Translate

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

CANTINHO DA SALA




Lois Dodd é uma pintora americana conhecida por suas representações contemplativas de paisagens, janelas e interiores ao redor de suas casas em Nova York, Nova Jersey e Maine. Nascida em 1927 em Montclair, NJ, a artista vive e trabalha entre Nova York.

Viver é Perigoso

TRABALHO E SUCESSO

Beatles, inegavelmente a banda mais conhecida e de maior sucesso no Planeta Terra. Caso típico em que o sucesso só vem antes do trabalho, nas páginas dos dicionários.

Senão vejamos:

Os Beatles, antes da fama, viajaram cinco vezes para trabalharem em Hamburgo, entre 1960 e o final de 1962. Na primeira viagem, tocaram 106 noites, por cinco horas em cada uma delas. Na segunda vez, fizeram 92 shows. Na terceira, se apresentaram 48 vezes, totalizando 172 horas no palco.

Na época que começaram a estourar, em 1964, já haviam se apresentado cerca de 1.200 vezes.

Disse John Lennon após a separação dos Beatles; "melhoramos e ficamos mais confiantes.

Para se ter uma ideia, com todo o respeito a música, até "Besame Mucho" eles cantavam em Hamburgo.

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



A CRISE CLIMÁTICA E AS CRIANÇAS

Justiça climática conceito criado a mais de 25 anos. Tenta definir como os desastres provocados pelas mudanças climáticas atingem grupos humanos. De maneiras diferentes.

Com base de dados do IPCC – O Painel Intergovernamental Sobre as Mudanças Climáticas da ONU. Principal órgão científico voltado ao tema. Porque já se considerava que as comunidades mais afetadas seriam as que historicamente menos contribuíram para o fenômeno. Pobres. Mulheres. Idosos. Crianças. Pessoas com deficiência. Negros. Indígenas. Ribeirinhos. Quilombolas. São alguns dos grupos vulneráveis citados por especialistas.

Vamos falar das crianças.

OMS. Unicef. IPCC e Associação Pediátrica do EEUU concluíram que os desastres naturais atingem mais sensivelmente os pequenos. Por sua constituição ainda em formação. Física e mental. Crianças tem mais dificuldade para regular a temperatura corporal. Como temos tido sucessivas. Recorrentes ondas de calor. O efeito é drástico. Nas enchentes e alagamentos dependem dos humanos para se protegerem. Ou da assistência social.

Poluição do ar também as afeta mais que os adultos. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria as crianças inalam mais ar por quilo de peso corporal. E absorvem mais poluentes em relação aos adultos. Enquanto seus pulmões estão em formação.

Com seu cérebro ainda desenvolvendo elas dependem de boa alimentação. Logicamente. Mas também de interação com seu meio ambiente. Seu círculo social e escolar.

Quando os desastres acontecem onde são abrigadas as pessoas? Nas escolas. E aí comprometem também a educação.

Mais uma discussão importante para que façamos alguma coisa. Afinal elas as crianças são o futuro.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

ACONTECEU !



Em 16 de setembro de 2023, uma avalanche colossal atingiu o leste da Groelândia. O gelo foi tanto que, ao despencar nas águas profundas de um fiorde, ele gerou um megatsunami, que chegou a 200 metros de altura. O impacto foi detectado por sismógrafos em todo o mundo, que registraram tremores durante 9 dias consecutivos.

Esse enigmático evento chamou a atenção de 68 cientistas de 15 diferentes instituições de pesquisa do planeta, que se dedicaram a encontrar uma explicação para o ocorrido. Agora, em um artigo na revista Science, eles revelaram sua descoberta: 

Um fenômeno natural raro, que pulsa ritmicamente na superfície da Terra como um tambor.

A partir de imagens de satélite, estima-se que a quantidade de gelo desprendida da montanha perto do chamado Fiorde Dickson, onde a avalanche aconteceu, foi aproximadamente dez vezes maior que a Grande Pirâmide de Gizé. Ao desmoronar, o gelo colidiu com uma geleira situada em uma ravina, destruindo-a e lançando seus fragmentos em direção ao fiorde - uma enseada de mar entre altas montanhas rochosas - a mais de 160 km/h. Essa velocidade e força causaram um megatsunami.

O impacto gerou um som que foi ouvido a mais de 3.300 km de distância, alcançando até a Rússia, acompanhado de abalos sísmicos.

Foi nesse ponto que as anomalias começaram a chamar a atenção dos cientistas.

Sismólogos captaram um zumbido em uma frequência baixa. Dias se passavam, mas o som persistia, surpreendendo pesquisadores ao redor do mundo, que se reuniam em chats online para tentar entender o fenômeno. A marinha dinamarquesa foi inspecionar o fiorde três dias após o colapso. No entanto, tudo parecia normal.

Para investigar o ocorrido, os pesquisadores criaram ummodelo computacional  para simular a avalanche e o megatsunami, testando diferentes hipóteses. Eles descobriram que, ao cair no fiorde, a gigantesca massa de gelo gerou uma onda cuja energia não pôde se dissipar completamente. Assim, a onda ficou se movendo de um lado para o outro por nove dias, lentamente escapando para o mar aberto.

Além disso, os pesquisadores descobriram outra importante informação: o derretimento do gelo, resultado do aquecimento global, foi o principal fator responsável pela avalanche. 

Viver é Perigoso

POIS É...




Washington Olivetto, apesar dos convites, não fazia campanhas eleitorais para políticos, dizia:

" A pior coisa que um mau produto pode ter é boa propaganda. Propaganda política deveria ser muito mais informação e menos persuasão. "

Viver é Perigoso

DOMINADO E CONTAMINADO

 


Viver é Perigoso