Translate

quinta-feira, 21 de maio de 2026

DE FATO

 


Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO



Notícia boa para fazermos um balanço de nossas leituras e redefinir prioridades.

O The Guardian, um dos principais veículos do Reino Unido, divulgou uma lista dos 100 melhores romances da história. O ranking foi feito com base no voto de mais de 170 autores, críticos e intelectuais.,

Na lista dos “100 melhores romances de todos os tempos” publicada pelo jornal britânico The Guardian não há nenhuma obra brasileira ou escrita em língua portuguesa.

A América Latina é representada por Cem Anos de Solidão, do colombiano Gabriel García Márquez e Pedro Páramo, do mexicano Juan Rulfo.

O primeiro lugar ficou com um romance tipicamente inglês e pouco conhecido no Brasil: “Middlemarch: um estudo da vida provinciana”, de George Eliot.

O segundo lugar ficou com “Amada”, da americana Toni Morrsion, a única escritora negra vencedora do Prêmio Nobel de Literatura. Em terceiro, está Ulysses, do James Joyce.

O autor com mais obras na lista é Virginia Woolf, que aparece com “Ao farol”, Mrs. Dalloway”, “Orlando”, “As ondas” e “O quarto de Jacob”.

Lista dos primeiros vinte

1 - Middlemarch”, George Eliot
2 - “Amada”, Toni Morrison
3 - “Ulysses”, James Joyce
4 - “Rumo ao farol”, Virginia Woolf
5 - “Em busca do tempo perdido”, Marcel Proust
6 - “Anna Kariênina”, Liev Tolstói
7 - “Guerra e paz”, Liev Tolstói
8 - “Jane Eyre”, Charlotte Brontë
9 - “Orgulho e preconceito”, Jane Austen
10 - “Madame Bovary”, Gustave Flaubert11 - “O grande Gatsby”, F. Scott Fitzgerald
12 - “A casa soturna”, Charles Dickens
13 - “Emma”, Jane Austen
14 - “Mrs. Dalloway”, Virginia Woolf
15 - “Moby Dick”, Herman Melville
16 - “1984”, George Orwell
17 - “Cem anos de solidão”, Gabriel García Márquez
18 - “Persuasão”, Jane Austen
19 - “A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy”, Laurence Sterne
20 - “O morro dos ventos uivantes”, Emily Brontë

Aparecem entre os 100 escolhidos, Lolita, Dom Quixote, O Processo, Os Irmãos Karamazov, Frankenstein, David Copperfield, Coração das Trevas, A Montanha Mágica, O Leopardo, A Metamorfose, Desonra, A Cor Púrpura, O Homem Sem Qualidades", Crime e Castigo, Adeus às Armas, Ragtime e a Estrada, entre outros menos conhecidos.

Viver é Perigoso

ESTRELA - TRÊS PONTAS



Aconteceu com grande destaque a notícia que a gigante fabricante de brinquedos Estrela, presente desde 1937 no mercado, entrou com pedido de recuperação judicial.

Noticiário dá conta Empresa enfrenta dívida de R$ 115 milhões e prejuízos acumulados de mais de R$ 660 milhões.

Empresa enfrenta dívida de R$ 115 milhões e prejuízos acumulados de mais de R$ 660 milhões, mas promete manter operações normalmente.

Despertou curiosidade ler que o pedido de recuperação judicial foi protocolado na comarca de Três Pontas - MG.

Explica-se. Após encerrar suas atividades industriais em São Paulo, a Estrela em 2003, iniciou operação em Itabira-SP. Também funcionam outras duas unidades, sendo uma em Ribeirópolis - SE e desde 2004, outra em Três Pontas - MG.

Viver é Perigoso

ACREDITEM


A Prefeitura de São Paulo fechou negócio ontem (20) para adquirir dos Correios, o histórico prédio do Anhangabaú, no centro de São Paulo.

Acreditem: no início dos anos 70, trabalhando e morando no centro de São Paulo, inúmeras vezes utilizei a então Agência para colocar cartas, passar telegramas e despachar encomendas, tudo sempre com destino à Itajubá.

Em tempo, o prédio, de 1922, que se encontra tombado  pelo Patrimônio Histórico, foi adquirido pelo valor de R$ 79.526.165,31.

Funcionará no local as centrais de monitoramento de trânsito  (CET), de engenaria climática (CGE) , SPTrans, além de uma unidade do Descomplica.

Viver é Perigoso


RESILIÊNCIA


Que tal atentar para a dica do Ruy Castro, hoje na FSP

"...Quer um conselho? Não saia de casa sem a palavra "resiliência". É leve, portátil, fácil de carregar

Serve para tudo, cabe na memória Hoje, sem resiliência, não chegaremos a lugar nenhum.

Por que não relaxar e aproveitar todas as possibilidades de "resiliência"?

Uma delas é o ótimo verbo "resilir", com o mesmo sentido de resistir, aguentar o tranco, e que pode ser conjugado de muitas maneiras. Eis algumas, e não ria:

1 - no presente do indicativo: eu resilo, tu resilas, ele resila; nós resilimos, vós resilis, eles resilam; 2 - no futuro do presente: eu resilirei, tu resilirás, ele resilirá; nós resiliremos, vós resilireis, eles resilirão; 3 - no futuro do subjuntivo: quando eu resilir, quando tu resilires, quando ele resilir; quando nós resilirmos, quando vós resilirdes, quando eles resilirem; e 4 - os mais resilientes poderão usá-lo no pretérito imperfeito: se eu resilisse, se tu resilisses, se ele resilisse; se nós resilíssemos, se vós resilísseis, se eles resilissem.

Ninguém no Brasil consegue ficar alheio à bendita palavra. A prova disto está em que, perguntado sobre qual será a maior qualidade da seleção brasileira, o técnico Ancelotti chutou de primeira: "Resiliência". Resiliu. ..."

Viver é Perigoso

ZÉ FERINO


Mudando de lugar na fila da Padaria Morro Chic para conversar com o Sr. Zé Ferino.

- Bom dia Camarada. Parece que a chuvinha foi embora. Mas vamos ao que interessa. É evidente a elevação do clima político nos comentários anônimos do "vivereperigoso". Tenho reparado que aqueles, presumidamente vindos de direitistas, são curtos, com vocabulário simplista e agressivo. Os vindos de comentaristas, presumidamente originários de centristas/esquerdistas, são estruturados, com argumentos e sem insultos. Estou certo ?

- Certíssimo Sô Zé. A gente está sempre esperando que surja um cronista de direita que consiga fazer um texto equilibrado, sem ofensas, citando as qualidades e benefícios daquilo que acredita e que possa ser republicado como postagem, mesmo sob pseudônimo, como fazem os da esquerda ou centro. Mas está difícil.

- É camarada ...sinceramente, não vai ser fácil tocar o blog mais adiante, quando avançar o período eleitoral. Haja deletamento. Para começar, sugiro que sejam apagados todos os "pqp"

- Pois é...vamos fazer isso.

Viver é Perigoso