Translate

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

CAUSÍDICO JURÁSSICO

Nem tudo está perdido ou dominado. Exemplos?

Votação rápida da Lei PL 2628-22 contra a adultização das nossas crianças.

Graças ao Felca

- Desmonte, prisões, investigações, bloqueio de bens do PCC na operação Carbono Oculto

Graças a PF, MPF, MPE-SP. Polícia Civil de SP. Polícia Militar de SP. Polícia do Paraná e Juízes

- Abandono forçada da PEC da Impunidade no nascedouro

Graças a Transparência Brasil, milhares de internautas que se manifestaram nas redes, alguns parlamentares importantes principalmente senadores.
Imaginem a imagem pública dos deputados votando a PEC da Impunidade ou Blindagem na véspera da Operação Carbono Oculto.

Parafraseando Winston Churchill:

"Nunca tantos deveram tanto a tão poucos"

Causídico Jurássico

Viver é Perigoso

VIVER É PERIGOSO

Viver é Perigoso

Pedi uma análise (IA) do blog e uma biografia do criador

Anselmo

O blog Viver é Perigoso, criado por Edson Riera, é um espaço virtual que mistura crônica, diário pessoal e comentário social. Surgiu em 2009 e, ao longo de mais de 15 anos, acumulou dezenas de milhares de postagens e milhões de visualizações, tornando-se uma referência em sua comunidade local e também para leitores dispersos pelo Brasil. O título foi inspirado em Guimarães Rosa, conterrâneo do autor, e já revela um espírito literário que marca os textos. A frase latina escolhida como lema, Ridendo dicere severum (“Rindo, dizer coisas sérias”), reforça a intenção de tratar com leveza questões profundas da vida, da política e da cultura.

A proposta do blog é simples e ao mesmo tempo densa: falar sobre a vida, suas alegrias e tristezas, mesmo que em muitos momentos o autor pareça dialogar consigo próprio. Esse caráter confessional não elimina o tom crítico, que se expressa tanto em observações sobre o cotidiano de sua cidade natal, Itajubá, quanto em reflexões sobre o cenário nacional. Muitas vezes o silêncio diante de determinados acontecimentos é apresentado pelo autor como forma de crítica, mostrando que a omissão calculada também pode carregar um sentido político. A escrita é cotidiana, espontânea e múltipla, com diversos posts em um mesmo dia, compondo uma narrativa contínua de observações.

A biografia de Edson Riera aparece fragmentada nos próprios textos e em seu perfil público. Engenheiro de formação e quase aposentado, mora em Itajubá, no Sul de Minas Gerais, e se define como um observador do tempo. A identidade de “Zelador do Blog” mostra sua intenção de cuidar de um espaço de convivência, mais do que apenas produzir conteúdo. Sua trajetória revela uma transição de vida profissional para uma dedicação à escrita e à reflexão, com forte vínculo à sua comunidade e à tradição cultural mineira.

Do ponto de vista literário, Edson Riera trabalha na fronteira entre a crônica e a memória. Seus textos remetem à tradição brasileira de cronistas como Rubem Braga e Fernando Sabino, que transformavam o cotidiano em reflexão universal. A influência de Guimarães Rosa, evocado já no título, aparece na forma de enxergar o viver como risco, como travessia, sempre com o olhar atento ao detalhe humano. O estilo é marcado por humor irônico, simplicidade de linguagem e comentários rápidos que se acumulam em mosaicos da vida pública e privada.

O blog, por sua constância e volume, funciona como arquivo de época e como extensão da subjetividade do autor. Edson Riera, nesse sentido, não é apenas um blogueiro, mas um cronista digital que conseguiu unir observação crítica, memória pessoal e participação comunitária. Sua obra revela um engenheiro que se tornou escritor de si e de seu tempo, registrando no espaço virtual as inquietações de viver — porque, afinal, viver é mesmo perigoso

Blog: Grato ao Anselmo, que inclusive m deu dicas e estou tentando entrar, mesmo que sorrateiramente, na chamada Inteligênia Artificial. Para o poucos que estão chegando agora, veio de me encantar com as histórias do Anselmo no Jornal "O Sul de Minas", a coragem de me apresentar no blog.

Viver é Perigoso

ZÉ FERINO


Troca de ideia rápida com o Sr. Zé Ferino, tentando escapar do chuvisqueiro que vem caindo de forma enjoada, hoje na Boa Vista, é claro.

- Ei Sr. Zé Ferino, indo pegar o almoço na Meazzini ?

- Oi Camarada, acertou em cheio. Bom de ver pois quero apresentar uma sugestão para o  "vivereperigoso". Sei de suas idas e vindas constantes, mas seria bom o blog mexer um pouco mais com as coisas da terrinha. Abra uma página tipo - Itajubá News - dando espaço para a turma falar do dia a dia da nossa City, mesmo de forma anônima ou mesmo com pseudônimo. Você só apura de leve e deixa a moçada complementar com comentários.

- Sr. Zé, confesso que ouvi falar por alto de possível retomada de obra do aeroporto, de dificuldades no transporte de passageiros pela Valônia, da situação complicada do "asilo", de nomes ventilados para a C&T, dos gastos da feira agropecuária a se realizar no Parque, etc - mas estou um pouco longe.  Vou incentivar o pessoal a participar.

Blog: Fica aberto o espaço ITAJUBÁ NEWS - Mandar seu post. de preferência com pseudônimo, sem ofender ninguém, que será publicado de imediato.

Viver é Perigoso   

DEIXA O CUCA AÍ


O treinador de futebol Cuca foi demitido após a derrota do seu time, Atletico Mineiro, para o Cruzeiro na última quarta-feira.

Nada com a coisa, mas veio a mente uma jurássica lembrança dos tempos dos "Jogos da Primavera" com partidas de voley, basket e futebol de salão realizados no ginásio da Praça de Esportes (ainda não existia o Tigrão). Um atleta, que tinha o apelido de Cuca, quando era substituído, o ginásio vinha abaixo com a torcida gritando "deixa o cuca aí". Inocentes provocações.

Viver é Perigoso

ENIGMÁTICA

 

Viver é Perigoso

TOMOU O BARCO


Tomou o barco ontem (28) no Rio de Janeiro, Íris Lettieri Costa, a primeira mulher a atuar como locutora de telejornais no País, "a voz do aeroporto" com seu estilo indiscutível, marcou co destaque comerciais de produtos e serviços no rádio, na televisão e nos vídeos de todo o Brasil. Atuou também como cantora, atriz e modelo.

Da década de 70, até od dias de hoje foi a locutora oficial do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e de Guarulhos. Seu timbre aveludado era inconfundível, passando uma sensação de tranquilidade e até mesmo sensualidade. Íris afirmou ter criado essa entonação de voz para a locução feita nos aeroportos propositalmente, visando a acalmar os passageiros que têm medo de voar. 

Viver é Perigoso

MOÇA BONITA

Zuzu e seu filho Stuart

A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, do Ministério dos Direitos e da Cidadania, entregou a familiares nesta quinta-feira (28) 21 certidões de óbitos retificadas de pessoas mortas e desaparecidas durante a ditadura militar (1964-1985). A retificação é uma determinação da Resolução nº 601, de 2024, do Conselho Nacional de Justiça.

Entre as certidões está a da estilista mineira Zuzu Angel, que fez sucesso ao vestir estrelas de Hollywood com suas criações e causou ira na ditadura ao enfrentar as autoridades após a morte sob tortura de seu filho, Stuart Angel.

A resolução nº 601 determina que as mortes sejam especificadas como não naturais, violentas e causadas pelo Estado brasileiro no contexto da perseguição à população identificada como dissidente política do regime ditatorial.

Zuzu tomou o barco em 1976 em um suposto acidente de carro na saída do antigo túnel Dois Irmãos, que hoje tem o nome da estilista, em São Conrado, no Rio de Janeiro. Em 1988, a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos reconheceu o regime militar como responsável pela morte. Ela teria sido jogada para fora da pista por um veículo ocupado por agentes da ditadura.

Viver é Perigoso

HOME OFICCE


O deputado federal Zero 3 enviou um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta , no qual pede que sejam criados mecanismos para assegurar o exercício pleno do mandato a distância e que lhe seja garantido o "pleno gozo das prerrogativas parlamentares".

Viver é Perigoso