
Pensar política é gostoso principalmente quando não se está diretamente envolvido em eleições. Aqui no interior, embora não tenhamos tantas informações "de cocheiras", levamos vantagem por não sermos assediados por "verdades plantadas" e envolvimentos pessoais.
O nosso Estado tem 10,7% do eleitorado brasileiro, isto quer dizer, 14,3 milhões de eleitores. Na eleição de 2006, tanto Lula quanto Aécio tentavam a reeleição.
Aécio teve 77,03 % dos votos dos mineiros.
Lula teve 65,2% e Alckmim 34,8%, mesmo sendo do mesmo partido e teoricamente apoiado pelo Aécio. (configurou-se o que foi chamado na ocasião de "votação Lulécio").
Desta vez os dois políticos estão fora do combate para cargos executivos (Aécio deverá sair para o Senado).
Se Aécio conseguir transferir uma parte substancial do seu prestígio acumulado, tem grandes chances de eleger o seu sucessor Anastasia.
Quem conseguirá transferir mais votos em Minas Gerais para os candidatos a presidente ? Lula para a Dilma ou Aécio para Serra?
Lula virá com tudo, inclusive sacrificando uma eventual candidatura do PT mineiro, objetivando obter um palanque único e apoio do PMDB. Ninguém tem dúvida do empenho de Lula em nosso Estado para ganhar a eleição para presidente.
Aécio viria com tudo para ajudar o PSDB e o Serra ?
Eis aí o enigma. Em 2002 com o próprio Serra como candidato e em 2006 com o Alckmim, isso não aconteceu.(vide números lá em cima)
Numa maneira simplista de ver, Lula quer a vitória Dilma em Minas e dane-se o resto: PMDB, PT, Hélio, Pimentel, Patrus, Virgílio, etc.
Poderia pensar o mesmo de Aécio. Quer a eleição de Anastasia e que o resto que se vire. (para o Senado ele irá mesmo sem pedir um voto)
Quase diria que Aécio e Lula almejam a mesma coisa.
Pelo seu caráter, jamais Aécio apoiaria uma ideia dessas. O que poderia acontecer (em termos de eleições presidenciais) e aproveitando a copa do mundo, seria atuar mais no meio do campo, tocando bola com categoria e esperando o tempo passar.
Agora, se ele vestir realmente a camisa do Serra, saiam da frente.
Veremos.
ER