa paisagem foi palco de tensão. Em 1807, tropas mineiras avançaram pela Serra do Caracol e se fortificaram às margens do Jaguari, reivindicando terras paulistas. Em resposta, 50 homens de Mogi Mirim os enfrentaram, forçando a retirada dos mineiros. Para garantir a posse do território, os paulistas incendiaram o quartel recém-construído e deixaram um vigia no local.

Hoje, a Cachoeira do Jardim segue imponente, testemunha silenciosa de um passado de disputas e bravura.

Walter Bianchi

Viver é Perigoso

QUERITE



A Bíblia é um tesouro de sabedoria e histórias que transcendem o tempo. Isso nos leva a desejar compreender melhor o contexto histórico e significados como:

O que significa Querite na Bíblia?

Você encontra esse termo no livro de 1 Reis, capítulo 17. 2,3 e 4, quando Deus instrui Elias a se refugiar na torrente de Querite durante um período de seca e fome:

- Veio-lhe a palavra do SENHOR, dizendo: retira-te daqui, vai para o lado oriental e esconde- junto à torrente de Querite, fronteira do Jordão. Beberás da torrente; e ordenei aos corvos que ali mesmo te alimentem.

A palavra “Querite” tem origens hebraicas onde a palavra para querite é Qerete e pode ser traduzida como “cortado” ou “cavado“, sugerindo a ideia de um lugar escondido ou reservado.

O Riacho Querite é um curso d'água que ficava a leste do rio Jordão, onde o profeta Elias se escondeu durante um período de seca, antes de se mudar para Sarepta. Era um lugar seguro para Elias.

O nome Querite reflete a ideia de que Deus separou Elias de outras pessoas e dos seus planos, para que ele pudesse ouvir mais claramente a voz do Senhor e depender Dele.

Querite ensina a importância de se afastar dos seus próprios planos e desejos para confiar totalmente em Deus, aceitando os cortes que Ele permite em nossas vidas para nosso crescimento.

Viver é Perigoso

TOMOU O BARCO

 


Tomou o barco hoje (16) nos EUA, Charles Robert Redford, Jr. simplesmente, Robert Redford, aos 89 anos. Ator. cineasta e produtor de cinema americano. 

Quem não se lembra dos filmes Caçada Humana, Butch Cassidy, Mais Forte que a Vingança, Um Golpe de Mestre, O Grande Gatsby, Todos os Homens do Presidente, Três Dias do Condor, Entre dois amores e Proposta Indecente, entre outros.

Como diretor consagrou-se ao receber o Oscar por "Ordinary People" de 1980. 

No fim da década de 1980 criou o maior festival americano de filmes independentes, o Sundance Film Festival.

Viver é Perigoso

ANISTIA

 

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO


A crise hídrica nos assusta outra vez

De novo voltamos a perceber a falta de chuvas e os baixos níveis dos reservatórios. Tanto para geração como para consumo/saneamento.

Região Metropolitana de São Paulo já adota medidas visando diminuição do consumo/perdas de água tratada. Redução da pressão é uma delas.

Há 10 anos atrás passamos por coisa pior. Com medidas mais drástica sendo tomadas. Quem não se lembra do uso do volume morto do Sistema Cantareira?

Mas por que acontece de novo? Motivo simples: chuvas abaixo das médias. E novamente os sinais claros das mudanças climáticas extremas. Tanto para a chuva excessiva (como no RS) como para a falta dela. (Sudeste)

Lembrando:

O Brasil perdeu desde 1984 até o ano passado 12 milhões de hectares de áreas naturais. 13% de todo o território nacional!!! E a uma área maior que a Bolívia. Também Brasil perdeu 12% de suas áreas úmidas e alagadas entre 1985 e 2024. O equivalente a aproximadamente 100 mil km². Uma área similar à do estado de Pernambuco. Essa perda de superfície de água foi observada em praticamente todos os biomas. Acelerada pela ocupação do solo. Impulsionado pelo avanço da agropecuária. E agravado por eventos climáticos extremos.

Em 1985 80% do território brasileiro ainda era coberto por vegetação nativa. Em 2024, esse índice caiu para 65%, enquanto 32% da área do país passou a ser ocupada pela agropecuária.

Essa perda da vegetação nativa traz como consequência a diminuição do regime de chuvas.

Mas como a vegetação nativa –florestas “produz” chuva?

As plantas transpiram. É a evapotranspiração. As raízes absorvem água do solo que sobe pelo caule chega nas folhas e sai em forma de vapor d’água. Esse vapor na atmosfera vai produzir chuva. As vezes a centenas de quilômetros. Quando se deslocam assim são chamados de rios voadores. E por isso que chovia regularmente no sudeste e centro oeste. Rios voadores que vinham da Floresta Amazônica e do Cerrado. O desmatamento acelerado está perturbando essa formação. 

O bioma cerrado é um dos mais afetados. Em meio século, desde a década de 1970 a precipitação recuou 21% no cerrado. A média de 680 mm para 539 mm anuais. Rios do cerrado perderam 27% da vazão de água desde aqueles anos. Os mesmos rios que alimentam 8 das 12 principais bacias hidrográficas do país. Uma das chamadas caixas d’água do Brasil está secando. A água para Itaipu p. ex.

A agricultura/pecuária que necessita da água é muitas vezes a que produz o desmatamento.

Círculo vicioso. Ou interrompemos ou....

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso