Translate

sexta-feira, 26 de junho de 2026

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

 


"Anatomia do Olho e Órbita" - Antonio Aldo Nogueira Gonçalves

Natural quando da visita a um casal de amigos, levar flores, bombons ou alguma lembrança. A ordem natural das coisas foi invertida ontem (25/6). 

Estive com a Moça Bonita Angela e o Sr. Antonio.

Sim, quase todos não atentam. O Moço Bonito chama-se Antonio Aldo. Para Itajubá, Belo Horizonte, Delfim Moreira e Passa Quatro, celebrizou-se só o Aldo.

Livro espetacular e especial considerando que grande parte das ilustrações foram feitas pelo próprio autor. 

Todos sabem que a nossa amizade iniciou-se em 1964 no Colégio de Itajubá. Atravessou incólume toda a adolescência, juventude e podemos afirmar pelos números, vem seguindo durante a quase velhice.

Um exemplo de relacionamento impar. Exceto pela admiração pelos Beatles, discordamos sobre muitos episódios passageiros, sempre com respeito. Nunca divergimos sobre princípios.

Grato Caro Aldo, mas mantendo a minha mania de grandeza, como murmuram meus adversários, proclamo a quatro ventos que somos amigos.

Viver é Perigoso


quinta-feira, 25 de junho de 2026

POESIA NESSA HORA ?



Dor elegante

Um homem com uma dor
É muito mais elegante
Caminha assim de lado
Com se chegando atrasado
Chegasse mais adiante

Carrega o peso da dor
Como se portasse medalhas
Uma coroa, um milhão de dólares
Ou coisa que os valha

Ópios, édens, analgésicos
Não me toquem nesse dor
Ela é tudo o que me sobra
Sofrer vai ser a minha última obra

Paulo Leminski

Viver é Perigoso

VENEZUELA

 

Viver é Perigoso

GAVETA DE MEMÓRIAS

 

Amigos, Marcio, Paulinho Binda, Zé Maria Masseli, agachados, Bebeto Carvalho, Bodinho e o grande Chico Mulato.
Viver é Perigoso

JUIZO MOÇADA



Mais de R$ 500 milhões foram gastos por prefeituras mineiras com shows e eventos apenas em 2025, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). 

Em meio ao debate sobre o uso de recursos públicos para contratar artistas, um projeto que cria limites para esses gastos avançou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O Projeto de Lei 5.764/2020 recebeu parecer favorável da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, ontem (24/6) e agora está pronto para ser votado em primeiro turno no plenário.

A proposta é de autoria dos deputados Antonio Carlos Arantes (PL) e Professor Cleiton (PV) e busca impor regras para a contratação de artistas, duplas, bandas e grupos musicais por prefeituras e órgãos públicos.

O texto aprovado na comissão estabelece que os contratos para shows financiados com dinheiro público não poderão ultrapassar R$ 500 mil ou 1% da receita líquida do município, valendo o menor limite.

A regra inclui não apenas o cachê dos artistas, mas também despesas relacionadas à apresentação, como transporte, alimentação e outros custos específicos ligados à realização de shows, rodeios, festividades e eventos culturais.

Já os gastos com hospedagem, produção local e deslocamento entre hotel e local do evento poderão representar até 10% do valor total da contratação.

Viver é Perigoso

OBSERVADOR DE CENA

 


As IAs, seus possíveis males e as religiões

Como sempre, ou pelo menos nos últimos anos, os Papas estão surpreendendo. No caso Leão XIV na sua última Encíclica Magnifica Humanitas (no aniversário de uma encíclica famosa a Rerum Novarum do Papa Leão XIII logo depois do início de outra grande transformação: 
A Revolução Industrial 1.760 - 1.840) que aborda a salvaguarda da pessoa humana na era da Inteligência Artificial (IA) tocando nos seguintes pontos principais:

1- Que a IA não tenha lógica de exclusão, dominação sobre países e povos e guerras. “Um desarmamento” como o ocorrido na área nuclear.

2- Não acionamento de algoritmos autônomos que possam negar a saúde, trabalho, educação e segurança das pessoas com dados oriundos de preconceitos ou sistema autônomos fora de controle. A dignidade humana deve sempre prevalecer.

3- A tecnologia nova deve servir ao ser humano e não substituí-lo em nome do lucro, defendendo que os sistemas sejam focados na pessoa humana.

4- Combate aqui também a desigualdade que as tecnologias não devem ficar concentradas apenas nas mãos de poucos, aumentando a disparidade a desigualdade e a concentração de renda.

Vendo a IA só sobre o aspecto religioso, tecnologias de IAs, como não poderia deixar de ser dado o seus alcances, têm buscado simular conceitos religiosos. Mas vimos manifestações semelhantes de outros líderes religiosos pelo mundo? da mesma magnitude do Papa? Não.

Riscos estão todos por aí, em todas as áreas do conhecimento e dos comportamentos humanos.

E o que mais assusta é a constatação de que essas novas tecnologias são uma força avassaladora que nós não podemos controlar. Podemos e devemos cobrar das grandes Bigs Techs colaboração com governos e a sociedade por um mínimo de regulação. 

O exemplo dos danos das grandes Redes Sociais estão a vista de todos. E convenhamos IAs sem controle serão muito pior.

Observador de Cena

Viver é Perigoso

quarta-feira, 24 de junho de 2026

O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?


Em depoimento à polícia, o ex-presidente Jair disse que não poderia ficar desarmado, porque estava com três mulheres em sua casa.

O que é isso companheiro. Condomínio fechado de alto padrão, policiamento externo e capital federal ?

Ou o perigo estaria...  ?

Para quem está chegando agora, a arma foi apreendida durante uma blitz com o sargento Estácio Leite da Silva Filho. Na abordagem, ele se identificou como sendo do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) atuante na segurança do ex-presidente a quem pertencia a arma. O sargento também afirmou que a arma  apresentava defeito e o Sr. Jair teria pedido  para que verificasse o problema.

Viver é Perigoso

GAVETA DE MEMÓRIAS

 


Dona Zirita, Zezé Barbedo e Dalton Barbosa

Viver é Perigoso