Translate

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

OUTROS TEMPOS


Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 


José Leonilson Bezerra Dias, simplesmente Leonilson, moço nascido em Fortaleza em 1957, foi um pintor, desenhista e escultor brasileiro.

Em 1961 mudou-se com a família para São Paulo. Entre 1977 e 1980 cursou educação artística na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Sua primeira viagem ao exterior acontece em 1981. Em Madrid, Leonilson realiza sua primeira exposição individual na Galeria Casa do Brasil. Em 1982 volta à Europa e viaja pela Itália, Alemanha e Portugal. Em 1985 expõe individualmente na Galeria Pellegrino, em Bolonha. No mesmo ano, participa das Bienais de São Paulo e Paris.

Mas é nos primeiros anos da década de 1990, que o artista firma-se como um dos destaques no panorama cultural brasileiro, com uma obra contundente, expressando como nenhum outro, os dramas e as angústias do homem contemporâneo. 

Nesse ano (1990), vai a Londres (duas vezes), Nova York, Paris, Veneza e Amsterdã, com exposição individual na Pulitzer Art Gallery. Recebe o Prêmio Brasília de Artes Plásticas, no Salão Nacional.

Em março de 1991 inicia as ilustrações da coluna semanal de Barbara Gancia no jornal Folha de S. Paulo, até maio de 1993. Viaja para Nova York, Los Angeles e Chicago. Em agosto, um teste revelou que era soropositivo ao vírus HIV e a convivência com a doença domina por completo a sua obra.

A obra de Leonilson é predominantemente autobiográfica e está concentrada nos últimos dez anos de sua vida. Segundo a crítica Lisette Lagnado, cada peça realizada pelo artista é construída como uma carta para um diário íntimo.

Seu último trabalho foi uma instalação concebida para a Capela do Morumbi, em São Paulo, em 1993, tem um sentido espiritual e alude à fragilidade da vida.

Leonilson, tomou o barco em São Paulo em 1993 com 36 anos, deixando uma obra autêntica, com a qual buscou incansavelmente a intensidade poética individual.

Na Bienal de São Paulo de 1998, foi homenageado com uma sala especial. A imagem de uma escultura foi o motivo do emblema do evento.

Viver é Perigoso

MOMENTO POLÍTICO

 


Juízo Moçada !

Viver é Perigoso

DEU NO JORNAL


Republicanos e Democratas nos Estados Unidos.

Ambos veem uns aos outros como uma "ameaça existencial". Os democratas prometem salvar a democracia do "fascismo" republicano; os republicanos prometem salvar o estilo de vida americano do "socialismo" democrata.

Viver é Perigoso

DESAPARECERAM



Interessante observar como alguns políticos somem, quase todos caindo num descrédito impressionante. Exceto por algum rodapé de jornal, a presença de Aécio Neves, Ciro Gomes, Michel Temer, João Dória, entre outros passaria desapercebida, mesmo num ano político.

Pior, que isso parece bom.

Viver é Perigoso

MUDANÇAS CLIMÁTICAS


Quase todo mundo deve ter lido, ou visto falar, sobre o naufrágio do iate Bayesian na Costa da Sicília. Ao todo 22 pessoas estavam a bordo. Quinze delas foram resgatadas com vida. 

Realmente tomou o barco o magnata britânico de tecnologia, Mike Lynch, com fortuna avaliada em US$ 650 milhões.

O iate Bayesian era de bandeira britânica, tina 56 metros de comprimento.

O que vem à tona: 

O tornado que afundou o iate teria atingido velocidades de vento entre 120 e 320 km/hora. Fala-se que teria acontecido uma mudança brusca nas condições meteorológicas associada ao aquecimento global, que torna o tempo mais instável no verão do Mediterrâneo. Na semana passada, a água do mar atingiu a temperatura média de 28,9º C - um recorde.

Viver é Perigoso

ITAJUBÁ SAIU NA FRENTE


Segundo o IBGE, depois de 2041, a população brasileira começará a diminuir. Seguirá crescendo até atingir em 2041, 220.425.299 habitantes. Daí em diante seguirá diminuindo, chegando aos 199.228.708 em 2070.

Itajubá, como sempre na dianteira. O que está previsto para começar a acontecer daqui há 17 anos, aqui já disparamos.

Em 2020 tínhamos 97.334 habitantes. Em 2022, antecipando as previsões oficiais, já caiu para 93.073.

Em 2022, Itajubá contava com 73.509 eleitores aptos a votar. No entanto, para as eleições de 2024, o número caiu para 68.018, representando uma redução de 5.491 eleitores, o que equivale a uma diminuição de aproximadamente 7,47%.

Alguma coisa vem acontecendo.

Viver é Perigoso

ASSIM ESTÁ ÓTIMO

 


Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS

 




Encontrei os meus queridos, amigos e irmãos, Ester e Virgílio. Encontrei-os voltando da Academia. Estão em ótima forma.

Viver é Perigoso