Translate

sábado, 13 de dezembro de 2025

BONS COMPANHEIROS

Na retaguarda, Luzimar, que estava junto dos avós. Na frente, Carlos, Edson e Jayme, todos Riera


Amanheceu o dia lembrando, pelo aniversário que seria comemorado hoje, do amigo, guru e primo, Luzimar. Luzi, tomou o barco com muita antecedência e aqui entre nós, estaria completando seus 84 anos.

Colocando na vitrola (isso mesmo) um LP admirado.

É mais comum do que a gente pensa, ou seja: Ser apresentado para uma música. Quando a música é maravilhosa, você nunca a esqueçe, nem o apresentador e nem a ocasião.

Pois bem, no inicio dos anos 60, fui ao bairro da avenida, menino ainda, mas muito antenado, até a Republica onde moravam e estudavam, o Luzimar Riera, meu primo e se não me engano, o Prof. José Carlos Goulart.

Lá pelas tantas, me vendo fuçar nos discos (na época, para mim só existia o Elvis Presley), o Luzi disse: Ô mocorongo, dê uma escutada nesse disco e na musica tal, você vai saber o que é musica.

Eles tinham uma vitrolinha Sonata. Eu coloquei o LP do Ray Charles para tocar Stella by Starlight, conforme sugerido ou ordenado.

Jamais a esqueci.

Fiquei devendo mais essa para o Luzimar.

Viver é Perigoso

ZÉ FERINO



Encontro de passagem com o Sr. Zé Ferino, nesta manhã chuvosa de sábado, na Boa Vista, é claro.

- Camarada, bom dia e a aguente apenas um comentário rápido. O mais antigo presidente da Câmara Federal que me vem à memória, vem a ser o Nereu Ramos, lá por 1955. Lembro-me bem do Raniere Mazili, em 65, do santaritensse Bilac Pinto em 66, do Marco Maciel, do Nelson Marchezan, do Michel Temer e até do Aécio, sem falar do melhor de todos, Ulisses Guamarães. Mas jamais acompanhei em toda vida uma Câmara Federal mais  desgastada que a atual. Fiz uma pesquisa por onde ando e vem ser, numa totalidade impar, a instituição mais desgastada no País.

- Éhh Sr. Zé...faz todos o sentido.

Viver é Perigoso  

CANTINHO DA SALA

 

Merton Simpson

Viver é Perigoso

POIS É...

 



"E assim prosseguimos, barcos contra a corrente, arrastados incessantemente para o passado. "

F. Scott Fitzgerald

Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

 



"QUEM É ESSA MULHER" - Sobre a vida de Zuzu Angel - Editora Todavia - 560 páginas.

Biografia com impressionante riqueza de detalhes sobre a vida da estilista Zuzu Angel, desde o seu sucesso e fama internacional na moda, como mãe, militante, empresária e artista.

Sua luta contra a ditadura militar, incansável luta por justiça após o assassinato do seu filho Stuart Angel

Um retrato comovente e necessário de uma mulher que desafiou o poder em nome da verdade e da memória.

Para os poucos que estão chegando agora, Zuzu nasceu Zuleika de Souza Netto em 1921, na cidade mineira de Curvelo. Além do Stuart, teve as filhas Hildegard e Ana Cristina Angel.

Zuzu tomou o barco em 1976, quando de um estranho acidente acidente de carro ocorrido no Túnel que liga São Conrado à Barra, que inclusive passou a ter o seu nome.

Chico Buarque homenageou Zuzu com a música "Angélica".

Viver é Perigoso

CUMEQUIÉ ?

 


Viver é Perigoso