 |
Nº 1 - |
O Super-Homem, como conhecemos, completa 75 anos de idade. Em 1938 foi para as bancas o primeiro número da revista Action Comics.
Na realidade, o primeiro Super-Homem nasceu em 1933, pelas mãos de Jerry Siegel e era um vilão, com poderes telepáticos e a obsessão de dominar o mundo. Nada a ver com o nosso herói dos últimos 75 anos.
Originalmente, pai foi um cientista louco (posteriormente transformado em Luthor) e foi inspirado na figura de Übermensch que Nietzsche desenvolveu em "Assim Falou Zaratrusta":
Um homem racional com moralidade própria que defende seus valores por sobre os demais para alcançar o que deseja.
Cinco anos depois foi dado um giro de 180º no personagem.
O Super-Homem não nasceu no planeta Krypton, mas sim em Cleveland, onde se conheceram o escritor Jerry Siegel (tomou o barco em 1996) e o desenhista Joe Shuster (tomou o barco em 1992), que juntaram o seu amor pelas aventuras e a ciência de ficção com a criação de diversos personagens.
Baseando nas idéias de Nietzsche, publicaram uma pequena história intitulada " O Reino do Super - Homem," na qual um cientista com poderes telepáticos convence a um vagabundo a ser objeto de uma experiência em troca de comida. Depois de beber a poção, o vagabundo adquire poderes telepáticos que acabam tornando-o num homem ávido pelo poder.