As mudanças climáticas. O negacionismo. E os interesses econômicos espúrios
“O sistema do planeta é finito, regenerativo e circular. O sistema econômico é infinito, degenerativo e linear”
Hugo Penteado – Ecoeconomista.
Meus caros a história é velha. Defensores da energia suja usam de argumentos mais diversos. Mentirosos e falhos para continuarem ganhando dinheiro. Em plena crise climática. Muito dinheiro.
É o caso desse Sr Chris Wrght citado pelo moderador. Em post recente aqui no Viver. Sabem quem é ele? CEO de indústria de extração de gás de xisto. O famoso fraking. Escolhido a dedo pelo Donald para Secretário de Energia.
Lembrando: Em consulta ao insuspeito Google: “Fracking (fraturamento hidráulico) é uma técnica de extração não convencional de gás e petróleo que envolve a perfuração de rochas sedimentares a grandes profundidades, injetando uma mistura de água, químicos e areia sob alta pressão para criar fissuras e liberar o gás de xisto, ou folhelho. O processo gera riscos ambientais significativos, como a contaminação da água e do solo, emissão de gases de efeito estufa, e riscos à saúde pública. O Brasil não possui exploração em larga escala devido a essas preocupações ambientais e de saúde, que levaram a proibições em vários estados e a um debate público. “
Mas a coisa não para por aí. Logo que assumiu o Donald e seu secretário autorizaram a técnica nos Parques Naturais Nacionais Americanos. O que resta ainda de florestas nos EUA.
E esse mesmo governo incoerente e ditatorial abriu uma investigação comercial contra o Brasil por práticas desleais. Uma das alegações: desmatamento. Na mais pura cara de pau!
Incrível, não?
Ao mesmo tempo Donald e seu secretário deram US$ 200 BILHÕES de subsídios a indústria do carvão. Combustível que está sendo abandonado no mundo todo. Por ser o mais sujo de todos.
Então um cara desses e seu chefe nunca vão querer saber de energias limpas. Como o caso do parque eólico de Rhode Island. Esse parque concluído abasteceria residências de 22 milhões de americanos. Nesse parque eólico os investimentos já feitos foram em decorrência de contratos assinados. Agora suspende-se o financiamento a esses contratos. Ao bel prazer do contratante. O governo (?) americano. Bilhões de dólares já investidos.
Contratos são atos jurídicos perfeitos. De novo o Google ensina: “Um ato jurídico perfeito é um ato ou negócio jurídico que, ao ser praticado, cumpriu todos os requisitos legais da legislação vigente na época de sua realização, sendo, portanto, válido, completo e acabado sob a lei vigente àquele momento. Essa garantia constitucional assegura que o ato, uma vez consumado, não pode ser modificado ou desfeito por leis posteriores, protegendo os direitos das partes e garantindo a segurança jurídica. ”
Segurança jurídica perfeita com O Donald e sua bancada de 6 na Suprema Corte Americana? Sua imprevisibilidade?
Balela.
Por tudo isso moderador. Estamos lascados junto com os americanos e demais moradores desse resistente e pequeno planeta.
Mecado-Lógico
Viver é Perigoso