Translate

quarta-feira, 24 de julho de 2024

UM SONHO DE VIDA



Eu aprendi na prática que na escuridão é possível ver beleza, e isso se dá por causa da minha experiência com a aurora boreal.

Para vê-las, precisa estar bem escuro, e normalmente as noites dos meses de setembro a abril colaboram para isso.

Hoje estou compartilhando uma das minhas metas, que me fez recordar dos tempos de criança. Mas dessa vez não falávamos de caça ao tesouro, mas de caça à aurora boreal A minha aventura me fez cruzar três países em um único dia, tudo em busca das mágicas e dançantes luzes.

Pois bem, o destino escolhido tinha sido Tromsø (Noruega), uma cidade aconchegante com estrutura completa de serviços. O local é perfeitamente adequado para servir como base para as caçadas à aurora boreal, e nele passei cinco dias. 

Embora eu não seja fã do frio, esta foi uma experiência totalmente nova para mim. No meu último dia naquela região, construí o meu primeiro boneco de neve e conheci muitos brasileiros também. Não havia previsão de nuvens nas noites da minha estadia na Noruega, porém naquela noite isso não foi uma realidade.

Dentro daqueles cinco dias, pude ver a aurora boreal em duas noites.

Robson Jesus

Viver é Perigoso

ENTRELINHAS





Muitas vezes o que não está escrito escrito diz muito mais que o que foi escrito. Para isso é fundamental que se conheça bem quem escreveu. Trata-se de questão de estilo, o esconder palavras. O óbvio é chato, irritante e costuma desagradar quem entendeu e muito mais, quem não entendeu.

John Chair

Viver é Perigoso

ASSUSTADOR



Capa Provisória - Lançamento set/2024

Sempre fui apaixonado por ler sobre o futuro. Trabalhando no final da década de 70, na Zona Franca de Manaus, imaginem, na montagem de uma fabrica (BSR) de toca-discos de vinil.
Entusiasmado com o projeto, ouvi de um Senhor Japonês, que tudo aquilo, em poucos anos iria virar lixo. Falou-me dos CD´s.  

Há quase 30 anos, tive a honra de ser convocado para ser o primeiro secretário municipal de ciências e tecnologia. Tivemos o cuidado de convidar e promover palestras de cientistas com visão de futuro. Foram várias. Inacreditáveis previsões sobre os poderes do telefone celular e computadores.

Nada assustava. Surpreendia e promovia divagações.

Hoje, com o advento da IA, tornou-se assustador. Senão Vejamos:

Singularidade, um momento há muito hipotético em que as pessoas se fundirão com a inteligência artificial e se aumentarão com milhões de vezes mais poder computacional do que seus cérebros biológicos fornecem atualmente.

Raymond Kurzweil (Ray), nasceu em Nov York em 1948. É um inventor e futurista dos Estados Unidos. Pioneiro nos campos de reconhecimento ótico de caracteres, síntese de voz. reconhecimento da fala e teclados eletrônicos. Ele é autor de livros sobre saúde, inteligência artificial, transumanismo, singularidade tecnológica e futurologia.

Em seu livro, Kurzweil acredita que até a década de 2030 a inteligência artificial se tornará superinteligente, ultrapassando em muito nossas capacidades e possibilitando avanços médicos na luta contra o envelhecimento.

Ele afirmou, que se formos “diligentes”, a partir de 2029 entraremos num ciclo de rejuvenescimento. Dentre as inferências e deduções que um cientista lógico pode entregar, Kurzweil diz que até 2045 seremos capazes de conectar nossos cérebros diretamente à nuvem, aumentando nossa inteligência em um milhão de vezes e expandindo nossa consciência de maneiras que mal podemos imaginar.

Interfaces Cérebro-Máquina (Brain-Machine Interfaces): Essas interfaces permitem uma comunicação direta entre o cérebro humano e as máquinas, permitindo que os indivíduos controlem dispositivos externos ou até mesmo interajam diretamente com sistemas de computadores. O desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina é fundamental para a fusão entre humanos e inteligência artificial, conforme avançamos em direção à singularidade tecnológica.

Viver é Perigoso

EM POUSO ALEGRE



A UCB Power, antiga Unicoba, deu um salto para se consolidar na dianteira do mercado naconal de baterias, com a compra dos ativos da EP Telecom. A partir dela, o grupo criará uma divisão focada em segurança para sistemas de armazenamento de energia.

Viver é Perigoso

ENQUANTO ISSO EM PARIS...

 



 
Viver é Perigoso