Líder usando boné vermelho ?
Nas últimas semanas, uma antiga profecia atribuída ao povo Hopi, uma das tribos indígenas mais antigas da América do Norte, voltou a ganhar destaque na imprensa internacional. Os Hopi vivem majoritariamente em uma reserva no nordeste do Arizona, nos Estados Unidos. Suas crenças e relatos espirituais são transmitidos oralmente há gerações.
A crença fala sobre o "fim do quarto mundo" e o aparecimento de uma misteriosa figura identificada por usar um boné vermelho, símbolo de um ponto de virada para a humanidade. Essa figura surgiria em um período de grandes avanços tecnológicos, turbulência social e desequilíbrio ambiental. Uma das figuras responsáveis por difundir esses ensinamentos foi o ancião espiritual Thomas Banyacya.
Os Hopi vivem majoritariamente em uma reserva no nordeste do Arizona, nos Estados Unidos. Suas crenças e relatos espirituais são transmitidos oralmente há gerações.
A cosmovisão Hopi descreve a existência de quatro mundos, sendo o atual, o quarto, marcado pela ganância, pela desconexão com a natureza e pelo colapso ambiental. De acordo com a tradição, essa era terminaria com uma "Grande Purificação", processo simbólico que encerraria um ciclo de crise e abriria caminho para o chamado "Quinto Mundo", um tempo de harmonia, equilíbrio e paz duradoura.
A figura do "homem do boné vermelho" estaria ligada a esse momento de transição. Sua chegada representaria um ponto decisivo, no qual a humanidade teria de escolher entre dois caminhos: a destruição ou a renovação espiritual.
Viver é Perigoso