Translate

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

QUEM NÃO SE COMUNICA

 

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Cícero Dias - Cabaré (déc 1920)

Uma obra inédita do pintor Cícero Dias será exibida em uma nova exposição no Farol Santander. "Cícero Dias — com Açúcar, com Afeto", que abrirá em 24 de janeiro como parte das comemorações dos sete anos do espaço cultural no centro de São Paulo.

A tela "Cabaré", dos anos 1920, feita em aquarela sobre papel (49,5 x 29,5 cm), foi comprada por um colecionador francês em 1930, após mostra do artista em Paris. A peça retornou ao Brasil recentemente, quando foi adquirida por colecionadores locais, que a emprestaram para a exibição no Farol Santander.

Viver é Perigoso

BEAU GESTE

 


Como não poderia deixar de ser, o Estadão, abriu espaço nos seus editoriais para o STF, no caso, à manifestação do Ministro Luís Roberto Barroso.

Segundo o Ministro, no último ano, o jornal O Estado de São Paulo produziu mais de 40 editoriais tendo por objeto o Supremo Tribunal Federal ou o Conselho Nacional de Justiça.

Prosseguindo - e praticamente todos os editoriais foram duramente críticos, com adjetivos e tom raivoso. Ainda que não deliberadamente, contribuem para um ambiente de ódio institucional que se sabe bem de onde veio e onde pretendia chegar,

Justifica o Ministro Barroso afirmando que o STF é o tribunal mais produtivo do mundo e mais transparente, tendo proferido mais de 114 mil decisões apenas em 2024. É possivel não gostar da Constituição e do papel que ela reservou para o STF. Mas criticar o Supremo por aplicar a Constituição é que não é justo.

O STF tem três grandes missões: assegurar o governo da maioria, preservar o Estado de Direito e proteger os direitos fundamentais.

Blog: A isso se chama democracia.

Viver é Perigoso



RACHA NA DIREITA



Steve Bannon, radical direitista, ex-assessor do Donald e chegado na família do Jair, em entrevista ao italiano Corriere della Sera, abriu a caixa de ferramentas para desancar o monetarista e também direitista, Elon Musk.

O vivo Musk, que investiu US$ 270 milhões na campanha do Donald, contraria os direitas pioneiros como Bannon, na questão da imigração. Musk se posiciona a favor da imigração legal como forma de atrair talentos para o país (vistos H1-B).

Bannon não hesitou em rotular Musk como “racista” e “do mal”, que está mais interessado em acumular riqueza e poder do que em defender os interesses dos trabalhadores americanos.

Oxalá esse racha não prejudique os interesses da família do Sr. Jair, começando pela não oficialização do convite para a posse do Donald, marcada para a próxima segunda-feira.

Viver é Perigoso

CAROS COMENTARISTAS


Os comentaristas oficiais do "ViveréPerigoso", desde os seus primeiros posts, são também identificados por uma imagem escolhida pelo Zelador. Fica à disposição de todos seguir com a mesma ou sugerir alteração. 

Viver é Perigoso

PERLUSTRADOR DA MANTIQUEIRA



Carta que escrevi – Perlustrador da Mantiqueira

Prezado Edson/Zelador,

Não nos conhecemos pessoalmente, e acredito que isso será difícil de acontecer. Eu só o vi pessoalmente uma vez na calçada da “Nossa Escola”, quando o senhor estava indo ao velório de um Colega que “tomou o barco”. Reconheci-o pelas poucas fotos que você posta e das quais já apareceu nos noticiários da “terrinha”.

Venho de uma família simples do bairro do Cruzeiro. Bairro este que, por muito tempo, foi temido devido ao “Beco dos Canudos” e ao “Bar Último Gole”, que ficava de frente para o cemitério. O bloco de carnaval do bairro também fez história no passado. A famosa Rua da Floresta (do antigo café/torrefação) sempre foi passagem para quem ia para Maria da Fé ou para os bairros rurais como o Retiro (onde fica o Clube Itajubense), o Juru (do Colega da “Nossa Escola” da Aguardente Musa), a Serra dos Toledos, a Peroba, o Ano Bom, o Rio Manso, a Ilha (do outro lado do Rio Lourenço pertencente à Maria da Fé), dentre outros. Alguns desses locais também foram parte do meu cotidiano.

Minha família nunca teve vocação para a política, apesar de alguns membros terem se registrado em um partido em certa eleição municipal da “terrinha”. Eu, como um dos filhos mais novos, tive a oportunidade e o privilégio de ter colegas com os quais pude perceber que uma maneira de mudar a realidade simples na qual eu vivi era por meio da Educação.

Não sei como e nem quando, na época que eu acompanhava a realidade da “terrinha” mais de perto, tive a oportunidade de conhecer o seu Blog. No início, eu só postava anonimamente, mas depois achei prudente criar um “usuário”, que ainda assim é “anônimo”.

Depois de morar no interior e na capital de SP por quase dez anos, hoje, novamente vivendo no interior de MG, mas longe da “terrinha”, pude adquirir um pouco mais de conhecimento sobre a “política e outros assuntos cotidianos do nosso Brasil e Mundo”. Confesso que não sou um leitor contumaz de livros, mas alguns assuntos me chamam a atenção.

Esta “carta” é apenas para lembrar que este “anônimo” existe – Perlustrador da Mantiqueira – e que de alguma forma se identificou com o posicionamento do Blog Viver é Perigoso. Tentei ler Guimarães Rosa, mas até os professores de literatura disseram na época que era difícil. Se ainda houver tempo e disposição, convido-o a escrever um livro do/sobre o blog, com certeza será um documento que ficará para a história da “terrinha”.

Sigamos hoje, do alto das mais diversas alterosas desse mundo denominado Minas Gerais, dando nossa opinião e, quando possível, na maioria das vezes deixando de dá-las, pois, falar é prata e ouvir é ouro.

Abraço,

Perlustrador da Mantiqueira

Viver é Perigoso