Translate

segunda-feira, 22 de junho de 2026

DONA ZULMIRA

 

Viver é Perigoso

COPA DO MUNDO -1950



Meu pai contou muitas vezes e cada vez melhor, com riqueza de detalhes.

Aconteceu em 1950, com os irmãos Riera, Antonio, Luís, Mário e José (meu pai), com idade variando entre 30 e 40 anos, uma histórica viagem ao Rio de Janeiro.

O Sr. José, falava da epopéia que foi a viagem, no sábado, dia 15 de julho de 1950.

Foram(mais de 10 horas de carro), pois a Dutra, com uma pista só e que foi inaugurada em 1951 e com dificuldades diversas.

Foram assistir no dia seguinte (16/7/1950) a final da Copa do Mundo a ser disputada entre o Brasil e o Uruguai. Todos sabem o que aconteceu.

A narração mencionava o sufoco para entrar no Maracanã e de só conseguirem lugar, praticamente tocando a marquise com as mãos. Mais de 200.000 pessoas naquele estádio ainda não terminado. Com muito custo, se ajeitaram no último degrau das arquibancadas, 6 horas antes do jogo começar.

Sem água, sem possibilidade de ir ao banheiro e sentindo a estrutura de concreto armado, literalmente balançar, a coisa começou a se complicar.

Depois de algumas horas de suplício, fizeram uma conferência familiar e votaram por unanimidade pela retirada estratégica, isto é, cair fora antes do início da partida.

Impossível. Não tinham maneira de se deslocar.

O meu Pai, sempre parava a conversa por aí. Ele não demonstrava a mínima vontade de continuar no assunto.

Um dia, durante uma pescaria, de surpresa, ele tomou a iniciativa de dar sequência na conversa sobre 1950.

Disse ele: A verdade, é que após um primeiro tempo de zero a zero, o Friaça (jogador brasileiro), marcou um gol logo no início de segundo tempo.

Foi a véspera do apocalipse. As quase duzentas mil pessoas (ele excluia a si e aos meus Tios), pulavam e gritavam de forma alucinada. A estrutura de cimento começou a vibrar mais e mais. O Tio Antonio, que era o mais velho, gritou se fazendo ouvir: "estamos no arroz", que era uma expressão de desespero na época.

Depois da comemoração, a multidão foi se aquietando, contribuindo para a diminuição da vibração da estrutura do estádio.

Suspirando fundo e enxugando o suor do rosto com a gravata, o meu Tio Antonio, como irmão mais velho, chamou os irmãos para mais perto e disse: Se sair outro gol do Brasil, essa merda cai. No que o Tio Mário completou: Se terminar com esse 1x0, a merda vai cair na comemoração no final do jogo.

Meu Pai deu uma pensada e cochichou com os irmãos: Deixar o estádio agora, não será possível. A única maneira de voltarmos vivos para Itajubá, completou ele, é torcer para os "home" (uruguaios). Fechado.

A reversão de posicionamento foi efetuada discretamente.

Deu no que deu. O Uruguai venceu, e todo a multidão se retirou cabisbaixa, num silencio mortal.

Segundo o meu Pai, ele já havia presenciado velórios mais animados.

Finalizou a conversa e não se falou mais do assunto.

Viver é Perigoso

domingo, 21 de junho de 2026

A BOLA DO ANCELOTTI

 

Viver é Perigoso

É NÓIS MANO


Sob o cartum, segue-se um texto não assinado: 

"Uma sociedade que obriga uma pessoa de 90 anos a usar um smartphone para acessar os seus próprios direitos não é moderna. É uma sociedade que decidiu se livrar de seus idosos. 

Em 2026, tudo virou um aplicativo, um código, um portal. Mas quem construiu este país com as próprias mãos vê-se hoje analfabeto dentro da própria casa. Para marcar uma consulta ou pagar uma conta, é preciso um filho ou neto, quando existe um".  Isso é exclusão. 

A tecnologia deve ajudar, não selecionar quem tem direito à dignidade. Quando deixamos para trás aqueles que vieram antes de nós, não estamos evoluindo —apenas nos tornando mais cômodos e egoístas".

Comentou Ruy Castro sob o tema:

Levei a vida me aplicando para escrever direito, ficar atento à história, entender o que lia. Não tenho mais idade, capacidade ou vontade de me converter em engenheiro eletrônico. E acho burro o sistema binário, o do sim ou não. Prefiro o talvez.

Viver é Perigoso

PORQUE HOJE É DOMINGO



Confia no SENHOR de todo o seu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Provérbios 3 5 - 6

Viver é Perigoso

NADA DE NOVO NO FRONT




A Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) o Sr. Luís Inácio manteve a vantagem e marca 41% no cenário mais provável de primeiro turno ante 31% do Sr. Zero 1. 

Em um segundo turno, ainda para as eleições para presidente, a pesquisa aponta o Sr. Luís Inácio com 47% e o Sr. Zero 1 com 43%.

A pesquisa eleitoral foi realizada na quarta (17/6) e quinta-feira (18/6).

Viver é Perigoso


CARTA QUE RECEBI


20/6/26

Bom dia meu caro !

Vc já ouviu muitas vezes um velho ditado que diz :  " cavalo selado não passa duas vezes." 

Não querendo ser pessimista, mas sendo, não acredito que exista alguma chance de " refazer a república ". 

Tem um outro ditado que vc. deve lembrar que diz : " quem nasceu para ser araruta nunca chega a ser maizena ", e , infelizmente essa é a realidade de quase, senão todos os países da américa latina. Nasceram de projetos errados. 

E quando se descobre que um grande projeto está errado só quando a obra está pronta, tem 2 alternativas : abandoná-la e começar do zero novamente ; a outra é encontrar pessoas competentes para tentar consertá-la. 

No caso da república do Brasil, abandonar tudo e recomeçar não tem como. Encontrar pessoas competentes e capazes para fazer uma limpeza geral nessa imensa máquina estatal totalmente corrompida é uma utopia. 

Então, como vc. costuma dizer : " estamos lascados ". 

Um abraço. P.S. : Desculpa aí o desabafo tão negativo, mas tem hora que eu penso que genética é destino. 

Humberto

Blog: Caro Humberto, considerando o que a vista alcança, concordo em gênero, número e grau.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

John Chair - Vivendas
Viver é Perigoso