Vivi um episódio certa vez que me marcou. Numa viagem à Califórnia, fui convidado por um engenheiro para uma visita até sua residência. Deparei no jardim com uma espécie de "padrão cemig", com um armário. Curioso, fui informado tratar de local para se guardar alguns equipamentos (lanternas, pilhas e um rádio portátil) como garantia, para o acontecimento de um desastre, uma vez que estávamos nas cercanias da Falha de San Andreas.
Hoje tomo conhecimento no jornal de um fato comum em filmes de ficção científica. Senão vejamos:
A Comissão Europeia propõe que os agregados familiares europeus estejam preparados para sobreviver 72 horas sem ajuda externa em caso de agressões, catástrofes naturais, pandemias ou ataques cibernéticos.
Ter reservas de água e alimentos, materiais de aquecimento, medicamentos ou baterias são as orientações básicas para enfrentar este tipo de crise.
As orientações estabelecem que é fundamental ter água e alimentos suficientes para pelo menos três dias para cada pessoa da unidade familiar. As necessidades mínimas de uma pessoa durante uma semana giram em torno de 20 litros de água potável.
Relativamente às refeições, é aconselhável ter uma cozinha portátil e combustível (gás engarrafado). São preferidos alimentos não perecíveis, que possam ser armazenados em temperatura ambiente e sejam fáceis de consumir. Algumas sugestões incluídas no guia norueguês são alimentos enlatados com todos os tipos de produtos, nozes, frutas desidratadas, legumes, massas, leite ou arroz.
A UE pretende dar orientações aos Estados-membros para prepararem a população, para que possam enfrentar com recursos esses primeiros três dias-chave, considerados essenciais porque é o período que as autoridades normalmente necessitam para controlar a situação e ajudar os grupos mais vulneráveis.
Os guias distribuídos pelos países nórdicos no ano passado, que afectam a preparação para situações de guerra, apontam para a necessidade de estocar comprimidos de iodeto de potássio em caso de acidente ou ataque nuclear, que devem ser utilizados sob as instruções das autoridades.
Recomenda-se ter um dispositivo que permita carregar telemóveis (bateria auxiliar) e os números de telefone mais importantes das pessoas escritos em várias folhas de papel.
Outra indicação é manter junta a documentação pessoal dos membros do agregado familiar, bem como diversas formas de pagamento como dinheiro suficiente para vários dias, cartões de crédito ou débito.
Outras ferramentas úteis mencionadas nos guias de autoproteção são faca, abridor de latas, extintor de incêndio ou fita adesiva para vedar portas e janelas.
Net
Viver é Perigoso