![]() |
Lygia Clark (1952) |
Viver é Perigoso
Antes que me torne um eremita completo, ocuparei este espaço para falar e discutir um pouco, com simplicidade, sobre a vida, com suas alegrias e tristezas. Pode ser que acabe falando comigo mesmo. Neste caso, pelo menos prevalecerá a minha opinião.
O que acontecia no Brasil, em especial no Rio de Janeiro no período de 1935 e 1945, quando da 2ª Guerra Mundial.
"Trincheira Tropical", Ruy Castro, Companhia das Letras, 413 páginas.
O Rio de Janeiro fervilhava, com 1,8 milhões de habitantes, 215 mil estrangeiros, onde se discutia se vivia os ecos da guerra.
Havia espiões e não poucos. Marcações severas em cima dos judeus, oscilações do governo brasileiro sobre que apoiaria na guerra.
Interessante conhecer importantes figuras do cenário nacional favoráveis a Hitler e principalmente Mussolini com a inquestionável influência sobre o integralismo brasileiro.
O que se cantava, assistia e festejava enquanto o mundo estava em chamas. Uma história que não foi contada.
Bom de ler.
Viver é Perigoso
Conversa ouvida ontem nas proximidades da Igreja de São José após a missa das 8 horas, entre um grupo de torcedores conhecidos. Lá estavam um Vascaíno, um Atleticano, um Cruzeirense, um Corintiano, um Santista e um São Paulino. Parecia até que combinaram um encontro para discutir o mundial de clubes.
- Alfredão, o líder, disse em alto e bom som: Companheiros, não aguento mais. Estou exausto. Como cansa torcer contra. Faz mais de uma semana que às 13, às 16, às 19 e 22 horas gasto torcendo contra. Os times aos quais estou sendo levado a torcer, brigam, brigam e no fim entregam a rapadura e pior, nem sei bem pronunciar o nome deles.
- Disse o Almeidinha, Caro Alfredão, fazer o quê ?
- Completou o Geraldo da Léa: - Alguém tem notícias sobre os nossos times e jogadores :
- Juvenal pegou de bate-ponto: Vi num jornal uma foto do Hulk em férias com a patrôa lá pelas Europas.
- Gente, completou o Gilberto, melhor esquecer isso. Comprei para o meu menino uma camisa do PSG e ele nem quer usar.
Viver é Perigoso