Donald de novo erro crasso
"Errar é humano, persistir no erro é burrice, mas persistir na burrice, é pedir pra ser vice." do blog Tumbir
Os ataques e ações do Donald aos organismos multilaterais já foram comentados aqui. Mas ele ataca e força acordos comerciais individuais entre países. Usa o tarifaço como arma.
Coisa já vencida décadas atrás. Afinal não globalizamos?
Felizmente a reação está em curso. Lenta e demorada mas está. Com um não tão novo protagonista a UE – União Europeia com seus 27 membros. Uma potência apostando no que ela é. No multilateralismo.
O primeiro passo foi dado no mês passado com o acordo com o Mercosul. Brasil – Argentina – Paraguai – Uruguai. Ainda tem percalços a vencer mas avança. Um mercado de 720 milhões de pessoas. PIB de 22 trilhões de dólares! Enquanto o Donald impõe tarifas esse acordo vai eliminar no futuro 90% delas. De ambos os lados. E introduzindo graças a Deus compromissos ambientais rigorosos. Mas é mais que isso pois incorpora temas como diálogo político e cooperação em todas as áreas. Entre os entes nacionais. Exatamente o que o Donald também não quer.
Mas de novo graças a Deus não ficou por aí. A UE acaba de assinar um acordo semelhante com a Índia. Chamado de “A mãe (ou seria melhor o pai?) de todos os acordos”. Ali também 20 anos de negociações. Esse acordo compreende um mercado de 2 bilhões de pessoas!!! E um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) global= 29 trilhões de dólares!!!!
Mas por que tudo isso está acontecendo agora? Com certeza por causa das decisões inconsequentes do Donald. Dadas principalmente pela imprevisibilidade. E decisões economicamente erráticas colocando desconfiança entre parceiros seculares . Ao contrário dos europeus vistos como confiáveis.
Não por acaso o dólar está caindo no mundo todo. E o ouro passou a ser “moeda de porto seguro” no seu lugar. Valorização de 60 % ano passado. A registrar também a enxurrada de dólares entrando no Brasil. Principalmente na B3. Entraram até 20 de janeiro =23 bilhões de reais!! 90% de tudo que entrou no ano passado inteiro.
Pelo lado do Donald – economista por formação – alguma alteração de rotas? Como diria um amigo no seu mineres: duvideodó .
A marcha da insensatez não é só no meio ambiente. Está presente em tudo. Principalmente na geopolítica.
Enquanto isso e por causa disso a China continua nadando de braçada.
PS - Entrando numa área que não domino mas dá pra entender na maior democracia do mundo se tolerar as ações absurdas do ICE?
Mercado- Lógico
Viver é Perigoso