Translate

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

ESTAMOS NA LUTA



PORTARIA Nº 184/2025 

SERGIO THIAGO RIBEIRO, Secretário Municipal de Governo, Estado de Minas Gerais, usando das atribuições delegadas pela Portaria nº 001/2025,

RESOLVE:

Art. 1º - Autorizar Edson da Costa Bortoni, Secretário de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio a viajar para a cidade de Contagem/ Belo Horizonte, com a finalidade de participar das Reuniões com Nansen, Investe minas e SEDE.

Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Itajubá, 29 de janeiro de 2025

Sérgio Thiago Ribeiro

Secretário Municipal de Governo

Blog: Luta difícil. Convencer a empresa Nansen a analisar a possibilidade de implantar a sua nova fábrica e transformadores na nossa cidade. Difícil, face a possibilidade da empresa acomodar seu investimento, em parceria definida pela Cemig, nas suas instalações já existentes em Contagem. A empresa também tem uma unidade fabril em Manaus.

Aqui na torcida.

Viver é Perigoso

SEMPRE É TEMPO

 


Sobre filmes tenho uma boa memória. Há sessenta e sete anos não pude assistir, no Cine Paratodos, é claro, uma vez que era proibido para menores de 14 anos. No final de 1958, quando foi lançado no Brasil, eu tinha apenas 11 anos. A fiscalização na entrada do cinema era severa.

"12 Angry Men", lançado no Brasil com o título de "Doze Homens e Uma Sentença, protagonizado pelo Henry Fonda, dirigido por Sidney Lumet e com três indicações para o Oscar.

O tempo foi passando, passando e li muitas retrospectivas sobre o filme.

Importante: Em P&B, com uma hora e trinta e cinco minutos de projeção, passado integralmente dentro de uma sala calorenta, com discussões acaloradas entre 12 homens. No caso, jurados discutindo um caso de assassinato.

O tempo foi passando até que resolvi encará-lo, ajudado pela oportunidade do "streaming".

Sinceramente, até me sinto culpado por ter deixado quase setenta anos para assistir esse espetáculo. Sem cenários, sem moças bonitas, sem musica excepcional de fundo. Tão somente os diálogos e expressões dos atores e claro, a movimentação de câmeras.

Sigo em plena temporada de assistir o deixado, por algum motivo, para trás.

Viver é Perigoso

ACONTECE NAS MELHORES FAMÍLIAS



O advogado Robert F. Kennedy, indicado pelo presidente Donald para chefiar o Departamento de Saúde dos Estados Unidos, negou durante sabatina perante o Senado nesta quarta-feira (29), que ele seja antivacina, a despeito de seu histórico de espalhar desinformação sobre a imunização.

Caroline Kennedy - embaixadora e filha do ex-presidente John Kennedy e Jacqueline - enviou uma carta aos principais senadores, ontem (28), apelando para que derrubem a nomeação do primo ao cargo. Robert é filho do ex-senador Robert F. Kennedy. 

No texto, Caroline o chama de "predador viciado em atenção". Diz, ainda, que o primo propaga afirmações falsas sobre vcinas e que não está apto para chefiar a pasta da Saúde.

Em tempo, a militância ferrenha do Sr. Kennedy, que já comparou sem evidências os efeitos da vacinação a um holocausto - fez com que outros membros do clã Kennedy se distanciassem publicamente dele.

Viver é Perigoso

O SORRISO ENIGMÁTICO



Realmente. A jovem italiana de Florença, está por merecer instalações adequadas e só para ela, em Paris.

Finalmente, a jovem Lisa Gherardini del Giocondo, terá seu retrato exposto em sala própria no Palácio do Louvre. Retrato esse encomendado pelo seu marido em comemoração ao nascimento do filho do casal em 1503 e sómente concluído pelo pintor, em 1519, dezesseis anos após receber a encomenda.

E curioso, como o pintor estava morando na França, a pintura acabou sendo vendida para o Rei Francisco I.

Quase que certamente, o Sr. Del Giocondo e nem sua esposa Dna. Lisa, não tiveram chance de ver o quadro finalizado.

Em 1799, depois da Revolução Francesa, o quadro foi transferido para o Louvre, onde não chamava muita atenção.

No dia 21 de agosto de 1911, um funcionário do Louvre chamado Vicenzo Peruggia roubou o quadro. Italiano orgulhoso, Peruggia acreditava que a Mona Lisa deveria ser exposta na Itália.

A obra ficou escondida em seu apartamento por dois anos. Ele foi preso quando tentava vendê-la para a Galeria Uffizi, em Florença.

O público italiano ficou cativado pelo possível patriotismo do Sr. Peruggia e o trataram mais como herói do que como um criminoso.

Antes da Mona Lisa retornar ao museu francês ela foi exposta por toda a Itália. A partir daí, a Mona Lisa jamais retornaria ao anonimato.

A pintura foi objeto de atividade criminosa por mais duas vezes. A primeira quando um vândalo atirou ácido sobre a tela, e depois quando um jovem boliviano, Ugo Ungaza Villegas, atirou-lhe uma pedra.

Hoje, o governo francês está anunciando uma grande reforma no Louvre. Entre as grandes mudanças anunciadas está a criação de uma sala apenas para a Mona Lisa. 

Enquanto aguarda suas acomodações exclusivas, o quadro, está exposto atrás de uma caixa de vidro à prova de balas e com temperatura controlada no Louvre, em Paris e segundo consta, está segurada em US$ 700 milhões.

Sorriso realmente enigmático.

Viver é Perigoso

TIME DEFINIDO

 

Portaria 177/2025

Art. 1º - Considerando a Portaria Nº 315/2025 – DDP (11.77.02) de 28 de janeiro de 2025 da UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá, conforme Processo Associado nº 23088.000524/2025-40, nomear o servidor agente político listado abaixo, de acordo com a Lei Complementar nº 067/2011 e 066/2011:

EDSON DA COSTA BORTONI - Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio.

Art. 2º - O servidor nomeado é filiado ao Regime Geral da Previdência Social, de acordo com art. 40, Parágrafo 13 da Constituição Federal e Lei Municipal nº 2423 de 28/02/2002. 

Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação . 

Itajubá, 28 de janeiro de 2025, 206°

Rodrigo Riera

Prefeito Municipal

Viver é Perigoso

QUEM COMPROU QUEM ?

 

Dúvida que persiste: Quem comprou quem ? O Santos comprou o Neymar ? difícil. O contrário ? possível.

Viver é Perigoso

SONHO DE CONSUMO


Ainda não é proibido sonhar.

Desabafo partindo de um grande amigo da Boa Vista. Que concluiu: - Já tive o prazer de ouvir um grupo tocando All of Me, do mestre Louis Armstrong, num final de tarde, tomando um vinho branco gelado, acompanhado de "tapas", sentado numa mesinha das Ramblas, em Barcelona.

Seguiu ele, com toda a modéstia: - Ouvi a mesma música vinda de um conjunto afinado em plena Bourbon Street em pleno French Quarter, claro, em New Orleans.

Concluiu: - Mas meu sonho mesmo, é ouvi-la, com o som ao vivo, vindo de um conjunto local, num final de tarde, acompanhado de um chopp gelado, no Parque Municipal de Itajubá.

Respondi de bate-pronto: Trata-se mesmo de um sonho. O local,  segundo tudo tem indicado, é reservado para sertanejos universitários e pagodes sem nexo. Tudo no último volume.

Viver é Perigoso