Translate

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

MARASMO GERAL



Preocupados com o marasmo no pequeno vilarejo, as lideranças se encontraram para adotar enérgicas providências.

Foram convocados os presidentes de entidades de classe e sindicatos. O juiz e o promotor não compareceram. Como a reunião marcada para uma sexta-feira, segundo a Folha, nesse dia os expedientes são internos.

O padre e o pastor chegaram adiantados. Todos os pré-candidatos a prefeito, donos de jornais e de rádios.

Vereadores ? somente dez.

Como animar a vila ? como despertar o interesse da população ? como ativar o comércio ? como vender jornais ? como aumentar a audiência das rádios ?

E o desinteresse da população pela política ?

Após 5 horas de acalorado debate, um ex-político, deixando evidente sua disposição para voltar a ativa, levantou-se, limpou a garganta com uma profunda pigarreada e ditou com a voz cavernosa provocada pelo cigarro de tantos anos:

- O povo só se interessa por brigas e desavenças. Na ausência delas, carecemos de provocá-las.

Mas como, indagou um radialista, se todos nos damos bem e estamos embarcados na mesma caravela ?

Fingiremos, afirmou o sábio ancião. Sempre foi o nosso forte.

Anotem, seguiu ele:

O radialista "A " declara publicamente guerra ao radialista "B", que de imediato revidará, lançando uma série de denúncias, estendendendo-as também ao jornalista "C", que por sua vez, entrará na justiça comum, contra três dos vereadores. O prefeito dará a sua parcela de contribuição, ameaçando lacrar uma emissora de rádio. Um vereador denunciará a distribuição de remédios vencidos e uma Ong pedirá a cassação do mandato de um vereador. Bens de alguns cidadãos serão temporariamente alienados.
Alguns vereadores votarão na reprovação de contas de um ex-prefeito, mesmo que seja coisa de dez anos atrás. O partido "D" ameaçará lançar candidatura própria e o jornalista "E" também se apresentará com pré-candidato.

Será necessário muita agitação. Sacolinhas plásticas serão proibidas provocando o caos entre os compradores. Exigiremos a instalação de taximetros e aumentaremos antecipadamente a passagem dos ônibus. Deixaremos em suspense a retomada de terrenos e construções próximas as margens do riacho.

Teremos que manter esse clima até o carro pagar marcha. O que não demorará muito. Após esse período de polvorosa, um grupo indicado por nós, promoverá uma grande campanha para harmonização das forças do vilarejo.

Num definitivo gesto de grandeza, todos cederão um pouco e realizaremos uma inesquecível festa de confraternização, com marchas das famílias partindo de cada bairro, culminando com um grande encontro na rua principal.

No final todos os processos serão arquivados e ninguém sairá prejudicado.

Como sempre digo: Teremos que provocar grandes mudanças para tudo continuar como está.

Será a nossa saída.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA


Ethel Aanyu, nascida em 1994. é uma fotógrafa ugandense que vive e trabalha em Kampala, Uganda.
Em 2020, ela apresentou seu trabalho na Bienal de Arte de Kampala como aprendiz do estúdio de Andrew Tshabangu. Seu trabalho emprega técnicas de camadas digitais de imagens positivas e negativas em preto e branco e imagens coloridas invertidas. Usando principalmente a si mesma como modelo e outras pessoas também, ela encena cenas que retratam autorreações visuais.

Viver é Perigoso

AINDA ESTOU AQUI



É assim que mais de 400 certidões de óbito de brasileiros mortos e desaparecidos durante a ditadura militar passarão a ser registradas:

Causa da morte: "Não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro no contexto da perseguição sistemática à população identificada como dissidente política do regime ditatorial instaurado em 1964.

São documentos que, até o momento, tinham como causa da morte "desconhecida".

As alterações atendem a uma das 29 recomendações do relatório final da Comissão Nacional da Verdade. Instituída em 2011, a Comissão teve o papel de investigar as violações de direitos humanos ocorridas na ditadura. Seu trabalho se estendeu até a entrega do relatório, em 2014.

A determinação do Conselho Nacional de Justiça dará 30 dias aos cartórios para que eles realizem as retificações, a contar a partir da notificação. Devido ao recesso no judiciário, esse prazo ainda não começou a contar.

Viver é Perigoso

OITO DO UM

 

Viver é Perigoso

FEIRA LIVRE


Luiz Eduardo Faria - Ado. Um amigo há quase 70 anos. Fomos colegas de classe no quarto ano primário do, na época chamado, Colégio dos Padres, que funcionou num casarão antigo na mesma praça do Colégio das Irmãs. Obrigatório o uniforme caqui, com túnica estilo militar, que nos dias quentes, ao término das aulas próximo do meio-dia, vestiam as bolsas de couro que portavam os cadernos escolares. Professora: a saudosa Dona Elza Chiaradia.

Grandes amigos. Luiz Dario, Sócrates, Chiquinho Valente, Oscar Navarro, Alfredo Zin Henzel, o alemão, Egberto Tavares, Carlos Roberto Gallo e outros que busco nas lembranças. 

Quase sagrado. Temos nos encontrado às terça-feiras, entre às 7 e 8 da manhã, na Barraca de Pastel da Feira Livre da Boa Vista, que funciona na Av. Dr. Rosemburgo Romano (nome dado pelos amigos da Boa Vista e Morro Chic).

Pois é, ontem dia 6 de janeiro, completou 81 anos (8/1/1944), que o Avô do Ado, então Prefeito Alcides Faria, inaugurou o funcionamento das Feiras Livres no município, sendo a primeira, na Av. São Vicente de Paulo.

Viver é Perigoso  

MERCADO LÓGICO


Sugestão: O novo Secretário Municipal de Ciência &Tecnologia, Industria e Comércio, poderia imprimir, colocar num quadro e pregar na parede do seu escritório, o texto do Mercado Lógico. 


Reforma Tributária: o que conseguimos. 

Balanço geral

Positivo

1- Evidente que os congressistas mexeram. E muito. Mas governo conseguiu manter os pilares da Reforma.

2- Vai ser implementada aos poucos. E teremos que reavaliar. Mas a economia nacional deve ganhar e muito. Principalmente empresas. De novo a simplificação do caos tributário atual é a grande marca. Números já aqui expostos. Mais de 5.100 legislações foram unificadas.

3- Ainda há muita legislação secundária a ser aprovada. Evidente que a reforma vai além de 2024.

4- Luz do sol nos poucos benefícios fiscais que ainda permanecem. Saberemos quem os têm. Regras iguais para empresas iguais.

5- Setores que venceram no varejo: o Agro com a inclusão das carnes na cesta básica. Infelizmente o das armas com a desoneração. A Zona Franca de Manaus que ampliou benefícios. E o imobiliário/construção civil.

6- A Simplificação é patente nas alíquotas: cheia, zero e reduzidas (60, 40,30%). Substituirão mais de UMA CENTENA!

7- Luz do sol também aqui na alíquotas. Todos saberão as percentuais aplicados a cada bem ou produto. Hoje isso é impossível!

8- A carga média sobre o consumo foi mantida (CBS). A geral ainda depende de regulamentações dos estados e municípios (IBS). A geral será a soma do CBS+IBS+IS.

9- Evidente que num sistema hora simplificado a sonegação diminuirá.

10- Devolução de impostos para os mais pobres através do inteligente mecanismo de Cashbak .

11- Fim da horrorosa guerra fiscal entre estados, E até entre municípios. Acabando com o privilégio de umas poucas e grandes empresas. No tempo vai melhorar a arrecadação.

12- Estima-se que 90% das demandas judiciais/tributárias desaparecerão. Desafogando o judiciário.

13- Fim da cumulatividade.

14- A discussão sobre a introdução do IS. Imposto Seletivo ou do Pecado. Para produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Interessante ver a discussão sobre essa incidência nas bebidas açucaradas. Lobby fortíssimo. O Senado tirou e a Câmara recolocou. Mas sua regulamentação (IS) ainda depende de lei ordinária.

Negativo

1- Os políticos acrescentaram dezenas de exceções complicando o que no geral deveria ser simples. Maioria delas fatalmente terão que ser revistas.

2- Incompreensível a posição contrária a Reforma do Partido Novo. Acho que permanece nanico por causa dessas posições. A contrariedade do PL do Jair já era esperava. Ideologizaram uma discussão técnica. E de futuro do pais.

3- Com a reforma implantada totalmente contadores e auditores terão mais dificuldade em conseguir empregos. Área da gestão fiscal e tributária.

No geral sem dúvida um avanço a ser comemorado.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

DIA DO LEITOR



Ex-libris, expressão latina que significa dos livros, dentre os livros de, se caracteriza como uma pequena etiqueta em papel, geralmente, com uma gravura artística, ou um pequeno carimbo, identificando o nome do dono da biblioteca a que pertence a obra, colada ou impressa na face interna do livro, no verso da capa ou da folha de rosto.

O ex-libris de um amigo da Boa Vista, é claro, selo pessoal que ele vem colocando em sua coleção de livros, não poderia identificar melhor quem é o colecionador/leitor. No caso, trata-se do livro escrito por John Kenneth Galbraith.

Viver é Perigoso