Translate

segunda-feira, 5 de maio de 2025

AGORA VAI !


Lula demite Cida e coloca Márcia

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


Samuel Mendola, simplesmente, Vic Dana. Ator, cantor e dançarino americano nascido em Buffalo, New York em 1942.

Foi descoberto por Sammy Davis Jr. Excelente dançarino que, com o declínio da dança, começou a carreira de cantor.

Ficou conhecido pela sua gravação "Red Roses for a Blue Lady" em 1965, que alcançou a Billboard Top Ten.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Jean Michel Basquiat - 1981
Viver é Perigoso

DECOLONIAL


No final de semana fui classificado num comentário como decolonialista. Sem saber o que era, mas conhecendo bem o autor e suas posições, de imediato taquei-lhe um grosseiro "é a vó".

Tive que buscar no "pai dos burros" o significado do "decolonial", e está lá.

O termo "decolonial" refere-se a uma corrente do pensamento que surgiu na América do Sul na virada do século XXI. A partir da crítica à modernidade e ao eurocentrismo, seus principais teóricos analisam as cicatrizes, as sequelas e as recorrências contemporâneas da dominação colonial e refletem sobre a necessidade de descolonização do poder, do saber e do ser.

Resumindo, decolonialismo significa o conjunto de práticas, conceitos, pesquisas e estudos que tentam diminuir, e até reverter, os efeitos da colonização nas sociedades em que este processo histórico ocorreu,como o genocídio indígena, a escravização dos povos africanos e a submissão de seus descendentes a um sistema que privilegiou, por séculos, os interesses europeus.

Pensando bem (ou mal) até que sou um pouco decolonialista.

Viver é Perigoso

O ETERNAUTA


Gênero que não faz muito o meu tipo, muito embora tenha assistido "Walking Dead" e "TheLast of Us". Assisti no final de semana, "O Eternauta" na Netflix. A minissérie se tornou a mais vista no streaming é baseada na história em quadrinhos argentina de mesmo nome.

A obra clássica do argentino Héctor Oesterheld, conta a história de Juan Salvo, um homem que se vê preso em casa com parentes e amigos durante uma nevasca mortal. Assisti também, levado por uma motivação diferente e explicada a seguir.

A história de "O Eternauta" apareceu pela primeira vez em revista, em 1957. Em livro, foi publicada em 1959. O enredo recebeu influências internacionais que cercavam o mundo na época, como a tensão pós-Segunda Guerra Mundial, a corrida espacial e o medo de bombas nucleares. Nessa primeira publicação, o tom político não era tão forte.

O contexto mudou em 1969, quando foi apresentada uma segunda versão do "O Eternauta". Nesta edição, o tom político da narrativa ficou escancarado. A publicação dessa versão ocorreu alguns anos antes do golpe militar na Argentina, que se deu em 24 de março de 1976, dando início à ditadura no país. O período foi marcado por perseguições políticas a estudantes, sindicalistas, ativistas e pela tortura.

Por trás da obra, Oesterheld, o mais importante autor de ficção científica da argentina, teve um final trágico: foi sequestrado  pela ditadura militar do país latino em 1977.

Héctor Oesterheld e suas quatro filhas, Diana, Estela, Beatriz e Marina, foram sequestrados e desapareceram em 1977. Eram militantes políticos e participavam do grupo Montoneros, uma organização política-militar argentina contra a ditadura militar. Diana e Marina estavam grávidas.

Os corpos do autor e de três de suas filhas nunca foram encontrados. Apenas Beatriz pode ser velada.

A morte do autor e de seus familiares só foi reconhecida em 1985, com um julgamento que resgatou a memória dos desaparecidos durante a ditadura na Argentina.

Viver é Perigoso

BOAS LEMBRANÇAS



O presidente Donald, ordenou a reconstrução e reabertura da prisão de Alcatraz. Situada em uma ilha na bacia de São Francisco (Califórnia), a penitenciária federal de segurança máxima, conhecida como “a Rocha”, está encerrada desde 1963 e, em seu local, funciona hoje um museu.

Disse Donald: “Hoje, estou instruindo a Agência Federal de Prisões, juntamente com o Departamento de Justiça, o FBI e o Departamento de] Segurança Interna, a reabrir Alcatraz para abrigar os infratores mais cruéis e violentos dos Estados Unidos."

Blog: Só lembrando, o presidente Donald se tornou o primeiro criminoso condenado a assumir a Casa Branca. Em uma histórica decisão, ele recebeu a condenação por 34 acusações criminais de fraude contábil. Em tempo, as boas lembranças vieram de amigas queridas, Rachel Riera e Renata Duarte, que passaram (em visita, é claro), por Alcatraz.

Viver é Perigoso 

REELEIÇÃO, RAIZ DE TODOS OS MALES

 


Viver é Perigoso