Como era cantado no jogo de víspora, na Boa Vista, é claro, o número 69. " De qualquer jeito é triste". Adentrando na área do nosso comentarista da área, Causídico Jurássico.
Análise feita pela imprensa, no caso FSP, sobre o julgamento do Sr. Jair tentativa de Golpe de Estado, programado para ter início na próxima semana.
Sr. Jair é réu pelos crimes :
- Organização criminosa armada
- Tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito
- Golpe de Estado
- Dano qualificado pela violência
Somadas, as penas máximas pelos quais ele é acusado ultrapassam 40 anos de prisão. Aliados dizem esperar que, nas discussões dos magistrados da Primeira Turma, consigam uma redução de, ao menos, dez anos.
Há a possibilidade ainda de um dos ministros da turma pedir vista e interromper o julgamento por até 90 dias, mas aliados de Bolsonaro não depositam suas fichas nesse cenário, que levaria ao adiamento do término do julgamento por mais alguns meses.
Caso o ex-presidente seja condenado por liderar a trama golpista, sua defesa pode ainda recorrer - não no mérito, mas nos detalhes da sentença e do processo, com os chamados embargos. Esses recursos devem ser julgados até outubro ou novembro.
Uma eventual prisão tenderia a ocorrer nesta época.
O pessimismo de pessoas próximas a Bolsonaro é tamanho que já se discute onde ele ficaria preso:
- Numa instituição militar, como o general Braga Netto
- Na carceragem da Polícia Federal, como o presidente Lula na época da Operação Lava Jato.
- Ser mandado para uma cela especial no Complexo Penitenciário da Papuda.
Para pessoas próximas ao clã, o STF poderia manter Bolsonaro em prisão domiciliar por questões de saúde, mesmo diante da condenação na trama golpista.
Viver é Perigoso