Translate

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

HAPPY NEW YEAR


Viver é Perigoso

BOM 2026


Caros Amigos e Caros não tão,

Sinceramente grato pela companhia diária neste 2025.

Registramos nosso reconhecidamento pelos camaradas que participam das postagens. O blog não existiria como hoje, sem as presenças dos camaradas, "Mercado Lógico", "Causídico Jurássico", Anselmo, Saulo, Aldo, Roberto Lamoglia, Bah, Humberto, Wartão Bianchi, "Observador de Cena ", Perlustrador da Mantiqueira" e perdão se a memória falhou.

Recordamos com apreço a antiga participação formidável do "Laizzes-Faire", há muito sumido.

Alguns reclamam da não postagem de seus resmungos. Perdão, salvo ligeiras obras de arte expressas, muitas vezes, com uma única palavra como o lacônico "se".

Como está definido no moderno "pai dos burros" chamado Google:  

"Resmungou significa falar baixo, de forma confusa, murmurando palavras com mau humor, insatisfação ou rabugice, como se estivesse resmungando por entre os dentes, expressando descontentamento sem clareza. É o passado do verbo resmungar, e sinônimos incluem rezingar, rabujar, gungunar e resmonear."

Ah, tratamentos ofensivos e insultuosos seguem não encontrando espaço no "vivereperigoso".

Abraços,

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

Joan Miró
Viver é Perigoso
 

TOMOU O BARCO

Jacqueline, Caroline e Tatiana

Familia com tradição de tomar o barco sempre com bastante antecedencia.

Tomou o barco ontem (30), nos EUA, a neta do Presidente John F. Kennedy e Jacqueline Kennedy, Tatiana Schlossberg, com apenas 35 anos, levada por uma forma agressiva de câncer.

Tatiana era filha da Caroline e do Edwin Schlossberg.

Viver é Perigoso

POLISSEMIA



Polissemia - multiplicidade de sentidos de uma palavra ou locução. Palavras como "manga" (fruta e parte da roupa) e "banco" (instituição financeira e assento).

Em primeiro lugar encontra-se a palavra "ponto", que possui 51 significados distintos.

De origem latina (punctum – marca), "ponto" ampliou seus sentidos em diferentes áreas do conhecimento. Na gramática, refere-se aos sinais de pontuação; já em matemática e geometria, indica uma posição no espaço, isenta de dimensões.

Além destes usos, "ponto" adaptou-se a outros contextos como costura (ponto cruz), música (prolongamento de notas), tecnologia (endereços eletrônicos) e medicina (suturas em feridas). Essa versatilidade mostra a constante expansão do vocabulário.

Quais são as aplicações da palavra "ponto" no cotidiano?

No dia a dia, a palavra "ponto" demonstra ainda mais seus diferentes sentidos, estando presente em frases corriqueiras. Utilizamos, por exemplo, "estar no ponto" para indicar o momento ideal ou "ponto de ônibus" para designar locais específicos.

Veja alguns exemplos comuns da palavra em contextos cotidianos:

Ponto de encontro (lugar para reunir pessoas)
Ponto turístico (atração visitada por turistas)
Ponto comercial (local destinado a atividades econômicas)
Bater o ponto (marcar horário de trabalho)

Isto posto, ponto.

EM

Viver é Perigoso