Translate

sábado, 23 de novembro de 2024

OUTROS TEMPOS


"Losing My Religion" é uma canção da banda americana R.E.M.  Foi lançada nos Estados Unidos em fevereiro de 1991, como o primeiro single do sétimo álbum de estúdio da banda, Out of Time.
A respeito do título da música, apesar de constar a palavra religião, a canção é sobre um amor não correspondido. Nesse sentido, o vocalista Michael Stipe esclareceu que "Losing My Religion" é na verdade uma antiga expressão da região sul dos Estados Unidos, usada quando se perde a fé em algo ou alguém.

Viver é Perigoso

AINDA SOBRE O CARREFOUR


Depois do anunciado boicote do Carrefour (França) as carnes provenientes do Mercosul, outro grande varejista francês, o Les Mousquetaires foi na mesma direção.

Por estas bandas, o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, se pronunciou defendendo o boicote ao Carrefour e ao Atacadão, controlado pelo grupo francês. Segundo ele o Carrefour tem o direito de comprar de quem quiser, como os brasileiros também.

Já a senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, quer explicações do embaixador da França no Brasil, Sr. Emmanuel Lenain.

Viver é Perigoso

BASTAVA

 

Viver é Perigoso

QUEM SERIA ?

 


Se vivesse na época, não seriam 300, mas 301 de Esparta.

Se ele vivesse na época, estaria entre os doze.

Se ele vivesse na época, não seriam "os dezoito do forte de copacabana", seriam dezenove.

Se ele vivesse na época teria atravessado a serra da mantiqueira com o Dr. Theodomiro e se alistado na força pública de São Paulo, na revolução de 1932.

Se ele vivesse em Cuba na época, estaria com os barbudos em Sierra Maestra.

Se ele vivesse na Argentina na época, teria sido Montonero.

Se ele vivesse no Uruguai na época, teria sido Tupamaro.

Se estivesse em Portugal na época, teria participado da Revolução do Cravos.

Se ele vivesse na Alemanha na época, teria feito parte do grupo Baader-Meinhof

Se ele vivesse em Paris na época, teria se alistado na Legião Estrangeira.

Se não estivesse cursando a Faculdade na época, teria acompanhado os irmão Petit no Araguaia.

Se ele vivesse em Ouro Preto na época, teria feito parte dos Inconfidentes.

Se ele vivesse na Palestina  teria feito parte do Hamas.

Se ele vivesse no Líbano teria se alistado no Hezbollah.

Viver é Perigoso

LEITURAS DE THEODOMIRO



Theodomiro Santiago foi um homem de grandes leituras.

Possivelmente teve a influência de Goethe, que escreveu: "palavras houve já de sobra, dai-me, enfim, feitos: vamos à obra " e também do General francês Lázaro Hoche, durante a revolução francesa: "Res, non verba" - "Fatos não palavras".

Chegando no "Revelemo-nos mais por atos do que por palavras, dignos de possuir este grande País."

Na política, não sabia bajular nem usar de cortesias astutas para atrair eleitores.

Tinha em mente o lema de Sêneca: "Preferir aborrecer com a verdade a agradar com a lisonja".

Viver é Perigoso

THEODOMIRO - O REVOLUCIONÁRIO



De Itajubá, atravessando a Mantiqueira pela Vila Maria, partiu o Dr. Theodomiro Santiago para juntar-se às forças paulistas, em defesa da Constituição, onde se tornou um dos líderes.

Com o fim da revolução (durou de julho a outubro de 1932), ele foi preso em sua casa na cidade de Itajubá e conduzido ao Rio de Janeiro. Foi expatriado junto com outros companheiros. Partiu para o banimento em novembro de 1932, chegando em Lisboa, a bordo do navio Siqueira Campos", em 18 de novembro de 32.

Talvez tenha sido o primeiro e único itajubense enviado para o exílio em toda a nossa história. Os tempos eram outros.

Oficialmente contabilizam -se 934 mortos. Na verdade, ultrapassaram os 2.000.

Trecho final da Carta enviada pelo Dr. Theodomiro ao Presidente (Governador) de Minas Gerais, Olegário Maciel. Na oportunidade, o Dr. Theodomiro se posicionou favorável à Revolução Constitucionalista de 1932.

"Há fatos que se não devem esquecer e ações que não se podem perdoar, porque o seu esquecimento ou o seu perdão, importariam no criminoso incentivo à prática de todas as vilanias.

É, pois, do outro lado da barricada que se acham os verdadeiros soldados da pátria.

De certo, em suas fileiras, terei também o meu lugar."

Itajubá, 26 de agosto de 1932



TRAJETORIA POLÍTICA - THEODOMIRO


Theodomiro Carneiro Santiago nasceu em Itajubá (hoje seria em Maria da Fé) no dia 30 de novembro de 1882.

02.4.1909 - Assumiu o cargo de Secretário Particular do Presidente (hoje governador) do Estado de Minas Gerais, Wenceslau Braz, também seu cunhado. Wenceslau foi casado com Dona Maria Carneiro, irmã mais velha de Theodomiro. Esteve no cargo até 07.9.1910.

07.9.1914 -Assumiu o cargo de Secretário das Finanças do governo estadual de Delfim Moreira, onde ficou até o final em 1918. Seu nome foi considerado para suceder Delfim Moreira, o que não se concretizou.

1921/1923 - Foi eleito Deputado Federal pelo PRM - Partido Republicano Mineiro

1924/1926 - Deputado Federal

1927/1930 - Deputado Federal - Mandato encerrado em 11/11/1930, quando o Congresso foi dissolvido por Getúlio Vargas.

1932 - Participa da Revolução Constitucionalista apoiando o Estado de São Paulo. Preso e deportado em outubro/32, voltando ao País em março/1933.

1933/1934 - Não participa da Assembleia Nacional Constituinte. Seus direitos políticos foram só readquiridos com a anistia de 28/5/1934

1935 - Deputado Federal até o seu falecimento em 25/10/1936, com 53 anos de idade.

ANOTAÇÕES

1 - Quando de sua atuação como Secretário das Finanças, seríssimo, denunciou graves erros do seu antecessor Artur Bernardes (vide Cassino de Lambari). O Estado (Theodomiro) foi defendido na justiça pelo Advogado Ruy Barbosa. A causa foi perdida.

2 - Na sucessão mineira em 1918, foram mencionados os nomes de dois secretários do governo: Américo Lopes e Theodomiro Santiago. O conciliador Presidente Wenceslau Braz, não aceitou e para tentar acertar a política no Estado, apoiou Artur Bernardes, que tinha se tornado (vide item 1) adversário do Dr. Theodomiro.

2 - Consta de algumas publicações, não oficiais, que teria disputado a eleição indireta para o governo de Minas, em 1935 (quando já estava eleito para a Câmara Federal e antes de sua posse) com o governador interventor, Benedito Valadares, aliado do Presidente Getúlio Vargas.

3 - Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, apoiaram Getúlio Vargas nas eleições de 1930, vencida pelo paulista Júlio Prestes. 20 dias, antes do final do mandato aconteceu o golpe que depôs o Presidente Washington Luís e com o apoio de Minas, Getúlio assumiu o poder em 01/11/1930 e fechou o Congresso (com Theodomiro Deputado Federal) em 11/11/1930.

Viver é Perigoso

PERSONAGEM PRINCIPAL


Quem seria o principal personagem da história itajubense ? Poderia estar entre o Padre Lourenço, o fundador do município, o grande político Wenceslau Braz, que foi governador do Estado e Presidente da República ou o Dr. Theodomiro Santiago.

Basta estudar um pouco o assunto e inevitavelmente se chegar a conclusão que o nome mais marcante da nossa história, com todo o reconhecimento aos outros, foi o Dr. Theodomiro Santiago.

Não é verdade que o Dr. Theodomiro nasceu em Maria da Fé. Nasceu em uma fazenda de seu pai que ficava dentro dos limites da nossa cidade. Nasceu no dia 1/12/1882. Estudou aqui na cidade, em Barbacena e em Ouro Preto.

Fez o primeiro ano de Direito em BH em 1902, transferindo-se no ano seguinte para Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, onde se formou em 1906, com 24 anos.

Prestem bem atenção na idade.

Em 1907, com 25 anos, voltou para Itajubá onde assumiu a Diretoria do Ginásio Itajubá.

Entre 1909 e 1910 aceitou o convite do seu cunhado Wenceslau Braz, então governador de Minas, e trabalhou em BH como seu Secretário. Voltou novamente para a Diretoria do Ginásio, onde ficou até 1912.

Aproveitando muitos instrumentos que tinham sido adquirido pela municipalidade e tinham pertencido a extinta Escola Normal Municipal, o Dr. Theodomiro deu início no dia 15/06/1912 ao curso técnico eletro-mecânico.

Dr. Theodomiro, então com 30 anos sonhava com um curso completo eletro-mecânico com ênfase à pratica. Financiado pelo seu pai, Cel. Carneiro Júnior, que pôs a disposição do filho 600 contos de réis, embarcou no Rio de Janeiro com destino à Europa (21/05/1912), onde iria comprar equipamentos para os laboratórios e contratar professores.

Ele chegou de volta a Itajubá no dia 19/11/1912, sendo recebido com muitas festas.

Com três professores europeus, as aulas começaram no dia 01/03/1913. Os professores eram os belgas: Victor von Helleputte , Armand Bertholet e Arthur Tholbecq.

Oficialmente a Escola de Engenharia foi inaugurada no dia 23/11/1913, quase no final do seu primeiro ano de funcionamento.

Atentem: Com 30 anos de idade, no começo do século XX, um advogado monta no interior uma escola de engenharia inovadora.

Sem dúvida, o Dr. Theodomiro foi um homem de visão extraordinária.

( fonte Armelin Guimarães)

Viver é Perigoso

OBSERVADOR DE CENA



Rememorando

Desde 1985 com a redemocratização os militares foram se afastando da política. Como a história registra tiveram diretamente nela por 21 anos. O afastamento foi definido como profissionalização das forças. O ápice foi a criação do Ministério da Defesa nos anos FHC com um civil no cargo. Isso se manteve com Lula e Dilma.

Ai impeachment de Dilma e governo Temer fraco por causa dos escândalos principalmente da JBS. Militares retornam ao governo com Gen. Silva e Luna na Defesa.

Depois com inábil, despreparado e mal intencionado Bolsonaro a coisa cresce de maneira exponencial. Nos ministérios e em toda a administração federal perto de 7.000 militares ocupam os mais variados cargos antes ocupados por civis. O mais notório foi o incompetente Gen. Pazzuelo na Saúde em plena pandemia. 

Indisfarçável a contaminação política das forças inclusive as policiais. Exemplos maiores a PRF do Silvinei e o aparelhamento da ABIN do Ramagen. A profissionalização tão almejada foi pro espaço e a contaminação foi evidente chegando infelizmente a contestação das urnas eletrônicas, apoio as manifestações golpistas e aos tristes dias de hoje de indiciamentos pela PF. 

Acham que muitos não estão preocupados vendo que dos 37 indiciados pela PF (tem até um padre) por tentativa de golpe e assassinatos, 25 são das forças com gente da ativa? Inclusive 4 generais e 1 almirante? Todos taxados de traidores. O que é pior para um militar do que ser chamado de traidor da pátria?

Urge retornar o profissionalismo e o afastamento os militares da política e da ideologia. Urge votar o projeto que diz aos militares e policiais: quer entrar na política, muito bem. Saia do serviço ativo. Urge reformar os currículos das academias militares onde o respeito à democracia e aos estado de direito sejam matérias básicas. Ou lá na frente surgirá um outro maluco com poder e tudo volteará a acontecer.

Observador de Cena

Viver é Perigoso

ANÔNIMO DO BLOG



VOU TE CONTAR AS COISAS QUE PERCEBI RECENTEMENTE

- Que a esquina da minha casa está duas vezes mais longe do que antes...

- E há também uma pequena subida que não tinha reparado antes...

- Que os degraus da escada agora são bem mais altos...

- ⁠Que não adianta pedir para as pessoas falarem mais claro, porque agora todo mundo fala tão baixinho que quase nada se entende.

- ⁠Que as roupas que quero comprar agora são tão apertadas, principalmente na cintura e nos quadris, o que acho muito desagradável.

- Que as pessoas mudaram, sendo que agora são muito mais jovens do que quando eu era, e por outro lado, as pessoas da minha idade são muito mais velhas do que eu...!!!! Tanto que outro dia reencontrei uma velha conhecida, ela envelheceu tanto... que nem me reconheceu!

- Também parei de correr atrás do ônibus, porque percebi que agora ele anda muito mais rápido do que antes!!!

Refleti sobre tudo isso esta manhã, enquanto me arrumava em frente do espelho...

A propósito, você notou que os espelhos não são mais tão nítidos e claros como eram há alguns anos?

É melhor perder tempo com amigos, do que perder amigos com o tempo.

Por esse motivo, perco tempo com você, pois não quero te perder com o tempo.

É a vida...ah, o tempo!

Anônimo(a) do Blog

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



Finalmente saiu a regulação do mercado de carbono. Carbono=CO2

O mercado de carbono tem suas origens na Rio Eco 92 e no Protocolo de Kioto de 1997. Iniciativas da ONU (IPCC).

A Câmara Federal diga-se de maioria conservadora acabou de aprovar o projeto 182/24. Que regulamenta esse mercado no país. E nos põe em pé de igualdade com os maiores países. Cria e regulamenta os mercados voluntário e o regulado. Está centrado na tese de combinação da economia com a sustentabilidade. Indivisíveis nos dias atuais.

O mercado regulado de títulos será implantado de forma gradativa ao longo de seis anos. Denominado de Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). E esse mercado permitirá a negociação de Cotas Brasileiras de Emissão. Funciona assim: se uma empresa ultrapassar a cota, ela poderá compensar negociando um crédito de outra empresa que emitiu menos. Ou de uma área com vegetação. Florestas nativas ou plantadas que como sabemos absorvem CO2. Cada tonelada de carbono que deixa de ser emitida ou é capturada da atmosfera equivale a um crédito.

Já o mercado voluntário é para empresas/pessoas/governos que querem participar dos esforços de descarbonização. Mas não emitem tanto. Dado o interesse dos consumidores/eleitores no assunto muitas empresas já operam no segmento. Por uma questão de marketing verde.

As áreas florestais públicas e privadas também poderão participar. Os Estados poderão ter seus próprios mercados. Como já acontecido com o Pará.

Infelizmente o setor agropecuário enorme contribuinte dos gases estufa (27% de todas as emissões brasileiras) ficou de fora. Fatalmente teremos que voltar ao assunto. Já que os compradores de nossas commodities agrícolas fatalmente irão taxa-las.

A aprovação sem dúvida foi um avanço. Penso mais uma vez na sentença: “o dia em que a floresta em pé for mais valiosa que a floresta deitada o desmatamento diminui muito ou acaba”. Demos mais um passo na direção correta. Das centenas que teremos que dar. Em respeito e pela sobrevivência das futuras gerações. Apesar dos Trumps, Mileis, Bolsonaros, Ricardo Sales e quetais.

Mercado-Lógic

Viver é Perigoso