Translate

domingo, 22 de dezembro de 2024

A MELHOR SELEÇÃO

Campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Botafogo domina a seleção do futebol brasileiro. Cinco jogadores e o técnico compõem o time ideal. 

No gol, John teve um papel fundamental com defesas muito importantes que fizeram a equipe alvinegra comemorar com mais intensidade os títulos de 2024. A zaga também é inteiramente alvinegra, com o argentino Alexander Barboza e o angolano Bastos. No Brasileirão, os cariocas tiveram a defesa menos vazada, sofreram somente 29 gols. Nas laterais, há atletas do Flamengo e do Internacional: Wesley e Bernabei.

O meio-campo também conta com participação estrangeira. Gerson, do Flamengo, é o único brasileiro e teve, de acordo com especialistas, uma de suas melhores temporadas na carreira. A Argentina domina o setor, com o corintiano Rodrigo Carro e o botafoguense Thiago Almada.

No ataque, o artilheiro do Brasileirão não poderia ficar fora. Yuri Alberto foi escolhido para comandar o setor ao lado do jovem Estêvão, de 17 anos, que foi o único representante do Palmeiras nesta seleção. Luiz Henrique, do Botafogo, completa os 11 titulares. 

O melhor treinador foi o português Artur Jorge, também do Botafogo.

O craque do futebol brasileiro em 2024 foi Luiz Henrique (Botafogo) - 57,3% dos votos

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

                                   Norman Bluhm - Balsazzer Feast (1959)

Viver é Perigoso
 

O QUE É ISSO COMPANHEIRAS



As quatro jgdoras do River Plate detidas em flagrante sob suspeita de injúria racial durante a partida contra o Grêmio, em São Paulo, foram encaminhadas à penitenciária da capital localizada no bairro do Carandiru, após a Justiça converter a prisão delas em preventiva neste sábado (21).

Candela Díaz, Camila Duarte, Juana Cangaro e Milagros Díaz agora aguardam o resultado de um pedido de habeas corpus encaminhado pela advogada Thais Sankari, que as representa, para que elas respondam em liberdade.

Viver é Perigoso

MOÇO BONITO

 


Está com 75 anos, o Sr. Richard Tiffany Gere, ator nascido na Filadélfia e casado com a espanhola  Alejandra Silva. Gere se tornou budista, vegetariano e ligado a causas ligadas à paz e aos direitos humanos. Atualmente estrelando a série "A Agência", uma adaptação do sucesso francês, "The Bureau", na plataforma Paramount.

Um pouco sobre Richard Gere:

Admirador do prêmio Nobel Bob Dylan, a quem considera o Picasso americano. Apaixonado pelo pintor Francis Bacon. Gostava muito do trompetista Al Hirt, até descobrir Miles Davis, quando afirmou: esse é o cara.

Na política, tem admiração pela deputada amaricana Nancy Pelosi.

Richard tem dois filhos. Um com 24 anos e outro com apenas 5 anos.

Viver é Perigoso  

PORQUE HOJE É DOMINGO


Viver é Perigoso

NOSSA ESCOLA



A manhã desta sexta-feira, dia 20 de dezembro, marcou a chegada do novo reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Prof. Marcel Fernando da Costa Parentoni, ao seu primeiro dia de trabalho na Reitoria da instituição, para o mandato do período 2024-2028.

O Prof. Marcel deu início ao exercício do cargo oficialmente, conforme o decreto de nomeação publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 5 de dezembro de 2024, assinado pelo presidente da República.

Acompanhado da nova vice-reitora da UNIFEI, Profª Janaina Roberta dos Santos, o Prof. Marcel foi recebido na sala do Conselho Universitário (Consuni) pela equipe de novos(as) gestores(as) da administração para a primeira reunião oficial como reitor da Universidade. Ao término deste encontro, o Prof. Marcel assinou as nomeações dos(as) novos(as) pró-reitores(as) e diretores(as) da UNIFEI.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Tarsila do Amaral - A Lua (1928)

Viver é Perigoso

BR - 116 RODOVIA DA MORTE



A BR-116, palco da tragédia e que conecta a capital do Ceará ao Rio Grande do Sul, é a rodovia mais letal do país, de acordo com dados da PRF. Em 2023, foram 740 mortes registradas. Este ano, o número já ultrapassou o total do ano anterior, com 763 óbitos até agora.

Viver é Perigoso

UMA VIDA...



Você está prestes a tomar o barco.
Sozinho, lúcido e sem sofrimentos providencia um gravador e resolve deixar registrado toda a sua vida. Registrar realmente como aconteceu e não versões fantasiosas e ajeitadas criadas por você mesmo.
Tem que ser rápido. Uma semana voa.
Não terá dificuldades. Os estudiosos dizem que nessas ocasiões a vida toda passa pelo pensamento como se fosse um filme.
Não insista. Não terá lembrança alguma do que aconteceu até os seus três anos. É como não tivessem existidos.
O filme inicia-se aos quatro anos.
Um bom começo seria pelos remédios ruins que lhe enfiaram guela abaixo. Injeções e vacinas. Roupas domingueiras desconfortáveis, fora do tamanho, sapatos rígidos e engolidores de meias de algodão. Banhos parciais de bacia nos finais de tarde. Cuidados especiais com o rosto, pescoço, axilas e pés. O resto ficava para sábado.
Desodorante ? só pomada minancora ou creme de rosas
Meninice.
Televisão nem pensar. Rádio só em ondas médias e curtas. Som horrível de locução de futebol, nas tristes tardes de domingo. Novelas radiofônicas durante à tarde, Jerônimo, o Heroi do Sertão, no final do dia, logo após a agonia provocada pela Ave Maria.
Famigerado instrumento instrumento de tortura criado pelos adultos: Boletim escolar e destaques com caneta com tinta vermelha.
Brincadeiras de rua, primeiras brigas, nadar escondido e pelado no Sapucai. Muito futebol e a primeira paixão, sempre por uma pessoa infinitamente de mais idade. Mágoas profundas e passageiras.
Primeiras grandes perdas pessoais. Por que choravam tanto ? Só entenderia mais tarde: medo da saudade. Ô trem doído !
Vazios, mudança e reconstrução de planos. A mudança assusta. Se brusca, apavora.
Cinema ? "A vida de Cristo", Marcelino Pão e Vinho" e comédias do "Gordo & Magro".
Tirando o Nelson Gonçalves e o Roberto Carlos, música só americana. Todas músicas em línguas diferentes do português eram americanas. Frank Sinatra, Beatles, Ray Charles, Edith Piaf e o ídolo maior, Elvis Presley.
Uma glória poder entrar nos filmes censurados para menores de 14 anos.
Coração disparado, frio no estômago, cabeça girando e o primeiro namoro escondido. As palavras sumiam. Segurar nas mãos levavam ao paraíso.
Tragédias gregas: Levar um fora ou desistir da namorada. Colocar o travesseiro (dizia-se trabeceiro) sobre a cabeça e molhar o lençol com lágrimas, enxugadas com planos de vingança.
"Nunca mais", quando se é jovem pode durar muito pouco. Minutos, horas e não mais que dias.
Cabelos compridos, barbinha por fazer, calça Lee (uma só), duas camisas Lacoste (podia ser com jacarezinho falso) e o supra-sumo da felicidade:
Uma blusa azul acetinado da engenharia.
O embelezamento físico e intelectual acontecia por milagre. Antes mesmo dos cabelos voltarem ao comprimento normal, após o trote, elementos feios e fora de esquadro se transformavam em deuses gregos.
Divino ser paparicado pela sogra. Acontecia.
Trouxas orgulhosos carregando pelas ruas da cidade, réguas T, balizas e teodolitos. Super-homens.
Obrigatório ler os livros "Lobo das Estepes" do Herman Hesse e "O Meio é a Mensagem" do Marshall McLuhan.
Ditadura brava e tímidos movimentos de rebeldia. Chico Buarque e Caetano ajudavam a desabafar.
Fogos históricos. Definitivamente, Hi-Fi, Cuba Libre, vinho Astronauta e Rabo de Galo, não se combinam.
Dane-se o mundo. Quero formar, comprar um fusca zero, um relógio Seiko e mais uma calça Lee. Não vou precisar mais da mágica blusa azul da engenharia.
Vou casar.
Engenheiro, respeitado e louco para usar alguma das teorias que aprendeu na Escola. Difícil.
Casamento, pernil, maionese e pé na estrada.
Vida de luta. Vida de perdas. Vida de conquistas. Vida feliz.
Filhos, netos e retorno do guerreiro para a aldeia.
No rádio do carro, Gonzaguinha canta com realismo:
"Começaria outra vez, se preciso fosse..."
Comum demais para dar um filme. E se desse ? seria um drama ou uma comédia?
O importante é que pelo menos para os seus, seria um épico, daqueles do Charlton Heston.

Viver é Perigoso

ENQUANTO ISSO...

 


Viver é Perigoso