Translate

domingo, 20 de outubro de 2024

ROMÂNTICOS DE CUBA *



Já fui mais, mas ainda sou.

Um apaixonado por Cuba, pelas suas raízes e pela sua cultura. A sua música me contagia. Lembro-me com detalhes da destituição do então presidente Fulgêncio Batista em 1959, pela forças agrupadas do Fidel Castro.

Abram os olhos ! Não se falava de comunismo na revolução. A adesão do Fidel à União Soviética aconteceu após. Modestamente, chegaram os russos saímos nosotros. Uma doideira na tentaiva de treinar e exportar a revolução comunista para a Africa, América Central e do Sul.

Uma tristeza tomar conhecimento pelo noticiário da situação da "A Ilha".

Respeito e admiração pelo Ibrahim Ferrer, Omara Portuondo, Chucho Valdés. Compay Segundo, Pablo Milanês e o Buena Vista Social Clube. Pelos atletas, Teófilo Stevenson, Felix Savon, Regla Torres (considerada a melhor atleta de volêi do século XX e claro, Alberto Juantorena, imbatível nos 400 e 800 metros.

Não bastasse figurar na rota dos furacões, Cuba vive um gigantesco corte de energia que ocorre na sequência de cortes crônicos do abastecimento, tornando mais dura a vida dos 10 milhões de habitantes da ilha, que enfrentam ainda uma inflação galopante no país.

Que se estabeça, por milagre, a democracia, com a suspensão do bloqueio econõmico americano e que possamos compartilhar a doce alegria dos cubanos, hoje, transformada em tristeza e sonhos de fuga.

* Quando junto com companheiros estávamos à frente do Clube Itajubense, conseguimos trazer para um baile, a Orquestra Tabajara, dirigida pelo grande maestro Severino Araújo, que durante mais de 20 anos esteve na direção da Orquestra Românticos de Cuba, Com orgulho, tive o prazer de conversar (e pedir músicas) ao maestro Severino.

Viver é Perigoso

SEGUNDO TURNO


 Viver é Perigoso

PORQUE HOJE É DOMINGO



Numa manhã de domingo de sol, aconteceu a inauguração do templo da Segunda Igreja Presbiteriana de Itajubá, situada no Bairro da Varginha, na Avenida que liga o bairro a antiga Fábrica de Armas, hoje chamada de Imbel, imediatamente ao lado do portão principal do 4º Batalhão de Engenharia e Combate. O prédio não existe mais no local e a igreja mudou-se para em frente, onde hoje existe o Supermercado Pilar.

Já lá vão 67 anos.

Meninos, eu estava lá quando, aproximadamente um ano antes, do lançamento da Pedra Fundamental por ocasião do início da construção, com meus pais e irmãos. Presenças marcantes do reverendo Mário Lício, da 1ª Igreja do Morro Chic e do Sr. Simões, homem de Deus, funcionário da Imbel, em cuja casa, até então, funcionava a Congregação Presbiteriana. Minha família morava nas proximidades onde meu Pai tinha uma padaria. A última construção ligada aos muros do Batalhão. O Sr, Francelino, crente negro alto e imponente, fez uma oração.

Foi fixada no piso da construção uma singela lata de biscoitos com folhas de papel contendo a assinatura dos presentes. Eu coloquei o meu nome lá. 

Momento único quando a gente passa a fazer parte da história.

Viver é Perigoso  

HISTÓRIAS


 Aconteceu no sábado, 20/10/1934, portanto há 90 anos, a inauguração da Rodovia Itajubá-Lorena. Caravanas de automóveis, cada uma partindo de uma das cidades, lideradas pelos respectivos prefeitos, no caso de Itajubá, o Dr. José Rodrigues Seabra, se encontraram no meio do trajeto, onde aconteceu uma cerimônia.

O pessoal da nossa geraçao, talvez tenha entendido mal a necessidade de preservação da história e dos bens´públicos. Não mexeram em quase nada na rodovia, desconsiderando inclusive, o volume de veiculos apresentados no mercado desde 1934.

Viver é Perigoso