Segundo a Igreja Católica, hoje, 3 de fevereiro é o dia de São Brás.
Intressante: quando menino na Boa Vista, é claro, independente de ser católica ou evangélica, as mães, avós e tias, rogavam de imediato a São Brás quando uma criança dava uma, mesmo leve, engasgadinha.
Dizem os livros, que certa vez, uma mãe desesperada procurou o Sr. Brás, que ainda não era santo, mas médico, porque seu filho estava quase morrendo com um espinho encravado na garganta. O Dr. Brás olhou para o céu, rezou e, em seguida, fez o sinal da cruz na garganta do menino. No mesmo instante, ele ficou milagrosamente curado. Por esse milagre, em todos os lugares do mundo, quando uma criança ou qualquer pessoa se engasga, a invocação direta ao Santo logo é rezada: "São Brás te proteja." Ou simplesmente: "São Brás."
Em tempo, São Brás nasceu na cidade de Sebaste, Armênia perto do ano 300. Num certo tempo, começou a questionar sobre sua profissão de médico, pois queria servir a Deus, mas não sabia como. Resolveu, então, tornar-se um eremita e ficar em constante oração. Assim, viveu numa gruta por muitos anos.
São Brás tomou o barco, por iniciativa brutal do governador, no dia 3 de fevereiro de 316.
Viver é Perigoso