Translate

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

ENNIO MORRICONE - TRILHAS SONORAS


Comigo acontece muito. Lembro-me da trilha sonora e não de detalhes do filme.

O italiano de Roma, onde nasceu em 1928, Ennio Morricone está entre os gigantes como Bernard Herrmann, John Williams, Nino Rota, Hans Zimmer e Max Steiner.

Morricone trabalhou extensivamente para todos os gêneros de filmes com diretores como Bernardo Bertolucci, Mauro Bolognini, Giuliano Montaldo, Roland Joffé, Roman Polanski e Henri Verneuil. Sua filmografia inclui mais de 70 filmes premiados,

Depois de tocar trompete em bandas de jazz na década de 1940, tornou-se arranjador de estúdio para a RCA Victor e, em 1955, começou a escrever para cinema e teatro. Ao longo de sua carreira, compôs músicas para artistas como Paul Anka, Mina, Milva, Zucchero e Andrea Bocelli.

De 1960 a 1975, Morricone ganhou fama internacional por compor músicas para Westerns,  com uma estimativa de 10 milhões de cópias vendidas. Sua trilha sonora para The Good, the Bad and the Ugly (1966) é considerada uma das trilhas sonoras mais influentes da história e foi introduzida no Grammy Hall of Fame. 

Morricone viveu na Itália a vida inteira e nunca desejou viver em Hollywood. Ele se descreveu como um esquerdista cristão, afirmando que ele votou na democracia cristã (DC) por mais de 40 anos e, após sua dissolução em 1994, ele se aproximou da coalizão central de esquerda.

Ennio Morricone é vencedor de dois Oscars.

Procure assistir, " Ennio: Il Maestro ",  um documentário sobre o lendário compositor. O documentário segue a carreira do compositor com entrevistas e depoimentos de artistas e diretores como Quentin Tarantino, Quincy Jones, Bruce Springsteen, John Williams, Clint Eastwood e outros. O longa também traz outros fatos não revelados sobre o compositor, como seu amor por xadrez, que pode ter ajudado em suas composições, seu pensamento e motivos por trás de cada faixa.

Morricone tomou  barco em 2020 com 92 anos.

Viver é Perigoso

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

 

'Seca na Amazônia', foto de Lalo de Almeida


Insurreição', foto de Gabriela Biló 

Os fotógrafos Lalo de Almeida e Gabriela Biló, ambos premiados na edição deste ano do World Press Photo, o mais importante concurso de fotojornalismo do mundo

Lalo conquistou o prêmio individual da América do Sul com "Seca na Amazônia", retrato do sofrimento de povos indígenas em Porto Praia devido à crise ambiental.

Gabriela Biló, por sua vez, traz "Insurreição", que recebeu uma menção honrosa. A fotógrafa traz uma imagem dos ataques a insttuições democráticas, em Brasília, de 8 de janeiro de 2023.

Viver é Perigoso

MANIQUEÍSMO



" Maniqueísmo, está no Houaiss, é "qualquer visão do mundo que o divide em poderes opostos e incompatíveis". Talvez tenha faltado dizer que, nessa divisão, um dos lados representa o bem e o outro, o mal.

A palavra é derivada do nome de Maniqueu ou Manes, pregador religioso persa que difundiu no século 3º o dualismo cristalino de um conflito cósmico entre luz e trevas.

Maniqueu situava o mal no reino da matéria, da carne, e o bem no do espírito, mas isso não importa aqui. A palavra maniqueísmo entrou para o vocabulário comum no século 19 em sentido secular mesmo, na acepção estendida ali de cima.

Sempre teve, nesse sentido, carga negativa. Uma visão de mundo maniqueísta peca pelo perigoso simplismo das explicações chapadas para realidades humanas que, bem investigadas, revelam-se mais complexas do que isso... "

Nesta quarta (6) acordei com a notícia de que o mal venceu. Não sei o que fazer disso. Saio de férias para tentar descobrir.

Sérgio Rodrigues

Viver é Perigoso

POR ONDE ANDARÁS ?


Completa hoje 78 anos (7/11/1948) da fundação do Arquivo da Imprensa e de História de Itajubá, por iniciativa do jornalista João Aldano da Silva, que depois de reunir um valioso acervo de coleção de jornais e revistas de Itajubá e de obras subsidiárias para a pesquisa do passado da cidade doou toda essa hemeroteca, como também o apartamento na Rua Dr. Pereira Cabral para a instalação do arquivo.

A instituição se compremeteu a prosseguir a organização e zelar convenientemente todo o material arquivado após a morte do doador.

Essa valiosa doação está registrada sob o nº 2.315, no Livro "B" nº 10, folha 38, de 09/11/1984, no Cartório do Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas da Comarca de Itajubá.

Em tempo, consta do material doado, a coleção completa de "O Itajubá", fundado em 1872 e que teve a duração de 18 anos e de "A Verdade", fundada em 1886 e que teve longa duração.

Viver é Perigoso 

LEMBRANDO CHAPLIN

 

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO


A marcha da Insensatez americana

Incrível essa escolha. Um cara contra a ciência. Negacionista do aquecimento global. Retirou o EEUU do acordo de Paris em 2017. Deixou a companhia de 192 países para se juntar unicamente a Síria do Bachir Al Assad.

Na contra mão do mundo defende combustíveis fósseis.

Mesmo com as consequências ainda de 2 furacões devastadores. Que recentemente atingiram o país. E sua querida Flórida.

Não dá para entender a escolha.

O mundo todo pagará caro.

Definitivamente lascados

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?



Jair, afirmou ontem, quarta-feira (6) considerar a eleição de Donald Trump à Casa Branca um "passo importantíssimo" para seu "sonho" de disputar a eleição de 2026 e voltar ao Palácio do Planalto em 2027.

Viver é Perigoso