Translate

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

ENQUANTO ISSO...



Se você perguntar ao ChatGPT sobre Nikolas, o deputado mais votado na terrinha, será mais ou menos isso que ele irá dizer:

O moço sabe ser irônico, ferino, mordaz, incisivo, bravo, sutil. Sabe como escapar de perguntas incômodas e como tentar frear seus interlocutores, explorando eventuais fragilidades. E sabe tudo isso num mundo em que a maioria é provocada a todo tempo a se comunicar, no zap, no TikTok, no Instagram, sem ter 1% dessas competências. Aí está seu talento.

Seus vídeos são projetados para manter a atenção e gerar compartilhamento. Faz edições rápidas, insere textos chamativos e usa música e efeitos sonoros. Usa humor e provocação.

Reconhecenhe-se porém, que o rapaz de 28 anos é mais sofisticado que isso. Ele sabe se comunicar. É adepto dos “nós contra eles” e se coloca como um vigilante do conservadorismo a ponto de colocar uma peruca para desqualificar a luta LGBTQIA+.

Mas, espremido, tem a solidez de um caqui. Assim, o deputado vai arregimentando um rebanho de mais de 21 milhões de seguidores, somando todas as redes sociais.

Extraído do Estadode Minas

Viver é Perigoso

FAZEI TUDO QUE O MESTRE MANDAR


Javier Milei seguiu definitivamente os passos do Donald.

O seu Governo anunciou nesta quarta-feira que a Argentina se retirará da Organização Mundial da Saúde (OMS), espelhando a decisão que o presidente dos Estados Unidos tomou assim que tomou posse, em janeiro passado. 

A saída da OMS “baseia-se em diferenças profundas na gestão da saúde, especialmente na pandemia” do coronavírus, disse o porta-voz de Milei, Manuel Adorni, em conferência de imprensa na Casa Rosada. 

O presidente reiterou posteriormente o mesmo argumento, mas de forma menos diplomática. “Decidimos sair de uma organização tão nefasta que foi o braço executor daquela que foi a maior experiência de controle social da história”, escreveu em suas redes sociais.

A saída da OMS vai ao encontro da posição anti-quarentena que Milei sempre manteve e que o tornou amplamente popular entre a direita, quando há cinco anos se juntou às manifestações contra o confinamento sanitário decretado pelo então presidente, Alberto Fernández, para controlar a propagação da covid-19. 

Milei considerou o isolamento em 2020 como “um crime contra a humanidade” que ia contra a liberdade das pessoas. E sempre acusou a OMS de promovê-lo a nível global sem ter base científica para o fazer. 

Com a saída do organismo multilateral, Milei coloca a Argentina no clube dos isolacionistas liderados por Donald. O Governo argentino está mesmo a considerar romper com o Acordo de Paris, em linha com a sua política de negação das alterações climáticas. “Estamos avaliando”, confirmou nesta quarta-feira

Blog: Desconfio se outro fosse o vencedor das últimas eleições presidenciais, certamente estaríamos trilhando o mesmo caminho.

El País

Viver é Perigoso

SÓ BLUES


Viver é Perigoso

DIFÍCIL DE ALCANÇAR


Sinceramente ? Fica difícil de compreender.

Réu confesso, o Sr. Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, fechou acordo de delação premiada com a Lava Jato e admitiu propinas a agentes públicos e políticos. A sua delação serviu de base para a investigação do caso do triplex do Guaruja, que levou o Sr. Lula à prisão em abril de 2018. O Sr. Leo ficou preso durante três anos e quatro meses.

A defesa alega que o empresário foi forçado a assinar o acordo e que seus direitos foram violados nas investigações e ações penais.

Por 3 votos dois, a decisão do ministro do STF Dias Tófolli, que anulou todos os processos e condenações do empresário, foi chancelada pela Segunda Turma por 3 x 2 votos. Acompanharam o Tófolli, os ministros Gilmar Mendes e Kassio Nunes Marques, ficando contra, Fachin e André Mendonça.

Na realidade a 2ª Turma analisou um recurso do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, contra a decisão do ministro Tófolli.

Vá lá entender: A decisão da Segunda Turma não afeta o acordo de delação do empresário, que continúa válido. A multa imposta a Leo Pinheiro na colaboração premiada foi de R$ 45 milhões .

Só mesmo com a intervenção do Causídio Jurássico

Viver é Perigoso

O MOÇO DE SÃO LOURENÇO



Marcelo Fernandes Lima, moço de São Lourenço foi o homem que levou a réplica da Constituição Federal de 1988 a sede do STF durante os atos golpistas de 8 de janeiro e que foi devolvida por ele. alguns dias após, para a Polícia de Varginha.

Fernandes foi preso em Minas Gerais em 25 de janeiro de 2023. Na terça-feira (4) foi condenado pelo STF a 17 anos de prisão.

Os ministros consideraram que Marcelo Fernandes Lima cometeu os crimes de: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do Patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Viver é Perigoso

ASSALTO


 Viver é Perigoso

A GROSSO MODO O QUE ACONTECERIA


Comentário espirituosamente raro, feito pelo Sr. Zé Ferino, hoje pela manhã, nas proximidades do Alvoradão da Boa Vista, é claro:

- Camarada, só para encher o saco, trago à tona esta hipótese acontecendo com o aloprado Donald:

Donald: - Estamos pensando em anexar a Amazônia Brasileira, para de uma vez por todas cuidar da preservação como todo o planeta está exigindo. Para compensar o nosso custo, exploraremos recionalmente alguns metais nobres, conforme sugerido pelos meus assessores big techs.

Patriota - Que maravilha ! Farão o Brasil grande novamente. Teremos direito ao passaporte americano ? Orlando incluso ?

Esquerda - Ô Donald, quer levar um balaço no topete? Aqui não violão ! Que não venham nem a passeio. Voltaram algemados em avião de carga.

- Éh...faz sentido...

Viver é Perigoso

COM VISTAS A 2026




O PL deixará a base do governo Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Em um movimento encabeçado pelo deputado estadual Bruno Engler (sim, aquele do PL), o partido irá formalizar a criação de uma bancada nesta quarta-feira (5 de fevereiro).

A articulação vai alçar o mesmo Engler à liderança do grupo, que, com 11 parlamentares, é o segundo maior da Casa, ao lado do PT.

Zema triste.

Viver é Perigoso

ONDE OS BRAVOS SE ENCONTRAM


Como diz um amigo engenheiro de Pedralva: Zé, o tempo é implacável.

Aconteceu hoje, nessa manhã indecisa de quarta-feira. Os bravos em questão não se encontraram no Bairro Avenida, no Bar das Flores, na Churrascaria do Senhor Marcos Grillo, no Bar do Silvio Pizzaro.

Nada daquela conversa fiada jogada fora, de confidências sobre paixões passageiras, campeonatos de futebol e filmes em cartaz no Paratodos.

Nada de sonhos e projetos malucos. Nada de ameaças de buscar emprego em São Paulo e sumir de vez.

O local atual de encontros dos bravos da Avenida e Boa Vista, foge para distante desses lugares mágicos. Esta sendo realizado no sempre sizudo bairro do Morro Chic.

Interessante. Todos os Bravos chegam bem cedo e disciplinadamente, o que foge totalmente dos estilos, retiram uma senha que determinará o atendimento, coincidentemente, todos com o carimbo de prioritário.

Ao contrário do peito aberto, sorriso franco e cabelos ao vento, chegam dentro de uma bermuda larga, constratando com o que foi uma antiga camisa social, chinelos folgados, óculos escuros e um indefinido boné enterrado na cabeça.

Quietos, atentos, como esperando um ataque de índios vindo do alto de um desfiladeiro. Não querem ser reconhecidos.

A situação muda quando a atendennte chama um deles pelo nome e sobrenome. Susto e forçar da memória. Caramba ! É o Esquerdinha. Como está velhinho. E chamado o Gumex. Não acredito, é o Paulinho. E vai por aí.

Na saída, após o reconhecimento feliz e geral, abraços fortes e furtivas lágrimas rolando pelos olhos.

O lado sentimental dos exames de laboratório no Labclin. Depois, logicamente dispensando o uso de um espelho, murmura: Pô mêu, os caras tão acabados.

Viver é Perigoso   

MERCADO LÓGICO


CRISE CLIMÁTICA. LASCADOS? DEFINITIVAMENTE

Não basta a oposição dos países exportadores de petróleo. Não basta a dificuldade de acordos internacionais saírem do papel. Não basta a falta de recursos para combater às mudanças/adaptações climáticas.

Faltava algo para referendar a sentença do título. A eleição/posse do Donald. E suas posições contrárias a ciência/defesa do meio ambiente. Em pouco mais de 10 dias revogou mais de 70 iniciativas do Biden sobre defesa do clima e energia verde.

1-Reverteu as proibições de novas perfurações de petróleo no mar. E sobre novos terminais de gaseificação.

2- Atendeu a demandas dos setores de energias sujas para prospecção em áreas florestais sensíveis e em mananciais e aquíferos.

3-Retirou de novo os Estados Unidos do Acordo de Paris. Juntando-os a Iêmen Irã Líbia e Eritreia. Que boas companhias não é mesmo? Mas esses não eram integrantes do Eixo do Mal? Expressão cunhada por ele Donald. Vai entender! Deixa de lado 191 outros países inclusive aliados históricos.

4-Encerrou escritórios federais de justiça climática e ambiental e fundos federais bilionários direcionados as indústrias que financiavam a descarbonização.

5-Acabou com as metas de descarbonizar a geração elétrica americana e a meta de metade dos carros em circulação serem elétricos. Até 2035.

6-Ordenou a retirada de materiais/estudos/orientações que discutem a crise climática de sites oficias do governo americano. Departamento de Agricultura p. ex.

7-Revogou imediatamente o Plano Internacional de Financiamento Climático dos EUA e qualquer compromisso financeiro assumido pelo país na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Clima - IPCC.

8- Como no caso das tarifas retaliatórias desarticulou todo o planejamento empresarial de centenas de Cias.Cadeias de produção. Que estão e querem investir em tecnologias verdes.
Como no caso das tarifas de importação retaliatórias pode ser que volte atrás mas de qualquer forma um grande estrago já está feito.

Enquanto isso a China posta de nova líder de combate as Mudanças Climáticas. E ganha/ganhará muito dinheiro.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

DONALD ULTRAPASSANDO OS LIMITES


Ter vivido muito tempo nos proporcionou oportunidades de tomar conhecimento de muitas bobagens ditas e feitas por homens, chamados apropriadamente, de públicos. Raras chances de supresas, tomando conhecimento de propostas. Mas dessa vez o mandatário norte-americano, Senhor Donald consegue extrapolar, beirar o ridículo no tocante ao destino dos palestinos. Ou estaria brincando, fazendo graças ? Duro ver o primeiro-ministro de Israel, sorrindo ao lado.

Viver é Perigoso