Translate

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

CANTINHO DA SALA

 

John Chair - Paleta (2007)
Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO




Meu Miojo - Receitas e Histórias - Vários Autores - Editora CookLovers - 98 páginas

Uma luta épica realizada para encontrar um exemplar do livro. Pesquisas e mais pesquisas na internet, vasculhando livrarias, sebos e claro, até o fabricante Nissin. Finalmente consegui por apenas R$ 25,00, acreditem, na Shopee.

Confesso que nunca fui chegado num miojo. A aproximação aconteceu por influência direta dos netos quando na casa dos avós. Comprovadamente são desestimulados do consumo, quando em suas residências.

O miojo é um prato simples que, justificando um pouco a preguiça, pode-se tornar uma combinação mágica. Receitas e histórias dos Chefs Carla Pernambuco, Emmanoel Bassoleil, Erik Jaquin e outros famosos.

Diz o premiado cozinheiro Pier Paolo Pichi

Simples e gastronômico. Essa é a minha definição do Miojo - um prato que eu até faria no restaurante porque tenho certeza de que faz bonito no cardápio. Acho que comecei a ver o Miojo assim quando estudava fora do país e, com um orçamento mais modesto, era o que cozinhava quando chegava em casa e tinha preguiça de preparar outra coisa. Por isso. quis manter a simplicidade dele e misturá-lo ao meu DNA italiano, que está em todas as minhas receitas. Fiz com alho, tomate e manjericão, que é uma receita prática, barata e capaz de matar a fome de um estudante num instante. Ainda por cima é uma combinação supergastronômica que lembra a infância de qualquer um que seja italiano ou descendente, e faz parte de todas as casas e restaurantes italianos . Outra sugestão é a que está neste livro, com manteiga e sálvia. Nada mais clássico. Uma releitura do pomodori basílico, que é a base de muita coisa na cozinha italiana. Outro teste que vale a pena é o Miojo com parmesão ralado e azeite. Mas tem que ser muito azeite. Faz toda a diferença

Viver é Perigoso

MOÇA BONITA



Flor Bela Lobo, simplesmente, Florbela Espanca, poetisa portuguesa nascida em 1894.

Tomou o barco em 1930, por iniciativa própria, com apenas 36 anos.

Escreveu poemas e contos. Traduziu vários romances e colaborou ao longo da sua vida em revistas e jornais É à sua poesia, quase sempre em forma de soneto, que ela deve a fama e o reconhecimento. A temática abordada é principalmente amorosa. O que preocupava mais a autora era o amor e os ingredientes que romanticamente lhe são inerentes: solidão, tristeza, saudade, sedução, desejo e morte.

A sua vida, de apenas 36 anos, foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos, que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade.

Foi casada por três vezes.

Viver é Perigoso

SEM DÚVIDA

 

Viver é Perigoso

AGUARDEM PARA BREVE PEDIDO DE DESCULPAS



Declaração de Ratinho feita na rádio Massa FM, de sua propriedade, após a participação de Chico e Caetano nas manifestações contra a PEC da blingagem e contra a anistia aos condenados no 8 de Janeiro, realizada em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 21 de setembro.".

"Rico de esquerda é fácil. Chico Buarque ser de esquerda é fácil. Bebe champanhe, come caviar. O Caetano Veloso ser de esquerda é fácil, come caviar, mora no Rio de Janeiro, pega dinheiro da Lei Rouanet, aí é fácil"

Em decisão de quinta (2), o juiz Victor Agustin Cunha Jaccoud Diz Torres, da 41ª Vara Cível do Rio de Janeiro, deu um prazo de cinco dias para que os três réus se retratem dos comentários ou demonstrem minimamente em juízo a veracidade [do que disseram]  - notadamente quanto ao recebimento, pelo autor, de recursos públicos da Lei Rouanet ou das gestões do Partido dos Trabalhadores.Tudo sob pena de se configurar crime de desobediência, o que, em tese, justificaria a prisão em flagrante"

Também foram acionados na Justiça os youtubers Thiago Asmar (Pilhado) e a suplente de vereadora de Teresina, Samantha Cavalca (PP).

Viver é Perigoso

RAZÃO PARA MUITA ALEGRIA

 


A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) destaca-se no cenário científico internacional com 57 pesquisadores(as) incluídos(as) nas listas dos 2% melhores cientistas do mundo, elaboradas anualmente pela Universidade de Stanford (EUA) e publicadas pelo repositório de dados da editora Elsevier. O ranking reconhece pesquisadores(as) cujos trabalhos tiveram maior impacto em suas áreas, utilizando métricas de citação padronizadas.

A edição de 2025 apresenta duas perspectivas de análise: a lista que considera o impacto cumulativo ao longo de toda a carreira acadêmica, que contempla 27 pesquisadores(as) da Unifesp; e a lista que avalia apenas as citações recebidas durante o ano de 2024, a qual inclui 30 pesquisadores(as) da instituição.

Os(As) pesquisadores(as) contemplados(as) atuam em diferentes áreas do conhecimento, incluindo oftalmologia, psiquiatria, nefrologia, dermatologia, cardiologia, medicina de urgência, biofísica, gastroenterologia, pediatria, obstetrícia, infectologia, cirurgia plástica, biologia celular, ciências de alimentos, parasitologia, psicobiologia, ciências do mar, diagnóstico por imagem e medicina intensiva, demonstrando a diversidade e o caráter multidisciplinar da pesquisa desenvolvida na universidade.

O levantamento utiliza dados da plataforma Scopus - a maior base de dados de resumos e citações de literatura científica global – a partir de 1º de agosto de 2025, abrangendo citações até o final de 2024. Os indicadores utilizados, como índice h, índice ajustado por coautoria, posição do autor nos artigos e o indicador composto (c-score), permitem medir o impacto científico das pesquisas e não apenas a quantidade de artigos escritos. Ajustes para autocitações e citações de artigos retratados garantem maior precisão e transparência na avaliação.

O reconhecimento reforça a excelência da pesquisa desenvolvida na Unifesp e consolida a instituição entre os centros de referência no cenário científico global, destacando a dedicação, inovação e colaboração de seus(uas) profissionais.

Lista dos(as) mais influentes ao longo da carreira (organizada conforme a divulgação oficial):

Sergio Brasil Tufik
Marco Giuseppe Patti
Esper Abrão Cavalheiro
Jair de Jesus Mari
Arnaldo Lopes Colombo
Marcos Bosi Ferraz
Cleusa Pinheiro Ferri
Elisaldo Luiz de Araujo Carlini
Rogério Meneghini
Nobuko Yoshida
Luiz Rodolpho Travassos
Monica Levy Andersen
Daniel Araki Ribeiro
Álvaro Nagib Atallah
Luiz Roberto Ramos
Rubens Belfort Junior
Flávia Ribeiro Machado
Maria Regina Torloni
Eduardo Büchele Rodrigues
Lydia Masako Ferreira
Hélio Tedesco Silva
José Álvaro Pereira Gomes
Fabio Xerfan Nahas
Fernando Augusto Mardiros Herbella
José Osmar Medina Pestana
Rachel Riera
Italo Braga de Castro

Viver é Perigoso

CONVERSA FIADA



Outros tempos quando ainda não havia metanol nos drinks. O encontro entre colegas formados há séculos corria solto no Pé de Porco.

Um dos exaltados indagou do colega, como diziam antigamente, nascidi e criado na terrinha:

Quais são as personalidades mais importantes nascida aqui na sua terra ? Não me cite o Dr. Wenceslau, que todos sabem é natural de Brasópolis e nem do Dr. Theodomiro, que é nascido em Maria da Fé.

Vozes alteradas e princípio de movimentação física, em princípio controlada pelos mais calmos.

A coisa ferveu de vez quando um alienígena que aqui veio estudar, lançou sobre o plenário: 

- Seria verdade que descobertas recentes em cavernas existentes na Serra da Mantiqueira, manuscritos mantidos em total sigilo, devidamente traduzidos diziam, Ita = povo, Juba = chato ?

O encontro foi encerrado quando um ex-formando, tido como um dos melhores da turma, levantando-se proferiu.

- Os nativos tinham uma visão geral das coisas.

Viver é Perigoso