Translate

segunda-feira, 23 de junho de 2025

CANTINHO DA SALA

 

Lygia Clark (1952)

Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

 


O que acontecia no Brasil, em especial no Rio de Janeiro no período de 1935 e 1945, quando da 2ª Guerra Mundial. 

"Trincheira Tropical", Ruy Castro, Companhia das Letras, 413 páginas.

O Rio de Janeiro fervilhava, com 1,8 milhões de habitantes, 215 mil estrangeiros, onde se discutia se vivia os ecos da guerra.

Havia espiões e não poucos. Marcações severas em cima dos judeus, oscilações do governo brasileiro sobre que apoiaria na guerra.

Interessante conhecer importantes figuras do cenário nacional favoráveis a Hitler e principalmente Mussolini com a inquestionável influência sobre o integralismo brasileiro.

O que se cantava, assistia e festejava enquanto o mundo estava em chamas. Uma história que não foi contada.

Bom de ler.

Viver é Perigoso

 

MOMENTOS MÁGICOS


Em 9 de julho de 1995, o Grateful Dead realizou seu último show em Chicago. 

Apenas um mês depois, seu líder, Jerry Garcia, faleceu aos 53 anos devido a complicações de diabetes. Apesar de inativos durante a segunda metade daquela década, eles foram a segunda banda com maior bilheteria da década de 1990, superados apenas pelos Rolling Stones. 

Este não foi o único recorde quebrado pela banda, formada em Palo Alto, Califórnia, em 1965: estima-se que, durante seus 30 anos de carreira, eles tenham tocado ao vivo para cerca de 25 milhões de pessoas (tornando-os o grupo com o maior público da história do rock). 

Seu maior público aconteceu em 1973, no festival Summer Jam at Watkins Glen, que teria atraído 600.000 pessoas. Pouco antes do fim da carreira, eles atraíram 90.000 pessoas para seu show histórico com Bob Dylan em Vermont, também nos EUA.

Eles também são o grupo com o maior número de álbuns nas paradas de sucesso do país, um dos fenômenos sociais e culturais que definiram o século XX na América do Norte, intimamente ligado ao nascimento da contracultura dos anos 1960.

Para aqueles que buscam mergulhar em seu universo, sua gravadora, a Warner, também acaba de lançar sua primeira coletânea de grandes sucessos em vinil single. O título é "Greatest Hits" e inclui nove faixas.

El País

Viver é Perigoso

UMA TRISTEZA SÓ


Conversa ouvida ontem  nas proximidades da Igreja de São José após a missa das 8 horas, entre um grupo de torcedores conhecidos. Lá estavam um Vascaíno, um Atleticano, um Cruzeirense, um Corintiano, um Santista e um São Paulino. Parecia até que combinaram um encontro para discutir o mundial de clubes.

- Alfredão, o líder, disse em alto e bom som: Companheiros, não aguento mais. Estou exausto. Como cansa torcer contra. Faz mais de uma semana que às 13, às 16, às 19 e 22 horas gasto torcendo contra. Os times  aos quais estou sendo levado a torcer, brigam, brigam e no fim entregam a rapadura e pior, nem sei bem pronunciar o nome deles.

- Disse o Almeidinha, Caro Alfredão, fazer o quê ? 

- Completou o Geraldo da Léa: - Alguém tem notícias sobre os nossos times e jogadores :

- Juvenal pegou de bate-ponto: Vi num jornal uma foto do Hulk em férias com a patrôa lá pelas Europas.

- Gente, completou o Gilberto, melhor esquecer isso. Comprei para o meu menino uma camisa do PSG e ele nem quer usar.

Viver é Perigoso  

OBSERVADOR DE CENA



Ninguém defende mais o chefe do Grande Irmão do Norte. 

Pudera. Não dá pra defender maluco.Com sua "inteligência" e instigado inteligentemente pelo Bibi Netanyahu , atacou as usinas nucleares e jogou o Irã contra a parede.

Situação de hoje: ou o Irã fabrica a bomba e imporá medo a seus inimigos (política de dissuasão), ou se resigna e continuará humilhado. Os aiatolás deve estar pensando como a Coreia do Norte, Índia e Paquistão. Todos têm as bombas nucleares. Ninguém mexe com eles.

Nem o, as vezes valente Donald. Pergunta que não quer calar? será possível que os iranianos sabedores das potentes bombas americanas não tenham já retirado o urânio enriquecidos das usinas atacadas?

O "propagador" da paz com sua ação tornou o mundo mais seguro? Evidente que não. E pode vir aí uma inflação mundial, quando todos irão pagar por causa da alta petróleo. 

Como diz um camarada daqui estamos lascados.

Observador de Cena

Viver é Perigoso

MUNDO DOIDO

 

Viver é Perigoso