Translate

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

MOÇA BONITA



Iara Iavelberg nasceu em São Paulo em 1944 filha de uma rica família judia paulistana. Ingressou na Universidade de São Paulo em 1964. Casou-se muito cedo, com 16 anos. O casamento, com um médico, durou apenas três anos e ela deixou a relação para entrar na militância política.

Separada, alta, bonita, de olhos claros e corpo bem cuidado, virou a musa da intelectualidade estudantil paulista de esquerda ao meio da década de 1960.

Iara chegou ao Marxismo através do movimento estudantil e, militando no MR-8, conheceu Carlos Lamarca, comandante da Vanguarda Popular Revolucionária em 1969, com quem passou a viver. O casal era um dos mais procurados pela ditadura militar, inclusive com fotos espalhadas por todo o país. Vivendo juntos, passaram dez meses escondidos em 'aparelhos' pelo país. Uma das companhias do casal nestes esconderijos foi a amiga "Wanda", como era conhecida Dilma Roussef, que décadas depois foi presidente do Brasil.

Ela e Lamarca fugiram para a Bahia em julho de 1971, após a desarticulação da organização guerrilheira. Iara (codinome "Clara") foi para Salvador enquanto Lamarca seguia para o interior baiano.

Um integrante da organização, preso e sob tortura passou informações sobre o paradeiro de Iara. Na manhã de 20 de agosto/1971, o prédio na Rua Minas Gerais, na Pituba, foi cercado por e Iara foi morta a tiros.  Carlos Lamarca foi morto menos de um mês depois, em 17 de setembro no sertão da Bahia.

O corpo de Iara foi entregue à família apenas um mês após a sua morte, em caixão lacrado, com a proibição explícita de que fosse aberto, com um laudo médico informando de seu suicídio. Iara foi enterrada no Cemitério Israelita de São Paulo na ala dos suicidas.

Em 1998, a família de Iara começou uma batalha judicial contra o Estado, solicitando a exumação do corpo da guerrilheira com a intenção de investigar as causas de sua morte. O especialista em medicina legal concluiu então que, na verdade, o tiro mortal de Iara foi disparado de uma longa distância, descartando a hipótese de suicídio.

Os familiares de Iara, inconformados com a versão oficial da morte por suicídio, conseguiram que os restos mortais fossem removidos para perto do túmulo de seus pais, em outra área do cemitério judaico.

O Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo prestou uma homenagem à antiga aluna e deu seu nome ao centro acadêmico, passando a ser chamado Centro Acadêmico Iara Iavelberg. O Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora também traz o seu nome.

Viver é Perigoso

POIS É ...



O principal campeonato de futebol no Brasil é o brasileirão. Pois bem, estamos no período chamado "Data Fifa", ocasião que o campeonato é interrompido com cessão dos jogadores convocados para os selecionados de seus países.

Atentem para a participação dos atletas disputando o brasileiro para as respectivas seleções.

Total dos convocados = 41 jogadores

Para a seleção brasileira  = 6 jogadores

Para o Uruguai = 9 jogadores

Para o Paraguai = 6 jogadores

Para a Venezuela = 6 jogadores

Para o Chile = 4 jogadores

Para o Equador = 4 jogadores

Para a Colombia = 2 jogadores

Para a Argentina = 1 jogador

Para a Bolívia = 1 jogador

Para a Holanda = 1 jogador

Peru = 1 jogador

O Flamengo tem o maior número de selecionados = 6. Seguem o Palmeiras e o Coríntians com 5 . Apenas o Mirasol, Vitória, Sport e Ceará não tiveram jogadores selecionados.

Viver é Perigoso 

O CABO, O SOLDADO E O JAIR

 


Viver é Perigoso

CAUSÍDICO JURÁSSICO

De costas para o povo.

1- Votada ontem no Senado flexibilização da Lei da Ficha Limpa. Diminuindo prazos de inegibilidade . Grande beneficiário de imediato ele Eduardo Cunha. Lembram? Aguardando possível veto presidencial.
Para os que estão chegando agora a lei proíbe que políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância possam se candidatar, mesmo que ainda exista possibilidade de recursos. Também torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado ou renunciar para evitar a cassação. Lei 135/2010 de iniciativa popular com mais de 1,5 milhão de assinaturas. Aqui na terrinha milhares assinaram.

2- Caminha a passos largos para entrar em pauta na Câmara uma lei de anistia, voltada para o Jair. Negociadores? Tarcísio e Malafaia. Sendo que a CF proíbe a concessão de anistia pra quem atentar contra o Estado Democrático de Direito.
O Jair está sendo julgado exatamente por isso. O STF já não derrubou a graça (indulto) concedida ao brutamontes Daniel Silveira? Pois é....incrível como os políticos fabricam embates com a justiça que sabem que vão perder.

Causídico Jurássico

Viver é Perigoso