Memorabilíssimo na história de Itajubá é o Itajubense Futebol Clube, o famoso e temido Tigre Negro em alusão a cor da camisa.
O Itajubense foi fundado em 7 de outubro de 1917 por Artur Oscar Paiva, Antonio de Aguiar Dias e Adhemar Ribeiro.
Era integrado por jogadores como Jovita, Mnicalli, Celso Pinto, Luís Amaral, Manuel Paiva, Ralph Jordão, Olinto Santos, José Mandolesi, Mario Braz Scambito, Petronilho, Júlio Lecione e outros.
Mereceu ser citado pelo escritor Escragnolle Doria na revista "Eu Sei Tudo", de agosto de 1931, como Cmpeão Sul Mineiro.
Chegou a enfrentar vários clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo, entre os quais, o América, São Cristovão e o Fluminense. Sua disputa marcante foi contra o Selecionado Paulista, integrado por Filó, Feitiço e o célebre Arthur Friedenreich, um dos maiores vultos da história do futebol brasileiro.
O campo do Itajubense F. C. ocupava a área compreendida entre a Rua Joaquim Francisco e as atuais ruas Alcides Faria e Américo de Oliveira. O local ficou conhecido como "Estádio".
Invariavelmente as partidas eram animadas pela Banda Dom Bosco comandada pelo maestro Francisco Nisticó.
Dos times ainda existentes, o mais antigo é o Smart F. C., chamado de Leão da Boa Vista, fundado em 28 de junho de 1928. Nascido dentro do âmbito da Fábrica de Tecidos Codorna, após o encerramento das atividades do Codorna F. C
Outro time que passou para a história do futebol itajubense foi o Esporte Clube Brasil, fundado em 1929. Seu campo ficava na Av. Paulo Chiaradia, onde hoje o Itajubá Tênis Clube.
Em 1934 foi fundado o Yuracan e no ao de 1935, o Fábrica de Armas.
A Liga Itajubense de Futebol foi fundada em 17/6/1937, por iniciativa do Sr. Luis Gomes da Silva.
Dados História de Itajubá - Armelim Guimarães
Viver é Perigoso

Nenhum comentário:
Postar um comentário