Translate

quinta-feira, 13 de março de 2025

CANTINHO DA SALA

 

Le Diner à L'Hôtel Ritz, Paris 1904 by Pierre-Georges Jeanniot

Viver é Perigoso

QS WORLD UNIVERSITY RANKINGS



LONDRES, 12 de março de 2025 -

Os especialistas em ensino superior global da QS Quacquarelli Symonds lançaram a 15 ª edição do QS World University Rankings by Subject, comparando mais de 21.000 ofertas acadêmicas , feitas por alunos de mais de 1.700 universidades em 100 países e territórios em 55 disciplinas e cinco áreas do corpo docente.

OS Estados Unidos lideram com 3.245 inscrições classificadas e lideram 32 de 55 disciplinas, com Harvard em primeiro lugar em 19 e o MIT em 12.

A China Continental lidera o número de novas entradas. Pequim e Tsinghua conquistam duas das três primeiras posições cada. Sete das 10 universidades mais aprimoradas do mundo são chinesas.

Singapura continua a brilhar, com 30% de suas entradas garantindo as 10 primeiras posições, a maior concentração do mundo

Brasil lidera a América Latina com 333 inscrições de 31 universidades, lideradas pela Universidade de São Paulo, em nono lugar em Engenharia de Petróleo e 13º em Odontologia

Viver é Perigoso

AQUI JAZZ !


Viver é Perigoso

AINDA RESTA ESPERANÇA



Na segunda-feira (10), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, entrou no Supremo Tribunal Federal com um recurso contra a decisão do ministro Dias Toffoli que anulou os processos abertos contra o ex-ministro Antonio Palocci na Operação Lava Jato.

No mês passado, o ministro Toffoli atendeu ao pedido de anulação feito pelos advogados de Palocci e aplicou os precedentes da Corte que consideraram o ex-juiz Sergio Moro parcial para proferir as sentenças contra os réus das investigações. 

Com a decisão, todos os procedimentos assinados por Moro contra Palocci foram anulados. Apesar da anulação, o acordo de delação assinado por Palocci está mantido. Em um dos processos, ele foi condenado a 12 anos de prisão.

No recurso, Gonet disse que Palocci assinou acordo de delação premiada no qual denunciou "esquemas ilícitos" envolvendo agentes públicos e empresários investigados na Lava Jato. Dessa forma, segundo o procurador, não há prejuízos à defesa que justifiquem a anulação dos processos contra o ex-ministro.

Afirmou também Gonet : "O pleito formulado não se sustenta em vícios processuais concretos ou na ausência de justa causa, mas na pretensão de se desvincular de um acervo probatório autônomo, válido e robusto, cuja existência, em parte, foi por ele próprio reconhecida em sua colaboração premiada"

Concluindo:

"O Ministério Público visa impedir que provas hígidas, obtidas por meio de medidas cautelares e outros procedimentos, sejam indevidamente retiradas do plano de existência jurídico, sem prévia e individualizada análise".

Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGOS

 


Bem - vindos livros de março.

1 - "O Barman do Ritz" - Philippe Collin - Edit Record - 371 páginas. Para os poucos que estão chegando agora, o Ritz é um hotel localizado na Praça Vendôme, nº 15, no coração de Paris. O edifício foi construído no início do século XVIII. Foi convertido em hotel por César Ritz e aberto em 1º de junho de 1898. Ah ! a diária hoje sai por R$ 13.331,00. O livro fala do barman Frank Meier, judeu, atendendo por quatro anos, quando da ocupação alemã, oficiais nazistas e a alta sociedade do mundo

2 - Palestina - Rashid Khalidi - Editora Todavia - 427 páginas - Quando começou a Guerra da Palestina ? O que a motivou. O autor, o principal historiador americano sobre o Oriente Médio, responde as perguntas e apresenta um panorama dos mais de cem anos de guerra na região. Um relato sóbrio.

3 - Democracia e Liberdade - Ricardo Carvalho e Otávio Dias - Editora Alameda - 237 páginas - Livro sobre a vida e a obra do Dr. José Carlos Dias, com memoráveis registros do advogado que dedicou a sua vida à defesa dos direitos humanos e do Estado Democrático de direito. Em especial, momentos mais dramáticos da ditadura militar.

Viver é Perigoso

RELAÇÕES EXTERIORES

 


O deputado federal Eduardo "zero três" assumirá a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

Viver é Perigoso

OBSERVADOR DE CENA




O sofrimento dos ucranianos

Não bastou o Homolodor da era Stalinista quando em 1932/33 milhões morreram de fome na Ucrânia. Mais alguns desses milhões morreram pelo chamado déficit de natalidade. Conta total 10 milhões de pessoas. 90% ucranianos natos E por que o genocídio?

No sistema falho de planejamento governamental direcionado do comunismo soviético, a agropecuária entrou em crise. Faltavam cereais em todas as repúblicas. Ditatorialmente Stalin requisitou 42% da produção agrícola da Ucrânia. A população local ficou sem ter o que comer. Consequência: fome, mortes.

Quase 100 anos depois surge o Stalin moderno: Vladmir Putin. Em sua ânsia de recriar a antiga URSS, vai anexando e invadindo. Vítimas de novo, os ucranianos. Números de hoje mais de 12.000 mortos e 10 milhões de refugiados ou deslocados. Economia e infra estrutura do país destruídas.

Sofrimento ucraniano em pleno século 21 agora completo com a submissão do país, de um lado por uma potência militar, Rússia e de outra uma potência econômica, os irreconhecíveis EEUU do Donald. 

Está imposto um cessar fogo, pré capitulação com a entrega de 30% do território ucraniano ao invasor e seus minerais raros aos grandes empresários que no momento tomam conta do governo americano.

Surge daí um novo lema nascido no MAGA: O MRGA. MAKE RÚSSIA GREAT AGAIN.

Quem diria?

Observador de Cena.

Viver é Perigoso

UM POUCO DE FILOSOFIA


A "navalha de Ockham", também chamado de princípio da parcimonia. Resumindo, o princípio postula que de múltiplas explicações adequadas e possíveis para o mesmo conjunto de fatos, deve-se optar pela mais simples daquelas.

Guilherme de Ockham, foi um frade inglês, nascido na Vila de Ockham, nos arredores de Londres em 1285. Filósofo e teólogo, dedicou seus últimos anos ao estudo e à meditação num convento de Munique, onde tomou o barco em 1347.

Existem várias grafias para o nome do franciscano Ockham: Occam, Auquam, Hotham e Olram.

Em termos simplificados, a Navalha de Ockham pode ser descrita da seguinte forma: Em igualdade de condições, a explicação mais simples é geralmente a mais provável.

Viver é Perigoso

PELAMOR...




Seria cômico se não fosse trágico.

Declarou na terça-feira (11), Ursula von der Leyen, chefe da União Europeia :

A UE agirá para salvaguardar seus interesses econômicos. As tarifas dos Estados Unidos sobre o aço e o alumínio “não ficarão sem resposta”. Elas desencadearão duras contramedidas do bloco de 27 nações. Isso significa que setores icônicos dos EUA, como bourbon, jeans e motocicletas, devem tomar cuidado.

Declarou hoje (13) o Sr. Donald, ocupando atualmente a presidência dos EUA:

"Se essa tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve imporão uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhes e produtos alcóolicos vindos da França e deoutros paises representados pela UE disse Trump sobre as taxas sobre o uísque. Acrescentou: "Isso será ótimo para os negócios de vinho e champanhe nos EUA."

Viver é Perigoso

POIS É...

 


Viver é Perigoso

INDENIZAÇÃO



A 24ª Vara Federal do Rio de Janeiro condenou a União ao pagamento de indenizaçao por danos morais a Luiz Carlos de Sousa Santos pela perseguição, prisão e tortura sofrida durante a ditadura militar.

Luiz Carlos Santos fazia parte do grupo Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8), que tinha suas atividades políticas concentradas em Niterói. Ele permaneceu preso de 1968 a 1973, sofrendo torturas físicas e psicológicas no período.

O preso político receberá o valor de R$60 mil reais, corrigido monetariamente e com juros de mora a partir de 31/08/1968, quando ocorreu sua prisão. O economista foi representado pelo João Tancredo Escritório de Advocacia.

Viver é Perigoso